domingo, outubro 26, 2008

Terramoto no Dragão!!!

Em verdade, em verdade vos digo: ou vos portais bem ou deixarei de ser o «Portador de Alegrias» e passarei a ser o «Portador de chicotes!»

Sim, sim, concordo que a psicologia pode ser uma mais-valia para o fragilizado plantel azul-e-branco! Estou disponível totalmente! há um défice de afectividade no seio da equipa! Procurarei, com todo o meu empenho e galhardia, atenuá-lo ou até erradicá-lo totalmente! Já estou no seio do problema!


F.C. Porto 3 LEIXÕES 2




Um amigo telefonou-me, preocupado. Mora na Rua Honório de L ima , no Porto, e não perde um jogo no Dragão . É um «doente incurável»!
Dizia que a turbulência nos mercados bolsistas tinha contagiado o futebol. «Então o Porto, aquela acção tão valiosa, começa a ser tão volátil como as outras! Perde com o Dínamo, perde com o Leixões... faz alguma coisa por nós, Rouxinol!»


Correspondendo a este apelo, vou diagnosticar as causas e receitar a terapêutica.
O Porto atravessa uma fase em que a autoestima anda pelas ruas da amargura! Os assobios têm o condão de baixar drasticamente o nível de autoconfiança e o pessimismo instalou-se. Sem uma muleta à altura, a equipa afundar-se-á no sorvedouro das emoções descontroladas. Enfim, há que dotar os jogadores de mecanismos de auto-defesa. Há que elevar a patamares mais saudáveis as sinergias afectivas, há que colocar o coeficiente de impermeabilidade psicológica no lugar que se impõe. Enfim, há que fazer uma blindagem emocional , e, por outro lado, catapultar o grau de pragmatismo ao máximo expoente! Reduzir à expressão mais simples o clima de hostilização gerador de toda esta patogénese conducente à intranquilidade!
De facto, o grau de intranquilidade é directamente proporcional à propensão marginal ao insucesso! Isto verifica-se no desporto, na escola, na profissão, na vida!
Isto é o que se precisa!
Como executar tal tarefa?!
A Psicologia ensina-nos. Scolari deu o exemplo contratando uma Psicóloga que tão bem fez ao ego dos nossos atletas. Que sugiro eu?
O recurso ao mercado externo; se é certo que o que é nacional é bom, não é menos verdade - e di-lo a sabedoria popular - que «a galinha da vizinha é melhor que a minha!»

A fogosa e experiente (muito rodada) Nereida Gallardo (ex-Psycological trainer de Ronaldo) está disponível e era a hora certa de pôr em prática todas as suas potencialidades criativas. Ela é a Psicologia no seu mais elevado expoente!
Ela tem da Psicologia a noção exacta, do profissionalismo o grau mais elevado, da afectividade o conhecimento profundo, logo, é a candidata ideal para elevar no mastro do Dragão a bandeira da autoconfiança!
Pela minha parte, como poeta em embrião, faço a minha homenagem à referida Psicóloga e não cobro nada pela minha sugestão: eu não sou mercenário, move-me apenas o amor à causa, quero ver um Portugal mais justo, mais liberto, mais feliz!!! O Dragão é Portugal!!

A PSICÓLOGA IDEAL


Nereida, ninfa do mar,
Portadora de optimismo,
Os dragões vai impregnar
De alto astral e pragmatismo!


Psicologia é a fonte
A nascente da vitória
Tem sempre no horizonte
O sol ardente da glória!


Ao mundo ela já provou
Que tem talentos a rodos...
Rodar, ela já rodou...
Tem eficácia e... bons modos!


Que mais pode desejar
O já prostrado Dragão?
O mastro há que alçapremar
Ao esplendor da erecção!


Então, firmes e erectos,
Com galhardia total
De autoestima repletos
Arrasarão Portugal!


Direi mais, estou seguro,
O doping mais verdadeiro
O Dragão, eu vos auguro,
Vai espantar o mundo inteiro!


Ela agarra o leme duro,
Com prazer e convicção
Conduz a porto seguro
A garbosa nau-Dragão!!!

Nenhum comentário: