sexta-feira, novembro 21, 2008

OU VAI OU RACHA!!!

Eis aqui um lúcido apontamento de quem já se apercebeu da magna questão que subjaz ao braço de ferro entre a ministra da educação e os sindicatos. É a jornalista do DN F. Câncio.

Vi ontem na SIC Notícias o Dr Dias da Silva e fiquei cada vez mais convencido da OBSESSÃO: ele antes de saber na íntegra as correcções que a ministra fez ao modelo de avaliação, já está contra!
É isto lucidez, é isto clarividência, será próprio de um professor mostrar tanta acrimónia e nem sequer se dar ao cuidado de analisar os novos dados para dizer logo que o problema não tem solução?!

Deus me livre! Chiça!, isto é mesmo falta de ética, de sentido crítico responsável, de vergonha!

Nós, cidadãos fora da redoma do ensino, já vimos há muito o cerne da questão: eles não querem avaliação, querem apenas protagonismo, aproveitamento político à custa de labregos que lá vão, cantando e rindo, bolçando palavras de ordem soezes, canhestras, desbragadas, elas próprias definidoras do nível a que chegou a profissão albergando no seu seio algumas «pérolas» de fino trato que são a quintessência de qualquer manual de achincalhamento ordinário, dignas de um carroceiro sem escrúpulos. É esta a imagem real dos professores de agora?!
Esta amostra não é definidora de um universo bem mais responsável, bem mais lúcido, bem mais consciente. Essa maioria silenciosa é que é o pilar da Educação!
É essa que eu respeito e que me habituei a admirar pois nela entronca o que há de mais sério e digno adentro desta profissão que já foi considerada um autêntico sacerdócio! A essa maioria tiro o meu chapéu!

Nenhum comentário: