Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.
sábado, fevereiro 28, 2009
O medo da verdade!
Em tempos o Arquitecto Silva Garcia queixava-se que na Póvoa d e Varzim não podia ter acesso a documentos com a discriminação de horas extraordinárias pagas pela câmara. Os montantes envolvidos eram de tal forma exorbitantes que cheirava a esturro. Ora, em vez de dissipar dúvidas apresentando documentos justificativos de tais valores, em vez de esclarecer o vereador interrogativo, a câmara meteu a cabeça na areia como avestruz. Suponho que ainda não satisfez o pedido de esclarecimento do vereador.
O presidente da junta de freguesia da Póvoa de Varzim, perante uns esclarecimentos e pedido de documentação do Dr Remédios, membro da assembleia de freguesia, eleito pelo CDS (suponho), chegou ao ponto de afirmar que «quem duvida, tem desconfiança, por isso não merece confiança!»
Qual a razão de todo este pânico, este medo da verdade?!
O cidadão comum, perante este comportamento opaco e nada consentâneo com a transparência democrática, que deverá concluír?
Que a democracia local está ferida de morte, gangrena a olhos vistos, perante a passividade das instâncias de supervisão que se entregam aos braços de Morfeu.
Em tempos, eu próprio, pedindo documentos à camara municipal (de Vila do Conde) fui confrontado com uma resposta negativa. Eu era membro da AM. Tinha a missão de fiscalizar a dita câmara. Jurei cumprir essa tarefa ao eleitorado, procurei ser leal a essa promessa.
A câmara (escudada num parecer de um douto causídico, Dr Pedro Paulo Sampaio) alegou que nada tinha que apresentar. A minha missão fiscalizadora era considerado como uma tentativa de «devassa», uma quase tentativa de violação de segredo de Estado!
De facto os documentos foram-me recusados. O Provedor de Justiça entendia que eu tinha razão, que a minha missão era nobre e louvável e que os documentos me deveriam ser entregues!
Mas nunca o foram! As dúvidas que eu tinha não foram dissipadas por quem à partida teria todo o interesse em o fazer e não fez! Deixou adensar a dúvida, a suspeita de aproveitamento ilícito!
Que pensar de tudo isto?!
Que é preciso fazer para alterar um ordenamento jurídico que ele próprio incentiva e/ou patrocina a ilegalidade e podendo conduzir a depauperamento do erário público, administração danosa, situações lesivas da economia nacional?
Fala-se tanto em «requalificação», por que não «requalificar» o ordenamento jurídico em determinados domínios, tornando-o mais capaz de responder a estes desafios?
O supervisor-mor do reino, o Senhor Presidente da República, que tem feito para emendar e/ou diminuír esta propensão?
Que se saiba, muito pouco ou quase nada. Limita-se a proferir uns discursos um pouco populistas no 25 de Abril e no dia da República, condenando o clima de corrupção que se vislumbra, mas nada mais.
Legislação eficaz, actuante, dissuasora e penalizadora é coisa que não existe, ou existindo, é inexequível!
Este país precisa de uma grande vassourada, de alto a baixo! Há que pensar seriamente nisso antes que um grupo de patriotas saia a terreiro e ponha cobro ao regabofe, pela força das armas!
Economia portuguesa!


quinta-feira, fevereiro 26, 2009
Candidatos da Victoria!!!

Porto aprovado, Sporting humilhado!
Noite de pesadelo e demasiado penalizante para uma equipa excessivamente frágil (física e animicamente) para os possantes alemães. Será efeito de ressaca depois do brilharete frente ao Benfica? Ou excesso de confiança?
Talvez as duas coisas em conjunto...
Enfim, ao Porto augura-se uma passagem fácil (muito embora as cautelas se imponham sempre, há equipas que se transcendem em certos momentos...) ao Sporting o destino está traçado: o afastamento inevitável.
S. Nuno Álvares Pereira


S. Nuno Álvares Pereira
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
Caça ao voto-gay!

Um novo bezerro de ouro!!!

terça-feira, fevereiro 24, 2009
Mário Soares, o elogio da transparência!

Senhor Primeiro Ministro!

Num contexto de austeridade colectiva era bom que o exemplo viesse de cima, que a partilha dos sacrifícios fosse feita com equidade, com critério uniforme. O país sabe que muita da crise que está entre nós é fruto de um contexto externo cujos contornos são de tal forma graves e complexos que seria estultícia estar a enumerá-los.
Contudo, há factores endógenos que importa relevar sob pena de se estar a branquear a situação. A reforma estrutural a que se propôs - com coragem e sujeito aos maiores e mais desencontrados desaforos- era urgente e imperiosa. Custou-lhe alguma impopularidade, é certo, mas não tanta como seria de supor se atentássemos nos coros de carpideiras que por cá se vão acastelando, quais nuvens negras no horizonte.
Há situações que surgiram agora - estilo Freeport e outras - que dão a entender estarem enquadradas num contexto mais vasto de eleitoralismo cego num caldo de cultura doentio e fastidioso. Independentemente de se saber quem tem razão (pessoalmente acredito na sua inocência, até prova em contrário, como é óbvio), seria útil permitir e incentivar uma total transparência no sentido de facultar às autoridades todos os dados a fim de se esfumarem todas as dúvidas. A verdade completa, acima de todas as coisas.
Agora, casos como este que envolve a CGD e o empresário Fino, em que uma facilidade inaudita no que concerne a aceitação de acções da CIMPOR com a cotação cerca de 20% acima do valor de mercado, deixa-me um pouco perplexo e receoso de que tal precedente possa desencadear pedidos de outros depositantes eventualmente com acções abaixo do preço de compra.
Vossa Excelência tem sido um paladino da igualdade de oportunidades. Afirma-se pública e ostensivamente defensor dos mais fracos, dos economicamente débeis, logo, não terá moral para recusar pedidos de igual jaez feitos por cidadãos anónimos vítimas da crise bolsista, tal como o empresário Fino.
É óbvio que se a CGD fosse um banco genuina e intrinsecamente privado era um assunto diferente. Contudo, a CGD é em grande parte estatal. Logo, o tratamento é mais delicado e mais susceptível de poder ter repercussões na esfera governativa. Todos sabemos que os gestores não são correias de transmissão do governo, mas, nestes casos de grande envergadura, o governo deve ser conhecedor e aprovar tais medidas.
Imagine-se que as acções da CIMPOR descem num curto prazo 50%! tudo pode acontecer! Já imaginou o impacto eleitoralista que este negócio pode causar?
Já imaginou o coro oposicionista a colher dividendos desta negociata? Já imaginou a campanha eleitoral a ser dirimida num contexto de generalizada crise bolsista?
Que dirá o povo? Que dirão as oposições?
Lá diz o povo: «a mulher de César além de ser séria deve também parecê-lo...»
segunda-feira, fevereiro 23, 2009
Democracia «mascarada»...
Contudo, há democracias e democracias...
Vemos nalguns locais (sobretudo no poder local), pequenas caricaturas da democracia. É o «quero, posso e mando», sem qualquer pudor, o arbítrio paredes-meias com a cumplicidade e as sinecuras mais escandalosas. É o reformado que vai para assessor do presidente para arrecadar mais uns proventos enquanto jovens estão no desemprego, a engrossar um vasto caudal onde o desespero ameaça. É todo um vasto leque de mordomias que alguns vão deglutindo, qual banquete lauto prodigalizado pelo erário público a meia dúzia de «eleitos»...
Isto tem de acabar! Este é o maldito «sistema» que tantos denunciam mas que fomentam com a sua prática clientelista para se perpetuar no poder! é a porca da política com os seus leitoezinhos de estimação! É vê-los por aí dando uma conferência na rádio, uma entrevista no jornal, sinecurando com vampiresca voragem a teta do erário público!
A grande maioria vive no limiar da pobreza, não pode dar-se ao luxo de ir a restaurantes, a passeios, mal dá para cuidar da saúde. Os contrastes vão-se acentuando e as causas estão à vista de todos. O país vai sendo devorado por uma crise vasta: de ética, de valores, de justiça, de dignidade, de cidadania... Um reduzido grupo de «vampiros» sugam todo o sangue fiduciário, lançando a anemia no sistema...
Resta-nos , pelo carnaval, desabafar e fazer um apelo à consciência colectiva (tantas vezes adormedida ou amordaçada...) para que não se cale e grite: «O REI VAI NU!»
Chamam-lhe democracia
Mas já todos sabemos,
Rótulo amargo, diria
Da zurrapa que bebemos...
Tem sabor avinagrado
Perfume de corrupção
E ando desconfiado
Que não passa de ilusão!
Prometendo e não cumprindo
Ilusionistas há tantos
Diabos sempre fingindo
Querendo passar por santos.
Democracia sem ética
Sem valores e sem moral
Paupérrima, tão patética
Máscara de Poprtugal!
Mascarados vamos todos
Uns, anjos, outros, santos,
Vemos «Messias» a rodos
«Pinóquios» existem tantos!...
Dona Crise vai também
Atrelada ao Zé Povinho
Coitado!, ele é que a mantém
Mas dela já 'stá fartinho!!!
domingo, fevereiro 22, 2009
A Grande porcalhada

Colarinho branco a máscara que está na moda!!!

SPORTING 3-BENFICA 2 _ Justíssimo!
O treinador espanhol continua a apostar na «vaca sagrada» mandando para o banco Cardozo e Nuno Gomes , qualquer deles com mais hipóteses de brilhar nesse lugar, atrás de Suazo...
O Sporting, com jovens promissores e o veterano Derlei a mostar que ainda mexe, com Vucevic e Liedson a mostrarem a sua raça, foi um justo vencedor.
O pobre defesa esquerdo improvisado David Luís sempre a ocupar um lugar que estará muito mais bem entregue a um defesa esquerdo de raiz como Jorge Ribeiro, foi o bombo da festa.
Cardozo entrou tarde. Devia entrar de início ao lado de Suazo. Pablo Aimar nem no Alverca !, depois, ainda dizem que o Mantorras é «coxo»!!! Pablo Aimar até coxeia no pensar! O que é bem pior!!!
Como é possível continuar o espanhol Flores a apoiar vacas sagradas de sua confiança mas sem objectividade, sem espírito prático, sem criatividade?!
O Sporting, com plantel menos valioso (em termos de custos de aquisição...) mostrou melhor urdidura de jogo, mais empenhamento e lucidez táctica, maior acutilância. Ficou um penalty por marcar contra o Benfica que qualquer árbitro marcaria...
Jorge Ribeiro, Nuno Gomes, Cardozo, só não são titulares indiscutíveis por miopia de um treinador que não vem ensinar nada aos portugueses... Até quando estas cenas patéticas contuarão no futebol português? O homem tem nozes, nozes que valem milhões, mas como não tem dentes... o resultado está à vista!
sábado, fevereiro 21, 2009
Recordar Monsenhor Óscar Romero!

