quarta-feira, fevereiro 13, 2008

«Correntes d'escrita» na Póvoa de Varzim



Na esteira do que já vem sucedendo há uns anos, a Póvoa recebe escritores de expressão ibérica para uma saudável comunhão. Se bem que contestado por alguns este evento tem algumas virtualidades que importa destacar:

1- Fomenta um certo tipo de turismo que poderá trazer mais valias futuras para a terra.

2- Dá uma imagem de cultura e apreço pela literatura a um executivo muito desgastado por certas perseguições políticas a adversários, usando pretextos de lana caprina.

3- Faz incutir nos cidadãos o gosto pela literatura e pela escrita podendo até despertar vocações numa terra com tantos pergaminhos neste domínio.

4- Dá oportunidade e visibilidade a uns tantos que, sem isto, não veriam os seus talentos reconhecidos.

Enfim, talvez não arraste multidões como o fazia o carnaval nos tempos do Dr Manuel Vaz, com aquele tom abrasileirado que atraía sempre muito público. Talvez não tenha um impacto imediatista, mas, quem sabe, a longo prazo, os escritores possam fazer divulgar a terra nas suas obras e isso traga dividendos turísticos e possa alçapremar a Póvoa a patamares culturais mais sofisticados.

A presença do prof. Marcelo Rebelo de Sousa é também uma mais valia pois é consabido o seu poder divulgador em termos literários, e a sua iniludível capacidade oratória.

Oxalá se conjuguem esforços para que haja um efeito multiplicador (cultural, turístico, comunicacional) tradutível em sinergias potenciais a todos os níveis.

E que o astro-rei, outro convidado de eleição, faça enaltecer as belezas naturais e humanas de tão bela cidade. A Póvoa de Varzim, a sua gente hospitaleira e briosa merecem-no.

Nenhum comentário: