quinta-feira, março 26, 2009

O canto do cisne de Queiroz?!

O próximo Portugal Suécia é decisivo para o nosso apuramento ao mundial da África do Sul.
Carlos Queiroz não pode continuar a optar por um tímido 4x3x3, com dois trincos e um ponta-de-lança isolado no meio de três centrais.

Há que arriscar. Há que optar por um 4x2x4 elástico, capaz de dar em cima dos suecos e permitir liberdade de acção a Cristiano Ronaldo. Este, o alvo número um a abater (para os suecos) deve ter liberdade, não pode ficar acantonado a uma extrema. Ele deve ter oportunidade de circular e fazer circular o esférico de molde a deixar sempre uma margem de incerteza nos espíritos adversários. O ponta-de-lança (se for Hugo Almeida) deve saber que nas alturas eles também são bons e há que não usar logo o remate directo à baliza mas o amortie para parceiros vindos de trás, é, muitas vezes, a melhor arma.

Nada de passear a bola no centro do terreno, com jogadas estéreis e «bonitinhas» permitindo a recolocação dos adversários. É preciso explorar o efeito-surpresa. Nada de rodriguinhos enfadonhos no centro do terreno. Há que ter segurança no passe e arriscar nos espaços vazios, chamando os adversários ao nosso meio-campo e só depois explorar a dinâmica atacante.

A defesa deve jogar em bloco, longe da área, mas sempre preparada para um ataque furtivo, ou um livre, ou até um pontapé de canto traiçoeiro.

Que o exemplo da Grécia nunca saia do pensamento e não se cometam os mesmos erros. A Suécia pode ser uma nova Grécia. Oxalá isso não aconteça. Mas os excessos de confiança são sempre perniciosos.

4 comentários:

Lília Abreu disse...

Uá um tempo que não visitava o rouxinol...

Mas perceber política com futebol pelo meio, nao percebendo nada de bola...

Um abraço e sorrisos do arco-íris!
Aparece, sp que quiseres!

douro disse...

Que eles o escutem, caro Rouxinol.

José Leite disse...

Lília:

Queiroz é timorato e joga sempre para o empate. Espera que o talento individual faça o resto...

José Leite disse...

douro:

Os deuses já não ouvem ninguém. Estão cegos, surdos e mudos.
Temos de ser nós, com a nossa convicção, a nossa coragem, a contruír o destino...

A Suécia com o seu 4x4x2 que por vezes passa a 4x2x4 é um perigo. Temos que pôr dois pontas de lança e jogar logo de início ao ataque.
Jogar para o empate (prática habitual de Queiroz) é meio caminho para a derrota...