quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Transparência versus opacidade!


Eça: Estou em crer que só a verdade é revolucionária, só ela é fonte da virtude; hoje, com maior candência ainda, ela é fonte de libertação, com maior acuidade ela é a semente da vera democracia. Esta República está inquinada de opacidade, está conspurcada de hipocrisia, contaminada pela peçonha autocrática! A choldra continua: na justiça, na política, na religião...
Rouxinol, pega a minha pena e faz de conta que é a moca de Rio Maior!!!








João Palma: Sou pela transparência total. Os senhores PGR e Presidente do STJ deveriam dar publicidade ao teor dos despachos no tocante às escutas feitas pela PJ ao primeiro ministro...Fundamentar é preciso, para que o esclarecimento da opinião pública seja um travão às suspeitas de promiscuidade entre o poder político e o judicial! doa a quem doer, a verdade faz falta!


Transparência: Eu sou a transparência total. O país ainda não está preparado, o povo é inculto, a comunicação social impreparada ou «louca», os danos colaterais que posso provocar são muitos, e há medo, muito medo de mim! chamam-me «devassa», «obscena», «dissoluta» e barbaridades do género!...Alguns nem pelo buraco da fechadura me querem ver!!! conheço-os tão bem!! andaram para aí em campanhas batendo a mão no peito dizendo que ainda está para nascer alguém mais transparente do que eles!!! Mas na prática são uns cobardes, uns medrosos, uns hipócritas!!! Da mentira são amantes!!! E, por vezes, chulos! O «esquema», o «polvo» , é o paradigma da propaganda mediática como salvo-conduto para a perpetuação no poder. Tal qual o soba da pérola...

8 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Caro "rouxinol"

Sabe o que é que algumas pessoas lhe estarão a chamar depois de lerem esta sua reflexão?: "cantas bem mas não me alegras!..." eheh

Nós, os ditos "bloggers", os que ainda têm alguma ponta de vontade de chamar a atenção para os problemas que esta nossa República está a viver, bem vamos refilando, expondo as nossas preocupações, clamando por soluções, por Justiça, arriscando a nossa reputação de bons portugueses ou seja "bons rapazes, atentos, veneradores e muito obrigado"!...

Mas a coisa está difícil de encarreirar:
é caso para dizer:
"nem o pai morre nem a gente almoça".
É que tem-se a nítida sensação que se aguarda um desenlace de todo o imbróglio em que a opinião pública navega, alterosa (diz também que venenosa) e, entretanto, não há maneira de sermos esclarecidos definitivamente.

E cá vamos andando entretidos...até parece que o Futuro dos nossos filhos (e o nosso, caramba) não começa já hoje, AGORA!

Abraço
António

© Maria Manuel disse...

nem antes (em período de leições) nem depois( em exercício de poder) há transparência. são demasiados os favores e interesses que entretanto se foram e vão acumulando entre todos estes senhores, para terem chegado onde chegaram.

e sempre tão actual o "nosso" Eça!

José Leite disse...

Caro as-nunes:

O pior é que as alternativas ao actual status quo também não são animadoras...

Os processos eleitorais são o pecado original da «coisa»... os politicos vendem-se a meia dúzia de luciferinas criaturas e depois dá nisto!

Não me sinto de esquerda nem de direita, mas o esforço para me manter acima desta choldra leva-me a voar sobre este ninho de cucos!!!

José Leite disse...

cara maria manuel:

Nunca como hoje a política é um negócio de bastidores, um mundo sujo, opaco, venenoso, onde a hipocrisia e o faz-de-conta imperam.

«O povo é quem mais ordena», é cada vez mais uma piedosa mentira dita ao eleitorado que serve de leit-motiv para ao menos ele ir votar!!!

Nada mais do que uma mentira...

Victor Gil disse...

Amigo "Rouxinol".
Eça, cada vez mais actual, nas suas mensagens.
João Palma, sem medo.
Quem tem medo das escutas? Só quem tem os rabos forrados de palha. Se um dia pegam fogo, não há protecção civil que valha a muita boa(?) gente.
É muito difícil ver a transparência neste país, como Deus a deitou ao mundo. Rsrsrsrs.
Força amiga. Vamos carregar neles.
Um abraço
Victor Gil

O Sibarita disse...

Pois é Bernardim, seu texto é perfeito e cabe na atualidade mundial se houvesse transparência seria outra coisa.

Muito bom

Obrigado pelas palavras no Sibarita. Volte sempre...

um abraço,
O Sibarita

José Leite disse...

Victor gil:

Enfim, as coisas precisam de mudar, aos poucos, irão com o esforço de todos...

José Leite disse...

O Sibarita:
Volte sempre.
Cmpts