Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.
quinta-feira, abril 30, 2009
AMAR A EUROPA
quarta-feira, abril 29, 2009
Um Novo Vício...
Os vícios também se vão multiplicando: o beber, o fumar, o tomar drogas, o sugar o erário público, o conduzir em contramão, o sequestrar o futuro, o desenterrar passados, enfim...
Agora, conta o DN, surge no horizonte um vício terrível: o das operações plásticas!
Uma americana já vai quase na meia centena!!!
E nós que criticávamos a Lili Caneças e a Betty do Castelo Branco, nem imaginamos o que estará para vir... Deus nos livre! chiça!!!
terça-feira, abril 28, 2009
Clube das Virgens... está aí, está na hora de se inscrever!
Novo Santo no horizonte...
O santo em perspectiva chama-se M.A. Pina, quando subir aos altares talvez se transfigure e adopte outra nomenclatura. É dos cânones.
Até lá muita água correrá nas pontes, muitas gripes inundarão o planeta, muitos terramotos castigarão os pecadores, muito vento vestirá a pele de adamastor para punir os audazes que se atrevem a desafiar a natureza omnipotente.
O grande combate!
Sócrates: E tu vais provar a força da minha esquerda por que andas aliado à direta quando devias ser neutro. Desconfio que ainda serás acusado de estar por trás das roubalheiras megalómanas do BPN, pois não é normal teres tantos excedentes da campanha eleitoral. Quem cabritos dá e cabras não tem, de algum lado lhe vem!...
Nota: Isto é pura ficção. Nem os diálogos nem o combate alguma vez existiram.
O Trabalhador incansável!
segunda-feira, abril 27, 2009
O vírus H1N1 vem aí!!!

domingo, abril 26, 2009
O Santo condestável D. Nuno Álvares Pereira

Sócrates que não se demita da sua obrigação: actue, e já!
Cernache do Bonjardim pode ser uma nova Fátima!
sábado, abril 25, 2009
Estranha forma de cumprir Abril!...


Abril de cravos mil!!!



sexta-feira, abril 24, 2009
VERA POESIA!....

Bella ragazza, avis rara,
Vénus de Milo, tão menina,
Mármore rosa, de Carrara,
Bela escultura transalpina
Cereja-romã, vaporosa,
Rubra papoila, tão feliz
Espiga vermelha, formosa,
Colo de garça, ou de perdiz,
Raio de sol afrodisíaco
Irradiando simpatia
Copo de licor dionisíaco
Embriaguês da poesia
Cara linda, pau de Cabinda,
Lírio do campo, tão viçoso,
Ó noite de ternura infinda
Ó puro luar majestoso
És um universo inteirinho
És o perfume sedutor
Que inebria e dá um cheirinho
A magia, romance, amor!...
Nota final: A poesia precisa da música e de diseurs com a classe e mestria desta musa luso-italiana. Tiro-lhe o meu humilde chapéu!!!Parabéns eterna ragazza!
quinta-feira, abril 23, 2009
Dia da Comunidade Luso-Brasileira!
quarta-feira, abril 22, 2009
NO WAY JOSE, ... «nem pensar»!!!

A coisa é séria. Parece que Charles Smith tentou sacar dinheiro à empresa-mãe inventando uma história de suborno. O DN conta toda a trama maquiavélica que envolveu até o advogado Gandarez (?) contribuindo para uma encenação perfeita destinada a sacar dinheiro à custa de um pseudo-suborno.
Será verdade?! Será que Sócrates ainda vai colher dividendos eleitorais da mesma forma que os colheu aquando da estória dos «colinhos» de Santana Lopes?!
Até a expressão «No way Jose...» que aparentemente a PJ associou abusivamente a José Sócrates parece que é uma expressão idiomática inglesa que significa pura e simplesmente: «nem prensar!»
Vale a pena ler hoje o DN e até sorrir para todo este enredo que mais parece um filme cómico!
Sol nascente e... sol poente!
segunda-feira, abril 20, 2009
VILA DO CONDE


domingo, abril 19, 2009
Tiro-lhe o meu chapéu!

sábado, abril 18, 2009
O país precisa da Verdade! Duas opções, qual a mais apelativa?!


sexta-feira, abril 17, 2009
FALAR VERDADE! Num regime onde impera a mentira!
Afirmação recente do presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público, João Palma.
Quando alguém conhecedor profundo dos meandros da justiça vem dizer isto, eu pergunto, que credibilidade pode apresentar essa mesma justiça?!!!
Recurso à matemática!

