terça-feira, abril 05, 2011

«Grande sarilho» diz Basílio Horta...

Este homem era um otimista incorrigível...

Tarde demais, virou arqui-pessimista...


Aquilo que hoje diz Basílio Horta no DN(VER AQUI), já eu o tinha dito há muito. Estamos a caminhar para o FMI. Por culpa de quem?!




1- Do governo. 2- Da oposição. 3- Do PR.




1- Nada fez para evitar a degradação da situação económico-financeira. Não acreditou nos «pessimsimos» de vários cronistas que avisaram com a devida antecedência. Sempre com uma calma artificial e forçada, com sorrisos de tranquilidade artificiais, permitiu que a espiral de endividamento subisse de forma incomum. A culpa é dos mercados? Sim, mas eles agem sempre assim, se cá dentro dermos sinais de má governação, de esbanjamentos imprudentes, de satisfações de vícios corporativistas e de classe...e não faltam exemplos!






2- A oposição que usou o pretexto de uma falha no relacionamento (não apresentação do PEC-IV na AR antes de o apresentar na «capital do império»)... Seria motivo para o derrube do governo e toda a série de calamidades que ora se vêem?! Penso que não.

Disse-se que o PEC -IV era demais, era penoso demais para a população. Lá fora, PPC disse, mais tarde, que era insuficiente!!! Temos gente com coerência!!!




3- Nada fez para criar estabilidade. Fez um discurso divisionista na tomada de posse, incentivou as clivagens, acirrou os ânimos. Deitou gasolina numa fogueira de mediana dimensão e ele alastrou a toda a Europa!!! Ele, que era um otimista convicto__quando nós, os prudentes, íamos alertando o país para o perigo iminente(VER AQUI)__ tornou-se num hiper-pessimista! doentio demais para o que fazia falta ao país!

Ver meu post de 20 de Maio de 2008 (RESISTIR AO PESSIMISMO).

Pateticamente, anda agora a pedir unidade! Faça o favor de ler o seu discureso de tomada de posse! Moralmente, também o PR tem culpas (e muitas) no cartório...

Alguma vez se ouviu ele criticar os desmandos na banca, os banqueiros corruptos, os crimes de lesa-economia perpetrados por gente que se fartou de apaparicar? As fugas de autênticas fortunas para paraísos fiscais? O seu silêncio é aterrador...

8 comentários:

Graça Sampaio disse...

Ó Rouxinol, o menino está mesmo a puxar-me pela língua! Este presidente NÃO PRESTA!!!! E quando foi PM só se safou porque tinha os milhões da CE a entrar-lhe pelo governo dentro. E nada fez para acautelar o futuro! E agora vem com estas tretas e aqueles tabus porque não sabe fazer de outra forma!
E quem se trama somos nós todos!

José Leite disse...

carol:

Subscrevo por baixo!

Anônimo disse...

Excelente espaço, amigo! Virei aqui mais vezes!!

Bjs!!

Zé Povinho disse...

O governo tem muitas culpas no cartório por em 5 anos ter mais do que duplicado o défice. Infelizmente alguma oposição, onde incluo Cavaco, também tem muitas culpas no cartório, tendo também contribuido para o esbanjamento dos fundos europeus.
Já alguém ouviu estes senhores todos a pedir desculpas pelos erros cometidos? Sabem de algum que tenha tirado as devidas ilações e se tenha afastado voluntariamente das lides políticas?
Não dá para confiar nestes senhores.
Precisamos de novas políticas e de novos políticos.
Abraço do Zé

José Leite disse...

Daniele:

Seja bem-vinda!

José Leite disse...

Zé povinho:

Virá tarde, mas lá virá o dia em que o zé povinho será...poder!

Manuel Veiga disse...

abraço, meu caro
sempre atento e oportuno nos teus textos.

Rosa dos Ventos disse...

O maior culpado é o PR que tinha obrigação de harmonizar, pôr a dialogar, tentar ajudar a resolver os problemas e só provocou discórdia por ser rancoroso e vingativo!
Tenho dito!

Abraço