rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Alegre, um desafio desigual...


Alegre e Cavaco um desafio desequilibrado. O poeta ao conseguir obter o apoio de dois partidos( um o do poder, o outro, um dos da oposição...) deixou de poder ser livre. Deixou de poder ser poeta, na mensagem. Deixou-se algemar pelo politicamente correcto, pela conciliação dos contrarios, pela ambiguidade. Vai perder ingloriamente. É pena. Podia ter optado por outra via. Podia e devia continuar a ser Poeta.
Entrando no seu espírito, como quem entra num edifício, direi que é este o seu poema:
Minha vida é um dilema
Quero ser oposição
Mas... liguei-me à situação
Na alma tenho ... uma algema!
De coração repartido
Tenho disso consciência
Já sofro de ambivalência
De angústia tenho sofrido...
Censurar o poder, não!
Pois estou comprometido...
Sinto-me tão constrangido
Sem razão, nem coração...
Do povo ser porta-voz
Queria ser em plenitude
Sobrepõe-se outra atitude:
Louvar o poder-algoz!
Já não posso conviver
Com esta duplicidade
Já não tenho liberdade
Poeta não posso ser!
Nota: Manuel Alegre poderá ir a uma segunda volta e até ganhar. Contudo, por coerência com os meus princípios, votarei em Fernando Nobre. Pode perder, mas é livre, cidadão sem compromissos, sem amarras aos poderes instalados. A vera cidadania...

Marcadores:

10 Comments:

Blogger Nilson Barcelli said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:11 AM  
Blogger Nilson Barcelli said...

Mesmo que o Manuel Alegre fosse livre para dizer o que lhe vai na alma, não deveria surtir muito efeito.
A maior surpresa, pela positiva, parece-me ser o Defensor Moura. Incomodou o Cavaco... um dos grandes construtores desta bancarrota...
Caro amigo, desejo-te um 2011 cheio só de coisas muito boas.
Abraço.

9:12 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Nilsson Barceli.

Não deixa de ter razão. Aquilo do BPN é muito grave. Há tratamentos de favor que cheiram a «inside-trading»... o que pode ser crime...

9:31 AM  
Blogger Secreta said...

Qualquer um tem um "não sei quê" que se lhe aponte...
Beijito.

4:00 AM  
Blogger Secreta said...

Este comentário foi removido pelo autor.

4:00 AM  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
Amigo
,
que as vagas de 2011,
vos(te) traga um mar de saúde e
marés de coisas boas (se possível)
,
abraçada amizade,
,
*

11:19 AM  
Blogger Pedrasnuas said...

MANUEL ALEGRE DEVIA CONTINUAR A SER O POETA...GOSTAVA MUITO MAIS DELE...A POLÍTICA CORROMPE OS HOMENS...NÃO ACREDITO EM POLÍTICOS SÉRIOS...
FERNANDO NOBRE PODIA SER ...MAS NAS ACTUAIS CIRCUNSTÂNCIAS DO PAÍS ...NÃO CHEGA LÁ...

UM ANO MUITO FELIZ

12:16 PM  
Blogger ciganinha, uma alma sonhadora said...

ola meu caro amigo
vim visita-lo e deixar um enorme abraço e muito carinho
desejando um feliz ano novo
bjuus no caraçao

1:10 PM  
Blogger "quicas" (joaquim do carmo) said...

Caro amigo.
Agradeço sua visita e os votos que me deixou e que retribuo com amizade.
Feliz Ano Novo!
Abraço

1:58 PM  
Blogger Desnuda said...

Bernardim,

sempre excelentes as suas postagens.

Amigo Um Novo Ano Feliz sob todos os aspectos pra voce e os seus.

Beijos com carinho.

3:44 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home