rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

quinta-feira, dezembro 30, 2010

GATO E BOFE...




Foi uma desilusão!
Um desastre!
Uma derrota demasiado pesada!
Quem tinha razão encolheu-se, não ripostou e, de cenho carregado e garras afiadas, o gato esfaimado comeu o bofe em duas penadas!
Santo Deus!
Como foi possível tanta ingenuidade, tanto formalismo, tanta ausência de elasticidade mental!
Coloquei-me no lugar do bofe, convicto de que seria o gato! que iria devorar tudo em duas penadas!
Enganei-me redondamente!
Então aquela do «permitiu que um boato circulasse durante a campanha eleitoral, nunca o tendo desmentido... isso foi uma deslealdade!»
Réplica agressiva e com ar vitimizador: «então está lá tudo no site, vá à internet!!!»
Calou-se e não ripostou como se impunha. Era lógico que replicasse de imediato: «O senhor foi tão desleal que até gozou com o povo português na pseudo-comunicação esclarecedora; conseguiu um consenso de repúdio face à ausencia de conteúdo do discurso! o senhor ainda hoje não disse ao povo português quem foi o responsável pelo boato. De duas uma: ou foi o senhor, ou o seu assessor! não me consta que o jornalista José Manuel Fernandes inventasse tudo aquilo!»
«E, mais tarde, aquela alusão aos assessores que lhe disseram para falar, falar... e nada dizer! Aquilo foi um atestado de menoridade mental passado à comunicação social, e uma ofensa à inteligência de todo um povo sedendo de esclarecimentos fidedignos! Cobardia atroz!»
Durante a campanha eleitoral impunha-se uma palavra de esclarecimento, não depois. Mas calou-se e deixou circular livremente o boato, e ficou contemplando os efeitos devastadores do incêndio, tal qual um conhecido imperador romano o fez perante Roma incendiada!
O assessor não foi sancionado, houve apenas uma ligeira deslocalizção para inglês ver, talvez fruto de um murro na mesa dado por Pacheco Pereira a quem causou náusea tão deprimente espectáculo!
Eu, no lugar de Alegre, tinha cilindrado o gato. Mas o gato ainda anda por aí, com truques escondidos, e com o rabo da pesporrência bem de fora!...

14 Comments:

Blogger Zé Povinho said...

Não sei o que se terá passado co Alegre, mas para quase toda a gente foi claro que esteve muitos furos abaixo do que se esperava, e nunca conseguiu encontrar-se, apesar das oportunidades dadas por Cavaco, como no caso BPN, onde apenas se atirou contra a actual gestão, branqueando o passado.
Abraço do Zé

8:52 AM  
Blogger Solange said...

passando pra te desejar um excelente 2011..

bjs.Sol

12:45 PM  
Blogger lua prateada said...

Passando apenas para te desejar um Maravilhoso Ano Novo e dizer-te que....quero que chegue até ti, a brisa amiga da felicidade junto da caridade, quero que
as luzes deste Novo Ano, iluminem teus sonhos e que a alegria desse dia possa ser compartilhada com as pessoas que fazem
parte de tua vida.

Um grande beijinho e Feliz Ano Novo.

SOL

4:33 PM  
Blogger Táxi Pluvioso said...

Presidente e Governo novos em 2011, os portugueses vão avançar ainda a maior velocidade.

Um bom ano

4:49 PM  
Blogger Rosa dos Ventos said...

De facto, tens razão!
Fiquei pior que estragada.
"Vá ao site..."
Era ali que ele tinha que explicar, o povo não tem acesso à internet!
Até eu lhe respondia melhor!

10:27 PM  
Blogger Manuel CD Figueiredo said...

Penso exactamente como o Rouxinol, e ainda cheguei a crer: "espera que já levas", juntando essa necessária afirmação à que viesse a seguir; seriam duas cacetadas de uma só vez, sem o deixar respirar. Desilusão. E foi quanto bastou para depois os comentadores (nem todos) ficarem do lado do sempre honesto e sobretudo isento Cavaco. Foi pena.

Aproveito para lhe desejar, caro Rouxinol, um bom 2011.
Manuel Figueiredo

11:13 PM  
Blogger maria manuel said...

infelizmente, são tantos os gatos, e os abutres também... sinto como que uma descrença generalizada.

mas porque somos humanos, sempre temos um cantinho em nós onde mora esperança de melhores dias. deixo-te aqui os meus votos de um Bom Ano! abraço.

12:24 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Zé povinho:

entregar o ouro ao ...

1:18 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

solange.

Obrigado e retribuo com votos de BOM ANO NOVO.

1:18 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

lua prateada.

Que esses votos se cumpram, para todos por igual, também são as minhas ambições...

1:19 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Taxi.
Em 2011 vai tudo andar a energia eléctrica... ou eólica...

1:20 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Rosa:

Veja na internet, é a resposta que Sócrates também dá na AR. Cavaco mostra que sabe aprender depressa a arte do malabarismo... é sempre uma saída airosa...

1:22 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Manuel CD figueiredo.

Caro comandante:

Obrigado pelos votos, que retribuo.Espero que 2011 traga novos ventos, novas oportunidades, novas mentalidades, novos rumos...

1:23 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

maria manuel

A esperança, essa coisa que permanece em nós, os que temos espírito optimista...teima em viver, quando «Inês é morta!»...

1:24 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home