domingo, agosto 20, 2006

COIMBRA, MENINA E MOÇA... DE HILÁRIO ENAMORADA!...


Coimbra, terra das Letras
Do Mondego e do Choupal!...
Coimbra, das capas pretas,
O farol de Portugal!
Coimbra, à sombra da Sé
Velha e tão senhorial...
Coimbra, do Calhabé
É lição intemporal...
As tertúlias são viveiros
Da boémia musical...
Cenáculos hospitaleiros
Baco e Minerva dão sal!...
Hilário aqui professou
O seu culto à Lusa-Atenas...
Cantou e nos encantou
Com uma guitarra... apenas!!!
Coimbra dá-nos lições
De fidalguia sem par
Figuras e figurões
Conjugando o verbo amar!...
Coimbra, sou rouxinol,
De saudades vou morrer...
Mas... deixo um recado ao sol:
Que te vá sempre aquecer!!!
Lhe peço com convicção
Que contigo faça amor!!!
Será eterna paixão
C'o sol-rouxinol cantor!!!
Deus me perdoe o pecado
De te amar com emoção
Igual ao teu... é meu fado:
Que é amar... sem condição!


P'RÓ CÉU JÁ NÃO IREI MAIS
AGORA VOU CONFESSAR
DE COIMBRA... EU GOSTO MAIS
NO CHOUPAL QUERO FICAR!!!

Rouxinol de Bernardim

20 comentários:

Maria Carvalho disse...

Adoro Coimbra! Beijos.

Misantrofiado disse...

Coimbra - a cidade do conhecimento.

Rimas deslumbrantes e orgulhosamente perpetuadas.

(obrigado pelo agrado partilhado - é reciproco)

abraço

Terra e Sal disse...

Meu Caro Rouxinol:

Tenho de cá vir com a sua permissão mais vezes e com calma devorar estes versos maravilhosos.

Percorri a "Casa" e o que vi foi muito bom.
Gostei mesmo.
Parabens pela "eloquência"
Voltarei
Cumprimentos.

vareira disse...

Ai Coimbra dos meus amores...não estive lá, mas foi como se lá encontrasse a minha alma...partilhei os anos de estudante do único e maravilhoso irmão que tenho...que viveu bem ao lado do largo do hilário(larguito!)e foi um verdadeiro estudante da cidade do mondego e das palavras soltas articuladas em belas guitarradas.Mais uma vez, Parabéns Rouxinol, não só pela melodia de palavras, mas por me trazeres tão belas recordações.

lo disse...

Olá Rou
vim te desejar um bom domingo
:))))))))
beijoooooooo

Luna disse...

Meu amigo, tu és um alquimista, que trasnsforma a vida real em poemas de sonhos
beijinho

José Leite disse...

Cara Luna:

Não, não sou "Alquimista", não sou "mago", nem vendilhão do templo! Sou apenas HUMANO!

Alguns são Midas transformando tudo o que tocam em ouro... mas eu não consegui, nem quero, esse desiderato...

Sou apenas HUMANO, com os meus erros, as minhas imperfeições e os meus devaneios... pobre de mim alçapremado a "alquimista"!!!

Compreendi a intenção, mas não aceito o elogio!!!

Sou apenas barro, como aquele de Barcelos onde a Rosa Ramalho criava os seus "ídolos". Sou do barro com que Rafael Bordalo Pinheiro moldava o Zé Povinho!!!

Nunovsky disse...

Uma vez mais, fabuloso ;)

Abraço

Andreia disse...

Cada vez que me falam de Coimbra a primeira coisa que me vem à cabeça é mesmo a universidade.

Ainda agora acabei a licenciatura e já estou com saudade de usar a minha capa preta...

A Sonhadora disse...

Olá Rouxinol....andas a cantar de mais...até parece que escrevo grandes coisas....eheheh....tadinha da sonhadora...só anda a sonhar, e já é pretensão grande!!!
Beijocas e cá vou seguindo os teus trinados

SA disse...

também estudei em Coimbra. na faculdade de letras. és tu na foto? felicidades para o pós- Coimbra

Eli disse...

:)

Janelas da Alma disse...

Por lá também já passei, boas memórias não me faltam, cantei, chorei, estudei, e não perdia uma serenata.
Deixei lá o meu coração,
entre o Mondego e o Choupal, e entre os amores já esquecidos.
Poucos a cantaram com a paixão do Zeca, mas tu, descreves aqui uma preciosidade, com o mesmo encanto.
Excelente trabalho!
Um abraço,

Nuno Osvaldo

Eleanor Rigby disse...

mto bonito!= )

invejo saudavelmente a vida de estudante de coimbra!!!gostava bastante de ir estudar para essa cidade de conhecimento em todos os sentidos, quer de estudos quer de festa ;)



mto obrigada plo teu comment:) volta smp, es mto bem vindo:)

*************

MEU DOCE AMOR disse...

Meu doce Rouxinol:

Obrigada por esta grande homenagem a Coimra terra do meu Pai,e Coimbra dos meus amores,onde estudei,onde tanto aprendi...Mil vezes obrigada !Tenho tantas saudades...São capas,são fitas...

Beijo doce
Doceando

Maresi@ disse...

Coimbra cidade dos estudantes...belo este poema... bem como foto...Adorei e voltarei breve...deixo convite

Beijo com sabor a______Maresi@

_+*Ælitis*+_ disse...

Conheci Coimbra em Dezembro e achei fantastico!!! beijokas mil :)

Mikas disse...

Só lá estive uma vez, fartei-me de andar a pé hehe

Elkinha disse...

um dia irei conhecer essa terra linda!

=T

Pablillous disse...

gracias por los saludos


Obrigado!