sexta-feira, março 14, 2008

Novos pecados. A igreja sempre atrasada...




Bento XVI sempre atento ao fenómeno da globalização actualizou
o cardápio dos pecados...
Este tem o olhar focado na «floresta da Amazónia»...
Esta não pratica o pecado da gula!
Já não era sem tempo. Tantas figuras ilustres referindo os atentados ao meio ambiente como pecados capitais da humanidade e nem uma palavrinha da Igreja! A desflorestação da Amazónia, o aquecimento global provocado pelos gases poluentes, a poluição dos mares, dos rios, das fontes, tudo já consta do cardápio! Mais vale tarde do que nunca. Os que pecaram estão «absolvidos» pois não constavam da lista. Agora a coisa fia mais fino!...
Era bom que os padres meditassem nisso. Antes de abençoarem candidatos autárquicos era melhor saber os seus pecados de gestão, as suas culpas no cartório no tocante a salmonelas, legionellas, coliformes fecais e coisas afins. Agora é a sério e a doer. Quem apoia o aborto, quem não combate o flagelo da droga, quem não denuncia a exploração sexual da mulher, quem não denuncia a exploração de trabalhadores, a discrepância na distribuição de riquezas, é formalmente pecador.
Pecados de corrupção e tráfico de influências geradores de injustiças flagrantes estão aí na ordem do dia e na agenda dos párocos para serem alvo de denúncia nas homilias, nos sermões, nos artigos de opinião nos jornais. Será que vão fazê-lo?
O Jornal da Madeira será que vai fazê-lo? Irá denunciar aquilo em que está envolvido até ao âmago?
Creio bem que não o fará. Seria uma «ingratidão»...

Nenhum comentário: