quarta-feira, outubro 08, 2008

Dia mundial da Arquitectura

Hoje, dia mundial da arquitectura , vou orar ao Arquitecto do Universo e pedir-Lhe a Sua protecção:

Meu Bom Deus, Vós que construístes o universo, que criastes as leis de gravitação universal, todas as coisas, as conhecidas e as ainda não conhecidas pela nossa capacidade cognitiva, ajudai este simples servo da vinha divina a procurar um rumo certo e seguro neste caos urbanístico e moral em que está envolvido. A vida é uma selva, é a lei do mais forte a ditar regras, é o salve-se quem puder. Ajudai este caminheiro deste vale terrâqueo a atingir os pináculos da sabedoria a fim de poder ajudar a humanidade. Nada quero para mim, mas quero livrar esta pobre humanidade dos pecados de que enferma.
Dizei-me Insigne Arquitecto, que devo fazer para criar uma arquitectura social mais justa, mais saudável, mais compatível com o homem, este ser que dizem ter sido criado `a Vossa imagem e semelhança!?

Um trovão ecoou, uma luz refulgiu nos céus e ouviu-se tonitroante e poderosa, a voz d'Ele:

__Pobre rouxinol, vós humanos fostes criados à imagem do chimpanzé, mas perderam-se alguns genes nessa metamorfose. Sois um parente distante dele. Mas um primata apesar de tudo com algumas deficiências de fabrico. E sabes porquê? É que eu além de Arquitecto, sou originariamente um Político...

__Mas, como assim?! Eu tinha-Vos na conta de Supremo Arquitecto do Universo!
__É que eu construí (arquitectei) o mundo a partir do caos. Também fui eu (político) que fiz o caos...Nesse caos mergulha a humanidade! O que é que um simples Arquitecto pode fazer se tem atrás de si um Político?!

Nenhum comentário: