segunda-feira, dezembro 15, 2008

Príncipe




É preciso revitalizar o partido e elevá-lo à pureza que atingiu com Sá Carneiro no PPD-PSD.
Afirmação de A. J. Jardim
Goste-se ou não dele, é um ícone, uma figura emblemática, um «papa» da social-democracia portuguesa. Tem em Sá Carneiro um paradigma, um alter-ego, daí que seja necessário ouvir o ex-lider para saber a sua opinião sobre este caudilho que segue o seu ideário com devoção, com a dedicação de um apóstolo ao Mestre...
R. B. _ Dr Sá Carneiro que acha desta afirmação de Jardim?
S. C.__ Meu caro Rouxinol, ainda bem que me dás a palavra pois o país precisa de saber algumas verdades. Chama-se necrolatria a esse culto bacoco e exacerbado dos mortos, para lhes roubar o carisma e tentar apropriar-se da aura. Já Mário Soares fez isso comigo de forma oportunística. Chamou-me «caloteiro» e «amancebado» em vida, depois de ter falecido, passou a chamar-me tudo e mais alguma coisa. Eu passei de besta a bestial. Vilanias que nunca esquecerei nem depois de morto!...
R.B.- Mas se estais magoado com Mário Soares ainda se compreende. Jardim é do vosso partido...
S.C.- Jardim certamente esqueceu aquela máxima que eu tantas vezes usei para impôr práticas democrática num tempo de gonçalvismos totalitários: «Acima da social-democracia há a democracia!» Eu, sá Carneiro, nunca quis impor o jugo social-democrata a toda a sociedade. Eu nunca tive cultura partidocrática, eu fui um autêntico homem de Abril. Essa sinistra criatura impede as comemorações de Abril para não ter que conviver com quem pensa de forma diferente mas também procura a democracia, embora por outras vias. Eu respeitava os adversários, ele ofende-os, provoca-os, insulta-os.
R.B. -Achais que há uma partidocracia na Madeira?!
S.C. __Se não é, provem-me o contrário! Esse senhor que já ultrapassou há muito a barreira da sensatez e navega nas águas turvas do populismo desbragado, já devia ter dado o lugar a outro mais jovem, mais sensato. Ele é o anacronismo feito pessoa.
R.B. __Mas não retribuís a estima que ele vos dedica?!
S.C.__Ele sempre foi assim, belicoso, espalha-brasas, julgando-se acima de tudo e todos, mas precisa de ir para um centro de reciclagem para viver em democracia. Ele está de relações cortadas com o espírito de Abril, portanto também com o meu espírito. Se o nonsense fosse música ele seria um autêntico Pavaroti, mas como não é... enfim, um adamastorzinho birrento, um napoleaozinho de trazer por casa...

9 comentários:

amsf disse...

O dito cujo não mencionou apenas Sá Carneiro mas também o sr. Silva! Saberá ele que o PSD do sr. Silva não é exemplo para ninguém tendo em conta o Oliveira e Costa, o Dias Loureiro que agora se encontram associados à situação do BPN! Saberá ele que estes srs pertenceram aos governos o sr. Silva!?

Dimas Maio disse...

Caro Rouxinol.

É a estes diálogos imaginários que eu me tenho referido como uma rica criação a dar a máxima expressividade às
oportuníssimas sentenças. Os meus aplausos!

José Leite disse...

Meus caros:

Num país destes, com estas «musas», qualquer obscuro «planeta» até parece um «sol»...

Manuel CD Figueiredo disse...

Para além do carnavalesco personagem, há por aí outros "jardineiros" que precisam de meditar sobre este delicioso diálogo.

José Leite disse...

Meu caro Manuel CD Figueiredo:


Jardim é uma personagem tão rica e tão multifacetada que contém dentro de si o ADN mais espantoso
e que tem proliferado por esse país fora com a velocidade de um tsunami... ou do vírus H5N1... vê-se para aí cada passarão!...

Isto merece um estudo aprofundado por parte da comunidade científica!

Marieke disse...

É tudo isso e muito mais sim senhora...mas vamos lá a ignorá-lo...não percam tempo nem a falar dele....está bem que o homem existe...está bem ..o homem fala e é impossível ficar indiferente a tanta asneira...relevem..ignorem...
Um abraço
marieke

XS disse...

Eu não diria melhor. Este senhor chega a ser burlesco...

Aproveito para agradecer a visita ao meu cantinho. A porta fica aberta!
Boa semana!

OnlyMe disse...

Obrigado pela amável visita. Volte sempre!
Uma boa semana para si.

José Leite disse...

Caras XS e Onlyme:

Ben-vindas a este modesto cantinho de poesia e bom humor...