quinta-feira, outubro 09, 2008

Karl Marx, ele próprio, o comentário final!...

Tens razão rouxinol, o mundo precisa de ser nacionalizado e moralizado!

Não foi fácil entrevistá-lo. Do céu diziam que era impossível. Estava em reunião com Deus...

Fui directo ao assunto. Quis falar com Deus!
Então, a telefonista celestial quando soube que era eu, disse toda desempoeirada:
__Meu caro rouxinol, você merece tudo! Deus irá atendê-lo sem demora. Ele até já estava à sua espera!
_Meu Deus, perdoai-me aquela sátira sobre o Dia dos Arquitectos... não quis ofender-Vos!
_Rouxinol amigo, estás perdoado! tu és humilde, tu não queres o Meu lugar como o Mourinho, por isso vou atender-te...
__Mas, meu Deus, eu só queria falar um pouco com Karl Marx, julgo que ele está internado no vosso domínio. Será que está no inferno?!
__Já veio para o céu depois de uma purga no purgatório. Podes falar-lhe à vontade. Ele está qui ao pé de mim!...

Ouviu-se um clic e a voz de Karl Marx ecoou, lá do Além:
_Meu caro rouxinol, então queres saber o que penso sobre a crise nas bolsas?!
__Sim, grande mestre, é isso mesmo!
__Olha, tenho grande consideração por ti e sei que tu me retribuis o afecto, segundo li no semanario SOL, onde naquele magnífico «25 de Abril de 2100» tu abres as portas da globalização de par em par...
_Mas, vós também ledes o semanário «SOL»?!
__Olha, e vi aquele manhoso comentário do prof João César das Neves, tão raquítico de bom senso, que não abona nada a favor dele. O teu «humanismo global» aproxima-se da minha teoria embora o futuro possa estar longe de ambos. Mas temos uma sintonia aproximada. Tu, com o teu «humanismo global» estás mais perfeito do que eu com o comunismo! Mas caminhas para o futuro de forma mais racional que eu... Só Deus conhece esse futuro mas a humanidade tem que se esforçar por atingi-lo sem demoras. As injustiças campeiam. Há que acabar com estas injustiças, estas fortunas colossais na mão de meia dúzia de tubarões e a miséria globalizada...
__Mas o motivo da minha entrevista é a crise actual. Que comentários vos oferece?!
_Jerónimo de Sousa aproximou-se um pouco do meu pensamento. Está na hora de nacionalizar. Há que dotar o Estado de meios de defesa contra essa doença que é a especulatite aguda, o desenfreado uso do mercado bolsista para afundar a economia. As nacionalizações são o caminho certo, mas não é tudo!...

__Então que alvitrais?
_Olha rouxinol, a riqueza está nas mãos de meia dúzia de barões que querem condicionar o mundo inteiro. Agora, com as eleições americanas e face à eventualidade de um negro vir a ser presidente, isto deu brado e eles querem ameaçar tudo e todos, chantagear com a arma plutocrática!
__Não acredito! Tendes provas?
__Sei que a Ku-Klux-Klan tem motivações para fazer o que está a fazer. Tenho amigos meus aqui no céu que já há muito me tinham avisado dessa possibilidade. Há que cortar as garras fiduciárias a esse bando de loucos que querem infernizar o mundo inteiro!
__Mas, será possível?!
__A mim, por ser judeu, quiseram aniquilar até o meu pensamento. Sei que a minha obra tem imperfeições mas aquilo que os meus «herdeiros» fizeram dela é que foi mau. Eu não tive culpa dos crimes do leninismo, do estalinismo e de outros idiotas que levaram a cabo um morticínio doentio. Nunca alvitrei aquilo!...
__Vós alvitrastes o uso da força, a ditadura do proletariado, a violência!...
__Admito que talvez tenha exorbitado. Mas nunca a ponto de se fazer o que se fez! Uma loucura total, em meu nome praticada! Agora esta chantagem visa única e simplesmente dar continuidade ao republicanismo agonizante. É a Ku-Klux-Klan em acção! E, como é óbvio, os seus tentáculos financeiros!.. Se Obama ganhar, eles vão meter o rabinho entre as pernas e tudo voltará ao normal!...

A chamada desligou-se e fui impedido de saber mais! A seu tempo saberei se foi a Ku-Klux-Klan que esteve na base disto tudo... Custa-me a acreditar. Mas também não actredito em bruxas e dizem que as há... Cá e lá!

Nenhum comentário: