rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

segunda-feira, outubro 06, 2008

O que diz Molero!...

Ai rouxinol, se o optimismo desse longevidade, eu duraria até aos mil anos!


Li o seu livro «O que diz Molero» com aquele gosto sincero de quem ouve um amigo a contar o seu passado brejeiro. Vivia então em Lisboa mas nunca falei com ele. Lia as suas saborosas crónicas no semanário «O Jonal». E achava piada ao estilo. Aquele «Peida Gadocha» ombreia com algumas personagens de Jorge Amado; era um livro divertido e muito construtivo.
Para homenagear o grande escritor Dinis Machado (mas sem grande impacto mediático) escrevi estas quadras a que atribuo o título «O que diz Molero/Cavaco»...
Cavaco Silva ainda há uns meses atrás fazia gala do seu optimismo criticando os «profetas da desgraça» que eram os responsáveis pela crise; enfim, pus um extintor de optimismo nas mãos de um bombeiro para criticar o aspecto anedótico da sua análise, dizendo que o «optimismo» só apagava incêndios nos discursos, na prática era um «extintor» de efeitos nulos!
PARODIANDO ESSA POSTURA AQUI VAI «O QUE DIZ MOLERO/CAVACO»
Rouxinol é pessimista
Dizia Cavaco à gente,
Um bipolar derrotista
E mentalmente... indigente!
Não tem credibilidade
Eu tenho são optimismo;
Respiro felicidade
E tenho voluntarismo!...
Um profeta da desgraça
Era assim antigamente
Um derotista sem graça
Faz o País deprimente!
Fala em crise a toda a hora
Crise ... e também corrupção
Não tem cura!, não tem melhora,
Baixa o astral da Nação!
Há que gerar optimismo
Ver o copo meio cheio!...
Rouxinol é derrotista
Ninguém vá no seu paleio!...
O tempo é de vacas gordas
E de sã prosperidade
Rouxinol é um papa-açordas
Não tem credibilidade.
O futuro é cor-de-rosa
Os amanhãs cantarão
Rouxinóis, com sua prosa
Futuro nunca terão!...
NOTA: É um tanto hiperbólica esta caricatura, mas se o PR a ela tiver acesso, sei que terá a capacidade para sorrir e não levar a mal. É estilo «contra-informação» na RTP. Isto é pedagogia, da mais pura!...O humor deve servir para elevar os espíritos a patamares mais consentâneos com um viver mais sadio. Balsemão sabe-o bem. Ao «condecorar» os «Gatos Fedorentos» todo o país acabou por sorrir e dar palmas ao gesto simbólico!...

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home