rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

sexta-feira, julho 07, 2006

Portugal ganhou orgulho eterno!

Cessem do pátrio ego os grandes feitos,
Os vãos incensos, reles, vis comendas,
Calem-se alguns tiranos, mesmo eleitos,
Tendo o poder na mão julgam-se lendas;
Que eu canto um diplomata com defeitos
Enfrentando ordens vis "salazarendas"
De entrega de judeus ao holocausto,
Morte horrenda, destino tão infausto!

Porque eu canto Aristides Sousa Mendes
Português indomável, resistente!
E se algumas reservas 'inda tendes,
Perguntai à judia e escrava gente
Quem foi este Aristides Sousa Mendes ?...
Dir-te-ão que ele foi o sol-nascente!
Quando a treva nazi nos inundou
A onda gigantesca ele travou!

Rouxinol de Bernardim

41 Comments:

Blogger Nilson Barcelli said...

Tens boa poesia no teu blogue. Voltarei para ler com mais tempo.

Obrigado pela tua visita e comentário. Volta sempre.

Abraço.

1:54 AM  
Blogger El Navegante said...

Oi Rouxinol.
Agradeço muito o sesu sincero comentario no meu barco.
Muito bemvnido a bordo.
Infelizmente sem conchecer os hommes que vc tem a virdude de fazer conhecer sua grandeça , aprecio muito teu sentimento pela tua terra e pelo que eles fizeron na historia.
Un grande abraço

2:11 AM  
Blogger Casemiro dos Plásticos said...

Viva PORTUGAL!

2:17 AM  
Blogger Pierrot said...

Portugal...aquela maquina!
Que orgulho apesar de tudo.
Grande cantinho tu aqui tens.
Parabens
Abraco
Eugenio Rodrigues

2:49 AM  
Blogger Miriam5 said...

Viva Portugal com o seu passado histórico.
Muito obrigada pela passagem pelo meu cantinho

5:06 AM  
Blogger dakidali said...

Obrigado pela visita.
Beijinhos

5:09 AM  
Blogger Belzebu said...

Excelente poema, em homenagem a um Português que arriscou a própria vida para salvar muitas outras e que na época foi tudo menos valorizado por este país que vivia nas trevas!

Saudações!

7:22 AM  
Blogger Zeca said...

Se não fossemos nós eles não existiam.
Com ou sem futebol seremos sempre ENORMES.

7:23 AM  
Blogger Papoila said...

Gostei muito dete poema a um heroi nacional pouco lembrado Aristides Sousa Mendes salvou mais judeus que Schindler.
Um Abraço

8:51 AM  
Blogger Imperatriz do Norte said...

Oi!
Lindo poema!!
Tas de parabens pelo teu blog!
Sinceramente, antes de ser portuguesa sou Tripeira, mas gostei deste poema...
Continua assim!
Jinhos, Adilia

10:06 AM  
Blogger white rose princess... said...

ta mt fixe o post.... **********

10:53 AM  
Blogger topas said...

Faltou um bocadinho assim"...

http://maistopas.blogspot.com/

11:12 AM  
Blogger mar_e_sol said...

Acolhedor este teu cantinho...obg pela visita. Voltarei.

1:06 PM  
Blogger Joshua said...

Admiro imenso esse herói Aristides Sousa Mendes e reparo que tu, Rouxinol, és um visitador bloguiano nato: chegas e dizes, «Ave, cheios de engraçado, o meu blogue está convosco» e depois retribuem-te pimba a visita. Muito bem.

Se não te importas, eu vou à boleia ou no teu rasto, a conhecer e a cativar tanta gente boa que há no mundo!

Abraços

Joaquim Santos

www.joshuaquim7.blogspot.com

2:28 PM  
Blogger Poemas e Cotidiano said...

Ola meu amigo!
Bonita a historia desse homem, e muito bonita a poesia.
Saiba que no jogo final, torci por Portugal, e muito!
Abracos,
MARY

2:52 PM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Caro Topas:

O trevo de quatro folhas tem uma pequena imperfeição que lhe dá o carácter "especial"...
Se Aristides Sousa Mendes fosse "perfeccionista" não tinha tido a lucidez de fazer o que fez!
É preciso, às vezes, violar regras e padrões pré-estabelecidos... é inovação... é quebrar preconceitos, amarras, estereotipias... é... o 25 de Abril!

9:01 PM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Caro Joaquim Santos:

Eu próprio ando "à boleia"... força!... aproveite a maré!...
Somos meros peregrinos neste mundo
"à boleia" uns dos outros...

9:04 PM  
Blogger anirac said...

ola, que belo louvor, sim senhor... fica bem****

11:19 PM  
Blogger Maresi@ said...