«Nazificante e fascista!», sublime autocrítica!

O status quo ante, esse sim, é que era bom! Rios de dinheiro deitados borda fora a troco de propaganda pessoal...
Nunca uma carapuça foi tão certeira e tão bem aplicada! Adjectivação magistral, assenta que nem um preservativo a quem a proferiu!
quinta-feira, abril 16, 2009
CREDIBILIDADE, PRECISA-SE!




quarta-feira, abril 15, 2009
Mania da Perseguição!
Agora, até o JN, o impoluto JN, vem ser a ventoinha pronta a lançar lama sobre o cidadão em causa! Quem diria?Lá onde pontifica um tal Leite (azedo?), onde escreve um tal Juca, onde o azul impera e dá de comer a muita gentinha...
Basta, chega de mania de perseguição! O país não se revê neste cenário apocalíptico! Os deuses do jornalismo devem estar loucos de todo!!!
Pinto da Costa não merece isto! Agora vem a irmã de Carolina Salgado, essa incredível, poluta e pouco transparente senhora, de nome Ana Maria, dizer que recebeu cinco mil euros por mês para fazer falso testemunho! Consta que recebeu e até passou recibo (verde) por serviços prestados, descontando o IRS como cidadã cumpridora. Presume-se!...
O que está em causa é que Pinto da Costa diz que foi muito menos! que era para dar umas «prendas» aos filhos dela! Teria motivos para dar prendas? Serão seus «afilhados»? Ou seria para pagar algum «favor»?! Para «prestar falso testemunho», contra a própria irmã,segundo alguns! Para dizer que a irmã estaria doente (de cama) e nunca poderia ter visto um tal Azevedo Duarte a receber o tal envelope! Estratégia diabólica para enganar, ludibriar a nossa impoluta justiça!!! Mas o próprio Azevedo Duarte, honra lhe seja feita, desmontou tal cabala dizendo que foi ela (Carolina) que lhe abriu a porta e até serviu café!!!
Aqui para nós, que mal há nos envelopes? Ainda no domingo de Páscoa dei um, será que pequei? Talvez, era pouco... só vinte euros!
Suspeitar de tão impoluto cidadão já é blasfémia! quem neste país já foi recebido com pompa e circunstância pelo Papa, não merece respeito e consideração? Não merece estima e até veneração? Muito poucos... Só isso já é um atestado soberano de credibilidade, de escrúpulo, de probidade moral e integridade cívica!
Será que o JN mente?
Tudo é possível! jornais não são de fiar. Jornalistas muito menos.
Veja-se o que dizem do probo, credível e impoluto ex-dirigente de arbitragem Azevedo Duarte! Na Madeira o acusam de corrupção! Lá, onde impera a seriedade máxima, a lisura de processos mais excelsa, onde o arbítrio foi definitivamente erradicado da prática quotidiana, poderá lá ser! Só campanha persecutória do JN! dizem que o Machico foi beneficiado ganhando 3-0 e não sendo despromovido ! Vade rectro JN!!! Chiça, jornais!!!
Este país precisa de uma MÃO DE FERRO para pôr tudo em pratos limpos!
Basta de caluniadores, de maledicentes, de gente incredível a lançar lama nas ventoinhas!!!
Que o Porto ganhe ao M. U. é que importa! Portugal agradece!
sábado, abril 11, 2009
O Estado e... o estado a que chegámos!...
1993- 293.000.000$00
1994- 443.700.000$00
1995- 568.530.000$00
1996- 461.000.000$00
1997- 300.000.000$00
1998- 282.688.000$00
1999- 449.120.000$00
2.000- 630.000.000$00
2001 - 530.000.000$00
2002- 470.000.000$00
2003- 2.000.000. Euros
2004- 1.200.000 "
2005- 2.000.000 "
2006 - 3.600.000 "
2007- 3.100.000 "
2008- 4.100.000 "
Valores de subsídios dados pelo Estado a uma empresa privada cuja principal actividade é cantar loas a quem lhe dá esses vultuosos subsídios!
Depois, queixam-se do despesismo, da dívida pública, do nosso défice! E bradam: «gastamos mais do que produzimos!»
Quantas famílias não poderiam ser alimentadas e até incentivadas a criar empresas? Quantas actividades lucrativas não poderiam ser criadas com estes recursos? Quantos postos de trabalho não poderiam ser incrementados!!!???

