rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Hilary Clinton ou Barack Obama?




Em tempos de crise profunda qual será melhor para os USA (e para o mundo em geral) Hilary ou Barack?
Se pensarmos na situação deixada por Clinton (marido) e no ascendente que poderá ter na política externa, com reflexos positivos no clima económico, estou em crer que a vitória de Hilary é mais lógica e mais racional. Julgo que seria apaziguadora e talvez conduzisse a bom termo o atoleiro iraquiano.
A vitória de Barack, fazendo reavivar o sonho de Luther King, poderia ter reflexos positivos mas também negativos a nível interno. A ideia de revanche poderá estar na mira do eleitorado negro ou de origem externa. O «melting pot» que caracteriza um caldo de cultura heterogéneo, plurifacetado, poderá desencadear fenómenos de intranquilidade pública com a vitória de Obama. Oxalá isso não suceda para bem de todos.
Se Hilary vencer é crível que os democratas voltem à Casa Branca e um novo clima mundial possa emergir, deixando para trás os anos negros de um bushismo violento, virado para o armamento e petróleo como supremos desideratos de uma política externa completamente desastrosa. Já estamos fartos de cow-boys!

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home