Óscar Romero é um paradigma moral e cívico por excelência! Foi assassinado em plena missa!
Quando vejo a Igreja vergada e vendida ao poder político dominante (seja ele qual for...), quando vejo o púlpito (ou a homilia dominical) usado para louvaminhar caciquismos oportunistas não posso deixar de enaltecer o papel deste Homem que deu a vida pelo povo oprimido e explorado da sua terra.
Outros, agora, não se importam com a corrupção, com a exploração, desde que algum vá «escorrendo»... até permitem que se use o templo sagrado para que vendilhões de banha de cobra politiqueira façam o seu papel de feirantes...
Depois usam a pompa e a circunstância das procissões para ostentarem sinais exteriores de toneladas de fé, de exibicionismo piroso de generosidades mil... alguns até cerceiam o acesso a quem não for politicamente grato...
MONSENHOR ÓSCAR ROMERO, MÁRTIR DA FÉ!
Excelsa criatura, a vida deu
Pelo povo explorado e oprimido;
Ao poder não vergou nem se vendeu...
Mataram-no!, jamais foi corrompido!
Foi monsenhor Romero paladino
Das liberdades, morto em plena missa,
Neste mundo, fiel ao seu destino,
Jamais capitulou à injustiça!
Hoje há só corrupção, vil servilismo,
Vão fazer o sermão, mas subtilmente
Prestam culto ao poder!, que oportunismo!
Direita ou esquerda são tão facilmente
Atreitas ao abuso, caciquismo,
Que é mesmo doentio e deprimente!
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
O olhar de Deus?
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
Fui ao céu... mas Deus recambiou-me!
Quando chegou a minha vez, uma voz disse: «introduza o seu cartão!»
Parecia uma caixa de multibanco! Depois de o ter introduzido, a mesma voz inquiriu:«Escreva o código!»
Qual código, qual carapuça! Nunca me tinham ensinado na doutrina que era preciso um código!
Arrisquei: «Da Vinci!»
A máquina recusou. A vermelho, vi escrito: «Errado!»
Pior ainda. A máquina exclamou:«Só tem mais duas oportunidades!»
Arrisquei de novo: «Hamurabi»... E de novo veio a resposta: «Errado!»
Era o desespero total. Mas tinha que ser. Já começara a ouvir atrás de mim: «Despacha-te palerma!»
Então, em última tentativa, pus: «Amen!»
E deu certo! Uma luz verde apareceu e uma porta enorme se abriu! Era a porta do céu!
Lá dentro, em vez de S. Pedro, apareceu-me uma alma de boné! Eu conhecia-a! Era José Maria Pedroto, antigo treinador de futebol. Dirigiu-se-me nestes termos:
__Anda lá Rouxinol, vai-te equipar! Já vens atrasado! O céu está a perder com o inferno por 4 a 1!
Mal entrei nos balneários, olhei para o equipamento e fiquei deslumbrado! Era o número 10, o do Rui Costa, fiquei pasmado com aquele vermelho vivo e ainda a cheirar a novo!
Mal entrei no estádio, uma enorme salva de palmas ecoou! Seria para mim?!
Não, era para o atleta que eu iria substituír: José Águas, o marcador do único golo celestial...
Mal entrei, recebi um passe rasteiro de Matateu, driblei três infernais e, já dentro da área, fui rasteirado. Não, não caí, ainda galguei uns metros, ia marcar golo, mas fui empurrado pelas costas e foi mesmo penalty!
Por modéstia recusei o pedido que me foi feito para marcar. Acrescentei:
__Se temos aqui o Pavão, que é um especialista, porque não ele?
E assim foi. Pavão não falhou! Era o 4-2, abria novas perspectivas.
Numa jogada genial do Jacinto João, a bola sobrevoou a área, e eu, de cabeça, não perdoei: era o 4-3!
Aquilo ia animando. Entrei fresco e cheio de força. Os infernais estavam de rastos. Olhavam para mim de soslaio, como quem se interroga: «De onde terá surgido este passarinho?»
Na bancada, um senhor de barbas enormes, parecido com o Pacheco Pereira, comentava assim: «Esta espécie está em vias de extinção!»
Referia-se a mim, como é óbvio! Era Charles Darwin que fazia duzentos anos nesse dia. Eu fora como que uma prenda de aniversário!
Milhões de adeptos rejubilavam! Aquilo que fora uma perspectiva de derrota humilhante, começara agora a ganhar outro ar. As bancadas eram só vermelho vivo! uma tarja negra, ao fundo, rezava assim: «Campanha negra!»
Eu culminei outra jogada começada na extrema esquerda pelo Miro. Este avançou pela linha, cruzou fora do alcance do guardião, eu amorteci com o peito e antes que a bola caísse desferi um remate de pé esquerdo que rebentou com as malhas da baliza!
Deus, no seu camarote presidencial até excclamou: «Este é o Eusébio branco! já não há disto!»
Era o golo do empate! Era a apoteose!
Mas ainda faltava o melhor. Uma entrada fulgurante de Peyroteo, tabelando comigo na área, culminou com um toque de calcanhar que deixou o guardião boquiaberto!
O céu quase vinha abaixo! Era o corolário de uma reviravolta espectacular! nunca se vira um jogo igual!
O jogo mal terminou e fui logo chamado ao gabinete de Deus! Abraçou-me, deu-me os parabéns e disse: «Quero que regresses à terra para espalhar a tua criatividade! Fazes lá falta! Aquilo está numa depressão terrível! Tu és o homem certo para dar a reviravolta!»
E não disse mais nada! fiquei abismado! peguei na guia de marcha e fui ter como o Senhor do Bom Despacho!
Este, boa pessoa mas um pouco picuinhas. Imaginem que até pelas vacinas me perguntou!
Preenchi mil e um papéis, uma carrada de burocracia e lá entrei naquela nuvem branca que me haveria de conduzir de novo à terra. Por curiosidade perguntei-lhe: «Senhor do Bom Despacho, o combustível desta nuvem qual é?»
«Meu caro Rouxinol, isto é do melhor que há! não polui, não produz efeitos colaterais e é de uma eficácia a toda a prova. É a fé!»
J'ACCUSE!