__Não sei que te diga, pá! Este rouxinol, a brincar, a brincar, vai dizendo umas verdades... Creio que isto pode abalar os alicerces do regime! O livro que ele anda a escrever, "O afã corruptor",
pode ser a tal pedrada no charco...

sexta-feira, abril 10, 2009
O Partido que faltava! O P.C.A.!
É um partido corajoso, honesto, organizado, transparente: o Partido da Corrupção Assumida! O PCA!
Todos a praticam mas não a assumem. Há eufemismos que servem apenas para tapar o sol com a peneira. Mas a partir de agora sim, o PCA vai ser diferente.
Slogan de campanha: «Corruptos Unidos Jamais Serão Vencidos!»
Partido abrangente, interclassista, admite quem estiver interessado em subir na carreira: magistrados, técnicos do fisco, empregados bancários, professores, padres, avaliadores judiciais, funcionários municipais, advogados, economistas, engenheiros, prostitutas...
Há lugar para todos. Palavra de ordem mais utilizada nas manifestações: «A corrupção compensa!» ou «É fácil, é barato, dá milhões!... basta ser corrupto!»
Haverá figuras de proa, cabeças de cartaz, mas também meros figurantes com aspirações a figurões.
Sejamos honestos, dirão os apoiantes deste novel partido, vemos a subir na vida os banqueiros, os empresários, os juizes, os professores, os técnicos das finanças, os pintores, os jornalistas; que têm em comum, esses que mais voam nas asas do sucesso?
Eles sabiam que precisavam de um «encosto», um abrigo, uma catapulta. Ao comprarem com o vil metal ou com o empenhamento profissional (traindo códigos de honra e de isenção), esse tal apoio, esse «encosto», eles sabiam que iriam ter compensações futuras. Assim o fizeram e assim lograram singrar nos meandros do quotidiano. Os negócios prosperaram, a carreira floresceu, treparam ao topo com a maior das facilidades. Agora dizem lá com os seus botões;: «abençoada corrupção que me projectou!»
Vemo-los por aí, saem da política e vão usufruír gordas benesses em bancos, empresas públicas, multinacionais. Vão para administradores na comunicação social. São prendados e idolatrados.
É o marketing, é o lobbying, é a corrupção pura e dura a aureolar como coroa de glória as suas carreiras. Chegam ao topo com a maior das facilidades.
Se tivessem sido honestos, íntegros, intransigentes, inflexíveis, estariam certamente condenados à estagnação, ao anonimato, na valeta da sociedade.
Assim, não. As luzes da ribalta, os holofotes da comunicação social apontam-nos como exemplos a seguir. A corrupção foi o alicerce, a varinha de condão, o elixir do êxito! Indivíduos não muito dotados, nem intelectual nem moralmente, por vezes até feios que nem porcos, aí estão, no galarim. É preciso colher lições da História! O Partido da Corrupção Assumida ... se calhar já existe! Se calhar até é mais que um! Vamos vendo por aí: na Madeira, em Braga, em Felgueiras, na Póvoa, em Gondomar... em Gaia...
Direi mais: são quase todos! Generalizar será pecado, mas não muito grande...
terça-feira, abril 07, 2009
Certa justiça....

domingo, abril 05, 2009
sexta-feira, abril 03, 2009
OS «ESTUPORES»...
É vê-los por aí, depois de condenados por corrupção a tomarem posse em cargos em que os dinheiros dos contribuintes estão a ser sorvidos por esses sanguessugas sem um resquício de dignidade.
É vê-los por aí ganhando rios de dinheiro à custa dos agricultores mas pagando-lhes uma côdea pelo produto do seu esforçado trabalho.
«Eles comem tudo e não deixam nada!», são os «vampiros» que andam por aí a sugar o povo até ao tutano. Esse povo que ainda não abriu os olhos e continua a votar neles, a adorá-los, a venerá-los como «santinhos» imaculados na procissão do vício e da corrupção...
O G-20 , salvadores da humanidade?

quinta-feira, abril 02, 2009
Pressões e contra-pressões...

O caso Freeport continua a dar que falar. O recém-eleito presidente do sindicato dos magistrados do ministério público vem assegurar que os procuradores afectos ao processo foram alvo de pressões. O senhor procurador geral da república vem assegurar o contrário.
Em quem acreditar? Há pressões, contra-pressões, tenho a im-pressão que há altas pressões a condicionarem baixas pressões podendo gerar tempestades inimagináveis.
Sim, por que o vento forma-se por causa da diferença de pressões: circula das altas para as baixas pressões. Ou será só impressão minha?!
Questão de estilo?!
Quem terá razão?
Se analisarmos as promessas eleitorais socialistas seremos levados a concluír que Manuel Alegre está ao lado delas. Contudo, no contexto actual, em que o partido no governo foi obrigado a acorrer a fogos que não estavam previstos (alguns de origem endógena, outros de propensão exógena...), tendo que optar por cortar nalgumas dessas promessas em ordem a obter um mais saudável equilibrio orçamental, poderemos ser levados a concluír que Manuel Alegre não afina pelo diapasão governamental.
Nesta aparente dicotomia há quem sugira que possa estar a capitalizar o descontentamento provocado por medidas pouco populares em vários domínios: saúde, educação, trabalho.
Será, não será? Num partido plural e eminentemente não dogmático, não monolítico, cuja principal virtualidade é o interclassismo e a abrangência social, esta conduta é aceitável ou não?
Não é fácil responder liminarmente a isto. Eu próprio não comungando da opinião defendida por alguns, de que Manuel Alegre pode estar a ostentar tiques de «mau carácter», não deixo de reconhecer certo desconforto sentido por alguns militantes vendo uma sistemática falta de disciplina partidária (fruto dessa liberdade e desse pluralismo, assinale-se).
Agora, segundo relata o DN, Manuel Alegre foi ao jantar mas não integrou os trabalhos, não interveio nos diálogos nem sequer marcou presença. Será que o seu distanciamento ideológico, ético, face à conduta do partido é de tal ordem que nem aceita debater as questões que dizem respeito a todos?
Algo não está bem no PS__ é notório e muita gente anda desgostosa. Será que Manuel Alegre é a tal vaga de fundo que se vislumbra para salvar a face, apresentando um perfil imaculado e regenerador, ou, a contrario sensu, se prepara para a guerra da secessão?
quarta-feira, abril 01, 2009
A PRAGA DAS «LUVAS»...


«Luvas» também quero ter
É moda internacional
Calça quem está no poder
Quando é corrupto ou venal.
Se quero ter bom despacho
Boa decisão obter
Da mesa, é pagar por baixo
Que ninguém possa saber...
As mãos limpas há que ter
Não sujar com vil metal
Há que comprar o poder
Ele é caro.. . em Portugal!
«Luvas» aqui e acolá
Todo o cão e gato paga
Gente séria já não há
O país é uma praga!