Vim retribuir tua visita ao meu recanto e ler e sentir o teu...
Adorei esse poema e essa homenagem a tão grande homem Portugues...mas esquecido..
Voltarei breve..
Beijo com sabor a Maresi@

11:49 PM  
Blogger segurademim said...

temos tantos portugueses dignos de serem referências para as diversas gerações...

mas valorizamos mal, o que é realmente bom

Aristides Sousa Mendes, motivo de orgulho para todos nós

1:40 AM  
Blogger Polly Jean said...

pERMITA-ME UMA VÉNIA.

4:03 AM  
Blogger Nilson Barcelli said...

Li mais algumas coisas tuas.
reafirmo que escreves muito bem. Gostei de ler.

Abraço.

4:12 AM  
Blogger karla said...

oix... Vim aki deixar beijinho em agradecimento a tua visita no meu cantinho...

és sempre bem vindo...:)

beijinhos

4:51 AM  
Blogger OvelhaNegra said...

Venho retribuir a visita que me fizeste no meu cantinho.:)
Obrigada pelas palavras que me deixaste..
Tivesse o Aristides Sousa Mendes nascido num outro país, talvez o Spielberg soubesse da sua maravilhosa história e a passasse para o celulóide em vez da de Schindler.
Um sorriso e um beijo*

7:26 AM  
Blogger a lice said...

Gostei de conhecer o teu espaço!:)

8:40 AM  
Blogger Daniela Mann said...

Beijinhos e bom fim-de-semana!

9:33 AM  
Blogger ≈♥ Nadir ♥≈ said...

Viva Portugal!
Bjx e bom fim de semana

9:50 AM  
Blogger mafalda said...

.....
Me siento muy alagada por tu visita, a la vez apenada por no lograr comprender satisfactoriamente tus letras. No se hablar ni leer el Portuges, un idioma que para mi es muy sensual y su característica pausa me provoca sensaciones esquisitas.
Estas invitado cuantas veces desees. Yo te visitaré e intentaré poco a poco comprender tu poesia. Tal ves aprenda poco a poco tu idioma.
Un fuerte abrazo de una Mexicana.

Mafalda

2:17 PM  
Blogger Bel said...

Portugal sempre!

3:54 AM  
Blogger ritanery said...

Poesia...quando tento encontrar a palavra que rima, já o meu coração mergulhou noutros pensamentos...e como a minha escrita vem pura e simplesmente da alma, a mão não acompanha o pensamento muitas das vezes, prefiro não parar para pensar e ir em frente!
Obrigada pela visita!Beijinhos e até novos textos!

9:18 AM  
Blogger Claudinha said...

Olá!
Não conhecia , mas fico encantada! Beijos!
(Hoje torci pela terra de meus antepassados. Não deu certo, mas Portugal marcou sua passagem com muita honra!) Beijo!

11:12 AM  
Blogger sugcrasis said...

Por acaso, muitos hoje pensam que tinha-nos valido mais o Aristides Sousa Mendes no lugar do Pauleta... Mas... a tradição já não é o que era... 1Abraço Sugcrasis

3:45 PM  
Blogger Cleopatra said...

Vou voltar aqui.
Ai vou vou!!!

9:37 PM  
Blogger Alexsander said...

Apesar de não conhecer esta figura, pela descrição recebida de ti só pode ser grande homem.

Agradeço a visita ilustre de um irmão portugues em meu blog brasileiro.

Abraço

8:58 AM  
Blogger Freyja said...

Portugal es un bello pais, con gente hermosa
el idioma es maravilloso
un abrazo



besos y sueños

12:31 PM  
Blogger Roy said...

Ora pois! Que baita blog :-)
terno abrax
RF

11:35 PM  
Blogger lucho said...

gostei do teu blog...
qt a Portugal penso q esta participação é uma das q ficará na história.

4:13 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Caro Lucho:
Concordo que foi um êxito! O quarto lugar é o podium!
Ficaram atrás de nós equipas fabulosas como a Argentina, o Brasil (que teve um dia "não"...), a Holanda (muito durinha graças a Deus...), México, etc...

Trouxeram o "caneco" da espectacularidade! Foi excelente!

Entre os "quatro magníficos" qualquer um merecia ser Campeão!

10:24 PM  
Blogger Paula Raposo said...

Exactamente!

12:32 AM  
Blogger Cereza said...

Nem sei bem como vim parar ao teu blog... mas gostei bastante, sobre tudo este post que fala do Dr. Aristides Sousa Mendes.

Convido-te a ir ao meu blog, onde tenho vários textos sobre o "consulo" alguns escritos pelos netos. Eles têm -me contado histórias do avô que me deixam arrepiada. Infelizmente em Portugal, dá-se pouca importância aos verdadeiros herois. Os textos estão em arquivo, mas basta fazer um search.

parabens

o blog é Urban Jungle : www.urban-jungle.name

7:09 AM  
Blogger Frioleiras said...

Eu também admiro Sousa Mendes!

5:47 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home