rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

terça-feira, julho 07, 2009

DESGARRADA VILA-CONDENSE!


A fadista «lua-cheia» interpretando com rara mestria este fado que vai galvanizar Vila do Conde!
Vila do Conde vai a votos, assim este blog mantendo a equidistância que é seu apanágio, dá a voz às duas candidaturas: o rei-sol e a lua-cheia! Um armador de pesca e uma professora de matemática...
Oxalá o fado seja compreendido por todos. São dois candidatos fortíssimos e não quero tomar partido por nenhum. Entre les deux mon coeur balance, como diria o meu amigo Sarkozy...
Rei-sol
Tu és uma lua-cheia
De problemas, equações
Mas tenho cá uma ideia
Que não ganhas eleições!
Lau-cheia
Tu és rei-sol de arrogância
Julgas-te dono da terra
Farta da tua jactância
Já estou pronta prá guerra!
Rei-sol
Trazes raízes quadradas
Incógnitas, teoremas
São armas mais que emperradas
Jamais causarão problemas...
Lua-cheia
Vou-te mandar à falencia
Seu titanic da treta
Sou icebergue em potência
Comigo ninguém se meta!
Rei-sol
Não vejo em ti competência
Pra conduzir a cidade
O meu rumo é transparência
O teu é hilariedade...
Lua-cheia
O povo rirá no fim
Quando eu te mandar ao fundo
És submarino ruim
Num mar corrupto profundo...
Rei-sol
O meu mar é bem legal
É mar só de honestidade
Sou democrata e plural
Adoro a minha cidade...
Lua-cheia
A cidade não é tua
Esse é que é o grande mal
Vou mandar-te para a rua
Não passas de um... temporal!...
Rei-sol
Julgas tu que és bonança
O povo é quem o dirá
Serei sempre mar d'esperança
Ontem, hoje e... amanhã!
Lua-cheia
És um mar de prepotência
Com ondas de opacidade
Tens medo da transparência
És um mar... de falsidade!
Rei-sol
Sou honesto e vertical
Pescar votos é comigo
Pescador fenomenal
Pescar vitórias consigo...
Lua-cheia
Vais pescar uma derrota
Vais ficar triste, na fossa...
Só se fizeres batota,
Vais levar valente coça!...

Marcadores:

6 Comments:

Blogger Alvaro Oliveira said...

Olá amigo

Venho penhotadamente agradecer seu comentário em meu blog.

Como poeta e escritor deixo-lhe o meu apreço por este poema que li.

como cidadão comum, manifesto a
minha desilusão há já muito tempo sentida pela classe política
(das cúpulas), que considero gente
sem carácter, capazes de tudo para
atingirem os fins.

Um abraço

Alvaro Oliveira

9:51 AM  
Blogger Vivian said...

...deixa estes políticos
e suas politicagens de
lado, e venha viver entre
os normais.
aqueles que nada sabem,
e por isso são felizes...rsss

vc ainda vai morrer enfartado
se ficar de olho nesta corja
de leões enlouquecidos pelo
poder...

bjbj, querido lindo!

3:53 PM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Alvaro oliveira.

No universo vivencial em que estamos inseridos desligar da política é alienante muito embora ela seja, de per si, alienatória...

7:23 PM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

vivian:

Não vou chamar «anormais» aos políticos... mas que alguns o são, isso não duvido!

7:23 PM  
Blogger netp said...

Simplesmente genial! Quem disse que a política não é romântica?

2:07 PM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

netp:

Há que ter a coragem de ir ao fundo das questões!

Claro que depois apanha-se porrada... mas que remédio, há que
pôr os dedos nas feridas para curar as maleitas desta sociopatia congénita que nos vai atormentado há anos...

4:56 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home