domingo, abril 04, 2010

Senhora de Fátima, salvai a Igreja!!!

(Paginas 30 e 31 do livro MARIA DE NAZARÉ, do padre Mário de Oliveira, uma voz moderna, arejada, anti-fundamentalista. )
Caríssimo Papa Bento XVI:
Com o devido respeito e com a nobre missão de comungar da preocupação em renovar a Igreja Católica (sou também um humilde servo da vinha do Senhor...) venho manifestar a minha solidariedade ecuménica. Sou aberto a todos os crentes de boa fé e de recta intenção. Sei que vai propor a realização de um conclave (concílio?) no sentido de se abordar a problemática da Igreja neste tumultuoso dealbar do seculo XXI.
Há tempos foi recebida, com honra e circunstância, a ex-deputada (radical) italiana conhecida por Cicciolina, no seminário de Vilar. Houve quem condenasse tal iniciativa. Eu achei que dada a temática envolvente, seria de todo útil a sua presença.
Agora andam todos de candeias às avessas por causa dos encobrimentos de alegados escândalos de indole sexual adentro da comunidade clerical. Será «campanha negra» de certa comunicação social, maledicência, espírito de perseguição aos católicos como fizeram com os judeus?
Não, não creio. Acho que a Igreja precisa de uma reconversão profunda. Chamem-lhe REFORMA ou outra coisa qualquer, mas por favor não tapem o sol com a peneira.
A sexualidade é uma dádiva de Deus. Servirá para a procriação (segundo uns, de visão restritiva), ou para algo mais (segundo outros, de mente mais abrangente).
Em tempos foi-me oferecido, por parte do sogro de minha irmã, um livro do padre Mário de Oliveira. O tema era sobre Fátima e suas derivações. A igreja Católica precisa de se inteirar do pensamento de todos os católicos. Era bom que ele fosse lido por clérigos e bispos pois mantém uma actualidade e uma lucidez utilíssimas.
A reconversão é (deve ser) o leit-motiv da Igreja Católica actual, que, quer se quieras quer não, atravessa um período de decadência e de rejeição assaz acentuado. O padre Mário tem uma visão diferente, mais moderna, mais arejada, menos fundamentalista.
Os temas por ele abordados continuam actuais: o mercantilismo dos santuários e das cidades santas, os abusos em nome de Deus, as promessas e os sacrifícios mirabolantes que alguns fazem...será que Deus, o Ser Supremo, quer mesmo que se façam? Que manifestações de adesão d'Ele a essas práticas medievais temos?
Certa forma de olhar Fátima e toda a sua problemática estão bem aflorados nesse livro. Outros temas surgem com acutilância e permanente actualidade. Era bom que esse livro e o pensamento do padre Mário de Oliveira fossem discutidos com abertura democrática e sem dogmatismos doentios. Sim, os dogmatismos doentios são a patologia mais forte do status quo actual. O fundamentalismo radica nesse estado de espírito esclerosado e mentalmente pouco são.
Respeitosamente
O Servo da vinha do Senhor
Rouxinol de Bernardim
«Muitos são os chamados... mas poucos os escolhidos...»

10 comentários:

Mariazita disse...

Venho trazer a minha mensagem de Páscoa:
Desejo que nesta Páscoa a felicidade seja como um coelho: se reproduza sem parar.
PÁSCOA FELIZ

Beijinhos

José Leite disse...

Mariazita:

Só procriar, procriar, procriar... eu acho que não somos coelhos! Temos uma sexualidade mais elevada, mais sublime, mais transcendente...

Pssse a ironia... uma Páscoa Feliz para si minha querida!

Victor Gil disse...

Amigo.
Passei por aqui, para, além de ler os teus textos sempre críticos e contundentes, desejar também uma excelente Páscoa.
Um abraço
Victor Gil

poetaeusou . . . disse...

*
a renovação é urgente,
e o Vaticano terá que
ser mais/ou transparente . . .
,
saudações,
,
*

José Leite disse...

Victor gil:

De facto assim terá de ser. Senão, vai-se afundando no pântano do descrédito, da corrupção e da degenerescência...

Páscoa Feliz!

José Leite disse...

poetaeusou:

Páscoa Feliz e bons textos como tem sido norma de um Poeta a sério!...

Oliveira Neves disse...

Pois é amigo Rouxinol. Parece que as Vinhas do Senhor andam com muito míldio. Diria mais, que andam com a malvada da filoxera. Não acuso a Igreja,mas a mesma tem de ser expurgada com rapidez dos maus elementos que a compõem. Parece-me que este Papa não tem vontade,ou então não tem apoio, para o fazer... Se tivesse coragem,se calhar lá seria mais um a morrer de repente de causas "naturais".

Anônimo disse...

Um feliz Páscoa para ti.
Deus abençõe vc e sua família.
Muita paz,muita luz e muita sabedoria.
Um beijo borrado de chocolate.
Beijokas.

José Leite disse...

Oliveira Neves

«Causas naturais», seria o João Paulo I?

Parece-me que este não quer repetir
a ousadia... assim, «tudo como dantes...»

Boa Páscoa!

José Leite disse...

Pérola.

Feliz Páscoa para si e para todos os que lhe são queridos.