quarta-feira, setembro 16, 2009

FRANCAMENTE!




Em tempos pensei em votar na Dra Ferreira Leite. Ela olhava para a esquerda da mesma maneira com que olhava para a direita. Era discreta, honesta, credível, espontânea...

Agora, vejo que passou de moda, está ultrapasada, usa tiques próprios de autocratas. Diria mais: de demagogos!


Sou a favor da moda, sobretudo da moda intelectual. Respeito-a sem ser escravo dela.

Não, não me refiro à roupa, aos liftings, ao botox, ao silicone. Aí, tudo bem, cada qual faz o que pode. É jogo em que não entro mas respeito quem procura melhorar a imagem.


Mas a roupagem verbal, o vestuário mental, esse preocupa-me. Só uma pessoa fora de moda diz que o salário mínimo roça a irresponsabilidade. Um político moderno, interclassista, com sageza e sentido de Estado, dirá: «o salário mínimo pode ser um mau sinal para certas empresas em dificuldades, precisando de apoios fiscais e de uma certa flexibilidade para sobreviverem, mas ainda é baixo se comparado com o nível médio europeu, e, dentro de algumas empresas que atravessam uma fase mais airosa, ainda pode ser considerado baixo!"


Um político moderno, desempoeirado, não dirá que o TGV é um frete aos espanhóis! Dirá assim: " o TGV, no actual contexto económico-financeiro é um desafio arrojado, uma prova de fogo, mas há que a superar se quisermos ter uma visão de futuro, estratégica de médio e longo prazo!...só os "Velhos dos Restelo", os pessimistas doentios é que não são capazes de aceitar desafios, de superar adversidades, de ir à luta"...


A Dra Ferreira Leite quando disse que era uma questão estrutural e uma coisa intrinsecamente boa , nunca referiu a triste boutade do frete aos espanhóis! Fazê-lo agora é não ter a noção do ridículo, não saber distinguir o sentido de Estado da oposicionite aguda que é a doença infantil (ou senil) dos demagogos! No poder uma cara, na oposição outra! Este Janus-PSD já nos habituou a isso; com a Regionalização foi a mesma treta! No poder era a favor, depois foi contra (salvo algumas honrosas excepções...).


Ainda não sei para onde irá o meu voto, mas para ela não! Jamais! é muito mal vestida intelectualmente!


Ela sofre de botabaixite aguda em grau doentio!... é de um radicalismo estulto!...

6 comentários:

vieira calado disse...

Eu já sei para onde vai o meu:

Como não se pode votar em preto

voto... em branco!

Um abraço

José Leite disse...

Votar em preto? Não temos cá o Obama...

Mikas disse...

Não gostei de ver a senhora naquele contexto, estava completamente fora de órbita, num registo muito forçado e nada abonatório.

José Leite disse...

Mikas:

Os contextos são assim...

Táxi Pluvioso disse...

A sra Leite sempre foi uma incompetente, que curiosamente (ou não, tendo em conta este povo) vende imagem de muito competente. E, como todas as damas de ferro, tem alguma doença degenerativa do cérebro, que já se manifesta na forma de falar.

José Leite disse...

Taxi:

Não disse tanto. Mas que aponta para esee lado, isso aponta...