A mulher de César!...

quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Só a parte visível do iceberg!...
E vivem estas criaturas sempre a dormir com a consciência tranquila como se nada fosse com eles, como se fosse a coisa mais natural do mundo!
Participação económica em negócio é o que que está a dar por esse país fora; alguns , servem-se habilmente de testas-de-ferro que são uma espécie de «luvas» encobrindo a mão real que está por detrás do negócio!...
Tanta «Consciência Tranquila» por esse país fora! e a justiça lenta e pesada, às vezes dorme a sono solto. Será que também dorme com a «Consciência Tranquila»?!
A Tranquila e... a Pesada!"


terça-feira, fevereiro 17, 2009
Hugo Chavez, para sempre?
Segundo o DN de hoje a abstençao foi de cerca de 30%, o que não foi por aí além diga-se em abono da verdade.
Às vezes, mesmo sem esta preocupação legalista - que se regista apesar das críticas - vemos por aí fora (e cá dentro) situações cujos contornos deixam transparecer algo de preocupante: a alternância democrática é impossível onde sistematicamente se violam as regras mais elementares da convivência democrática.
Oxalá este caso da Venezuela não seja o prelúdio de um messianismo populista desenfreado, alastrando por essa América Latina (e não só... vemos o Zimbawe e outros similares...) e criando raízes também por cá.
Triunfos Porcinos...

O charme discreto da burguesia...

A fome e... a fartura!
Na injustiça mais crua, depressiva,
Enquanto alguns nababos, só riqueza,
Fartos, na sua gula possessiva!
E a justiça, pilar do vampirismo
Gibóia bem nutrida, digerindo
Este lauto banquete de hedonismo,
Cega aos protestos, vai... «cantando e rindo!»
Vassourada geral, é solução,
Neoliberalismo, é o problema
Que só leva ao abismo da nação!
Há que enterrar de vez este «Sistema»
Porque só gera o caos e a corrupção,
Ele é, da crise, o vero teorema!
NOTA: Para dar xeque-mate ao Rei-sistema há que dar o lugar de destaque à Rainha-Ética!
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
Capitalismo Popular... ao que chegou!
O Estado estar a incentivar fiscalmente Fundos que na maior parte dos casos vão contribuír para o progresso e desenvolvimento de países estrangeiros é um contra-senso. Não podemos dar-nos ao luxo disso.
O conceituado jornal Público levanta a ponta deste véu que mostra a cara de parvos com que devem estar as luminárias que engendraram e cantaram hosanas ao dito cujo...
Nosso Senhor dos Aflitos nos tire mais esta carga. O povo, a eterna besta de carga, em última instância é que sofre... a depressão moral e económica é visível a olho nu! Depois da euforia do «capitalismo popular» vem a realidade crua desta perversão conducente ao miserabilismo... Será que o Estado é bipolar?!
Para a Presidência da República é preciso um especialista em psiquiatria!!!
Já estamos fartos de economistas!!! Prometeram fomentrar o investimento, atraír capitais estrangeiros, dinamizar a nossa economia e, agora, o que vemos?!
A moeda deste tempo que vivemos é a eurodepressão! a eurocrise!
O contrário do que foi prometido! Para liderar o governo tenho outra solução mais lógica e racional: dada a triste figura do actual status quo, com a tristeza a invadir as famílias, o desemprego, símbolo e ex-libris da depressão, a lançar na depressão psíquica milhares e milhares de portugueses... talvez um humorista faça falta! Para elevar o astral! Para afastar a depressão!!!
Professora presa!!!
Coitada!, não sabia que esta «cadeira» precisa de uma cama para ser bem leccionada! Ficou em «maus lençóis!»
domingo, fevereiro 15, 2009
Adivinhar não é fácil!
Remirando-se aos espelhos mediáticos
Saciando alguns bezerros argentários
É rei-sol!, são satélites asnáticos!
Quasimodo, rei-sapo omnipotente,
Rabo de palha, vidro no telhado,
Pés de barro, factotum repelente,
Camartelo-falante alucinado...
Antonieta quer decapitar!
Tem ânsias de poder, de governar
A linda Lusolândia... que abomina!
Mas fenece a coragem de avançar
Projectos messiânicos rumina
Tão rara a lucidez... tal qual a crina!...
O Império da Mentira!

Negar o holocausto! Papa reage...

sábado, fevereiro 14, 2009
Dia dos Namorados na Rússia: Greve de Sexo!!!

Será que eles irão mudar de opinião?!
Esta chantagem sexual radica as suas origens na chamada guerra do Peloponeso na Grécia antiga dando azo a uma peça de Aristófanes.
Imaginem o que seria se as mulheres portuguesas fizessem isso, cá, a quem apoia José Sócrates?!
Será que a população gay iria aumentar? Os estudos ainda não foram feitos mas tudo é possível!
Pessoalmente continuarei a apoiar e/ou criticar Sócrates conforme os actos concretos e as situações objectivas que forem surgindo. Não sou um capturado...
Uma guarda no meu presídio!...

A génese da Crise!

sexta-feira, fevereiro 13, 2009
Excepção à regra!...

Portugal 1 Finlândia 0
Jogo para experiências, onde sobressaíu Pepe a «trinco» (poderá ombrear com Meireles e Meira...).
Rolando a central também mostrou ser uma opção segura, no futuro. O guardião Eduardo embora sem grande trabalho, mostrou que é de facto o melhor, no momento presente.
Cristiano Ronaldo mostrou uma faceta combativa e humilde. Orlando Sá , no tempo de jogo que lhe foi dado, protagonizou alguns lances em que se vislumbra já o potencial futuro ponta de lança da selecção A. A aposta de Duda a lateral esquerdo talvez ainda precise de mais uma ou duas provas de fogo, mas, de facto, há ali talento q.b. para um lugar ...
Tiago pareceu menos bem. Miguel ainda não está na plenitude. Enfim, há arestas ainda a limar, mas o bom caminho está no horizonte. Oxalá a Suécia não venha estragar as boas perspectivas criadas neste «ensaio geral»...
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
FORUM DA VERDADE!

La gauche et la droite
du péché, visa,
milieu, endroit
plus sacré, voilà!
Moi aussi dorénavent
la vertu, vertu total
pélade, c'est évident
nouveau paradigme moral!
L'opacité, la burka,
le péché, brutalité,
le vrai ciel c'est pour moi
La Sainte... Bruni... Carla!...
