quinta-feira, setembro 15, 2016

SEGREDOS DE FÉRIAS...



 Em Portugal meia dúzia de chicoespertos a pedir votos ficam ricos. Mas puseram o país a pedir!


Ele estava numa de abrir o coração aos amigos. a brisa era amena e o sol escaldante convidava a umas bebidas. Abriu-se de par em par e disse:

«Eu, se fosse a cumprir rigorosamente a lei, não podia ter o património que hoje tenho. As leis são mesquinhas e foram feitas para serem violadas... Se cumprisse tudo à risca nunca ganharia eleições. É preciso cometer alguns "erros" pois é neles que começa a nossa vitória eleitoral....»
Replicou alguém.
«Mas não há fiscalizações, não há quem vigie o cumprimento das leis? aqui no Brasil a coisa fia fino...»

Réplica do presidente de câmara, em estado de graça:

«Lá, em Portugal, os que fiscalizam também são pessoas mal pagas, precisam de um empurrão para ascenderem rapidamente na carreira, de uma ajuda para os filhos que estudam... enfim... são gente de carne e osso...»

Então abordou-se a questão do futebol... e foi parra que deu muita uva:


«Vocês sabem que a maioria dos patrocinadores do futebol vivem à custa dos benefícios camarários e dos apoios governamentais. Empreitadas esticam, com obras a mais e  acessibilidades  necessárias, impedimentos diversos surgem,  constrangimentos meteorológicos e coisas afins.. Depois há os terrenos que subitamente passam a ser susceptíveis de construção de grande volumetria....»

«Então os patrocinadores são corruptos?» perguntou um empresário mais atento ...

«Ninguém dá nada sem receber em troca! eu sei, por experiência própria, que os próprios funcionários, se entrarem por favor, são muito mais eficazes, mais solícitos, mais empenhados nas campanhas. Para quê cumprir a lei?»

A conversa prosseguiu, pela noite fora. Quem assistiu ficou pasmado!!!
«Portugal assim não vai longe!!! Está pior que o Brasil!!!»__ Meditou com os seus botões.


Nenhum comentário: