rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

sábado, outubro 31, 2009

Agradece-se colaboração!


Este homem é o assessor mais antigo do PR. Foi o protagonista do famoso caso das alegadas «escutas», em Belém. Chama-se Fernando Lima. Foi «deslocalizado» para outra tarefa....
Imagine o leitor que é o «Gato Fedorento». Que perguntas lhe faria?!
Eu começo:
__Meu caro Fernando Lima, que acha mais útil ao país neste momento: plantar árvores ou notícias falsas nos jornais?!

Marcadores:

PSD__ corrida à liderança... motores aquecem...


Eis o provável futuro líder: tem carisma, tem perfil, tem contactos internacionais...
É o dr José Albino. Pode ser um bom primeiro-ministro...
Nada lhe falta: perfil, carácter, ambição, prestígio. Tudo se conjuga para vir a ser o tal líder que faltava ao PSD. Figura de proa do famoso «grupo da sueca», associação caritativa que alçapremou ao patamar do novoriquismo alguns devotos, ele consubstancia a alma populista por excelência. Tem no desporto a âncora e a rampa de lançamento indispensáveis. É um orator nato, com dons acima da mediania, a fazer lembrar um Lucas Pires dos tempos áureos. Com espírito irónico q.b., sempre com uma boutade apropriada, um sorriso de circunstância, uma catilinária inteligente e corrosiva, é sem dúvidas o candidato ideal.
Marcelo Rebelo de Sousa tem demasiados ódios de estimação dentro e fora do partido. Santana está hiperchamuscado. Pedro Passos Coelho, pese embora a boa fisionomia, tem uma péssima imagem junto dos intelectuais. Pouco tem feito de construtivo a não ser pensar na sua candidatura. Ambição em excesso não é atributo que se elogie.
O Dr José Albino sim, é uma espécie de Narciso Miranda social-democrata. Ainda há dias no JN dava conta da sua simpatia pela persongam matosinhense. Têm ADN similar...
Paladino da regionalização, que mais tarde meteu entre parêntesis (como a maioria dos seus compagnons de route...), volta a erguer a bandeira, com o subreptício intuito de se erguer, também ele, que bem precisa...
Que mais falta para ser candidato? Apenas a tal vaga de fundo que é sempre imprescindível nestes momentos. Há que a criar com todo o esmero... ele merece toda a atenção das bases. Será «chegar, ver e vencer!»

Marcadores:

segunda-feira, outubro 26, 2009

A frase...

Saramago?!é um «Gato Fedorento» a brincar com a Bíblia!

Esta afirmação do professor doutor Carreira das Neves deve ser levada muito a sério...
É que os «Gatos Fedorentos», a brincar a brincar dizem coisas muito sérias!

O que dirá o douto professor Carreira das Neves do padre Theilhard de Chardin?!

O que diriam os Carreira das Neves ao tempo de Eça de Queiroz quando publicou «O crime do Padre Amaro»?

Mais ou menos isto: «Eça é um mal intencionado, inventa personagens devassos só com a subreptícia intenção de achincalhar a Igreja, dá maus exemplos aos jovens, contribui para a dissolução dos costumes, quase que sublima o incesto, procura denegrir a imagem da Igreja...»

O progresso civilizacional será tanto maior quanto maior for a tolerância, o pluralismo, o respeito
pela diferença, o chamado direito à «dissidência», o direito à «heresia», a liberdade de expressão e de pensamento.
O respeito pelos direitos humanos deverá ser um denominador comum, a baliza normativa, o enquadramento mais abrangente, a cúpula da pirâmide da liberdade.

sábado, outubro 24, 2009

Vitimização, as técnicas e os protagonistas...

Conta hoje o JN que uma senhora simulou um rapto e incêndio do seu carro, provocando até lesões em si própria (no couro cabeludo) por sofrer de perturbações do foro psíquico.
Está na moda esta praxis para colher dividendos. Sobretudo entre as mulheres, algumas claro.

Mas quem deu origem a esta vaga de vitimização?

Sem dúvida que foram os políticos. Veja-se aquele que mandou plantar uma notícia num jornal dizendo que estava a ser alvo de escutas. Sabia que era mentira, sabia que não havia fundamento minimamente credível para tal notícia, mas mesmo assim, não se coibiu de a mandar lançar. E o boato circulou pelos altifalantes mediáticos como uma nova canção da moda, como um facto verídico e altamente injurioso para determinada entidade que importava abater a todo o transe.
Mais tarde, quando já não tinha efeitos práticos , quando o cenário já era outro, veio desmentir tudo. Mas antes, quando decorria a «corrida», sorriu, assobiou para o ar e insinou que sabia ainda mais, mais tarde revelá-lo-ia!...

A montanha mais uma vez havia parido um rato.
Não tenho preconceitos contra mulheres nem contra políticos, mas que por vezes tomam atitudes que não dignificam a espécie hamana (lato sensu) lá isso tomam.

Marcadores:

Salman Saramago Rushidie



Inquisição, regressa, fazes imensa falta! O país está a arder! não se admite tanta falta de respeito! liberdade sim, mas «gatos fedorentos» não!
Há coisas que não devem merecer contestação de ninguém! a maioria deveria revoltar-se e expulsar os impuros!!! Expulsá-los do país, se possível! Eles maculam a pureza da raça lusitana!
Vender livros sim, mas usando métodos que não ofendam os senhores inquisidores do reino!...
Basta de excessos e de libertinagens!
«Esmiuçar» divindades é hediondo, depravante, diria mais, é «fedorento»!...

Marcadores:

quinta-feira, outubro 22, 2009

Jesus Cristo, desce à Terra!!!


«Eu, descer à Terra, outra vez?! Jamais, parece que ainda estou a ouvir aquele grito da multidão: "Solta Barrabás, solta Barrabás!" É Barrabás que por aí anda a espalhar a fome e a miséria para a maioria e a opulência e o fausto para uma minoria...»
RETRATO DA CRISE
Angústia do fim do mês
Ou pobreza envergonhada
Até a fome, talvez,
É sofrer pela calada.
Esta vida é uma porra
Tudo anda desconcertado
Uns, vivendo à tripa forra
Outros... co'o cinto apertado.
O contraste mais gritante,
Já anda gente a esmolar...
A miséria é galopante
E alguns... sempre a festejar!
Festinhas e festarolas
Há quem viva sempre em festa
Meter ao saco as violas
A nós... é o que nos resta...
Tanta injustiça se vê
Semente de ódio e de guerra
Quem em Jesus Cristo crê
Lhe pede: que desça à Terra!

Marcadores:

domingo, outubro 18, 2009

Papa «Verde» no planeta «Azul»...



Neste planeta azul tão poluído
Temos um Papa «verde» que nos dá
Lições de ecologia, e tem mantido
Fé no planeta sempre ao «deus dará»...
Supervisão, sanções aos infractores,
Criar legislação, enfim, mudar
Mentalidades, modas e valores
Este planeta «azul» há que salvar!
As novas gerações irão sofrer
A manter-se este clima, esta loucura,
Danos irreparáveis, podem crer,
O Homem tem de ter outra postura!

Marcadores:

sábado, outubro 17, 2009

O povo?! Gosto é de umas tacadas!...

Não se faz. Entrar e saír logo sem dar qualquer contributo ao sistema democrático. E o país aguardava tanto deste génio que encheu de pasmo o areópago europeu com as suas tiradas geniais, a sua vasta eloquência a roçar o sublime, o excelso!

Que pena! e tudo por causa de umas tacadas de golfe!
Depois queixam-se dos que lhe seguem as pisadas! «Só concorri a presidente de junta, não ganhei, vou dar umas tacadas, que fiquem os escravos!»

É com este paradigma de políticos («peneiras sem rede...») que o PSD se vai afundando...

sexta-feira, outubro 16, 2009

A voz da Oposição

D. Oposição gosta de lavar roupa suja...

R. de B._ D. Oposição por que não aceitou o convite de Sócrates para um entendimento?

O __ Olhe, rouxinol, Sócrates ganhou, ainda está num estado de graça e espero que o consiga manter por algum tempo. Depois terá à perna os professores, os magistrados, os lavradores, os estudantes, os desempregados... enfim, não tenho vocação para lamber feridas alheias...

Rde B __Mas... D. Oposição, o país precisa de todos...a senhora vai alinhar no «bota-abaixo»?

O__ Olhe não sou nem serei «queijo limiano», não sou nem serei muleta de ninguém, serei construtiva. Dizem que só lavo roupa suja, é verdade, não tenho quem a lave por mim, ao preço a que as empregadas estão... contudo estarei sempre disponível para dialogar. Se o «animal feroz» se transformar num cordeirinho, nunca se sabe...


Linguagem gestual


MFL __ Eu perdoo-lhe o facto de ter perdido a câmara de Lisboa. Reconheço que era difícil, mas não foi um presente envenenado como alguns disseram. Só lhe peço uma coisa: ajude-me a fazer calar por algum tempo aquele narciso de Gaia, que, lá por ter conseguido muitos votos (à custa de uma comunicação social ajardinada...) se julga um suprassumo, um expoente, um ícone do poder local. Coitado, é um bipolar, e como tal temos de lhe dar um desconto e ter paciência!... Está com ganas de montar o cavalo do poder mas não tem estaleca e já se estatelou de forma tão hilariante... qualquer dia chama-me «sulista», «elitista» e... «santanista»...
PSL__ Minha cara, conte comigo, não sou adepto da eutanásia política. Mas cuidado com a «rã de Gaia», está numa fase de enchimento do ego. Tem a psicose da vitimização, há que ter cuidado! Tal qual Jardim, que quando o atacam diz que estão a atacar a «Autonomia!», ele, reage da mesma forma, tem a mesma síndrome de vitimização, e, diz que estamos a atacar o «Norte»!
Acresce a tudo isto a «síndrome de Caim»! ele está mortinho por ultrapassar (matar, entre comas, claro...) o irmão Abel, o autarca do Porto, como é óbvio!... enfim, um cocktail psiquiátrico digno de estudo! Quem se debruçar sobre este assunto corre o risco de ganhar o Nobel, da medicina, claro!

Marcadores:

quarta-feira, outubro 14, 2009

AGUSTINA, um sol resplandecente!

À eterna menina Agustina, nós desejamos feliz aniversário! Oitenta e sete primaveras com um sorriso outonal!
Minhas queridas, muito obrigada! Espero continuar a ser sol, para que o inverno não apareça tão cedo!...


Neste esplendor outonal
Candura quase infantil
Agustina, SOL TOTAL,
Um sonho primaveril!
Há sóis que nos iluminam
Nos dão força, afinal,
A iluminar ensinam
Todo um vasto Portugal!
Escrever é derramar
A luz sobre o obscurantismo
É a noite erradicar
Difundir o iluminismo!
Tanta cegueira nós vemos
Nesta pólis às escuras
Claras mentes, poucas temos,
São sóis da nossa cultura!


Homenagem à grande escritora Agustina Bessa-Luís que hoje faz oitenta e sete anos.

Marcadores: ,

terça-feira, outubro 13, 2009

DEUS É JUSTO E BOM. SERÁ FINITO?!


«Meu Deus... não desisto!»
Avelino Ferreira Torres tem fé, toneladas de fé. Depois do desaire eleitoral de domingo, virou-se para Deus, como é timbre de pessoas deste quilate. E orou assim:
«Meu Deus!...
Se o Teu mandato findar
Lembra-Te: eu sou impoluto!
Quero ir pró Teu lugar
E... ser o Teu substituto!»
Nota final: consta que o céu inteiro soltou uma sonora gargalhada!!! quase caía o Carmo e a Trindade!!!

segunda-feira, outubro 12, 2009

D. Vitória, essa mulher-objecto!



José Sócrates visitando a Póvoa de Varzim, interroga-se:
__Dra Luísa Moreira, que lhe parece aquele quadro acima?
__Senhor primeiro-ministro, vejo a violência doméstica, a mulher escravizada pelo macho possessivo e ciumento. Ela, se calhar ainda é menor, precisa de ir para o «Regaço»... precisamos de ajudas governamentais para apoiar instituições que protejam as menores em perigo...
Sócrates agradeceu e inquiriu o autarca:
__Eu, pessoalmente__disse Macedo Vieira, cofiando o bigode, de forma intrigante...___ penso que é um reflexo do amor obsessivo, da paixão doentia, talvez a rapariga e o namorado ou marido precisem de terapia adequada...
Sócrates, com ar filosófico, sentenciou:
__Talvez seja a paixão doentia pela Vitória que leva alguns políticos (eu recenheço que também tenho a minha quota-parte de culpas... não sou hipócrita) a usar todos os meios (até os mais aberrantes...) para segurá-la... para que não fuja para os adversários... que passam a vida a assediá-la...
Macedo Vieira, filosofando:
__Hoje, já após ter ganho eleições de novo, mais tranquilo, posso dizer que também me reconheço um pouco nessa imagem. Todos nós, políticos, somos um pouco assim.... se fosse na sexta feira, não lhe diria isto, meu caro. Há hora de coruja e hora de falcão...



sábado, outubro 10, 2009

Antevisão do Day After!...







Perdedor número um:
__Eu sei que perdi, mas Lisboa perdeu mais: a minha capacidade realizadora, o meu espírito cosmopolita, a minha paixão pelas artes e pela arquitectura...
Não virão cá artistas brasileiras pagas a peso de ouro, nem arquitectos famosos lá dos States, as comissárias políticas (vulgo santanetes) terão que esperar por uma nova oportunidade...O meu Sporting ao ver-me caír, viu mais uma pála caír também...
Perdedor número dois:
Perdi mas não estou convencido. Eu era o mais bem parecido, o mais bem falante, o com melhor penteado. Andam para aí uns despenteados mentais a criticar a minha coragem chamando-lhe arrogância, a minha inteligência brilhante, chamando-lhe vaidade, o meu bairrismo e orgulho de vilacondense dizendo que traí a terra do coração trocando-a por outra...
Fernando Gomes foi presidente da câmara do Porto e nunca ninguém o criticou por morar em Vila do Conde. Vou continuar e dar luta, chamar-me-ão teimoso, direi que sou perseverante.
Não abandonarei o palco da luta como alguns o fizeram no passado, serei carne para canhão mas resistirei.
Chamem-me arrogante, mas fui o melhor candidato, apesar de ter obtido o pior resultado de sempre! Culpa de quem? Dos vila-condenses, que estão a perder qualidades, estão a ficar velhos e sem espírito crítico, incapazes de uma avaliação séria e serena. Esteticamente eu sou uma Lili Caneças de calças e gravata, sou um Adónis, enquanto os meus adversários, coitadinhos...
No olimpo da política os apolos também caem... São os invejosos que gostariam de ter a minha beleza, o meu ar simpático e triunfador! Foi apenas o ar, e foi um ar que lhe deu...
Perdedor número três:
Nunca pensei perder o Porto, e não o perdi, pois tenho o líder do Porto, o querido líder Pinto da Costa, sempre a apoiar-me. Com este homem ao meu lado, sempre tão respeitador das leis e das mulheres, sempre tão amigo da justiça (vertente fafense, sobretudo...), sempre tão dentro do coração da cidade, sinto que ganhei, sinto que estou no paraíso, no Olimpo. Ele, que era um portador de alergias, é agora o portador das minhas algias!!!
Aquela estúpida cassete do «está com um pé cá e outro lá», repetida até à exaustão, foi que me derrotou. Sim, o vencedor, Rui Cassete Rio, é formalmente o triunfador, dou-lhe os meus parabéns, mas aquela sua hostilização à cultura, ou melhor, o querer uma cultura servil ao poder, é de enjoar. O Porto vai ter um novo mandato de birras com os dragões, de hostilização à cultura, de ofensa permanente ao património mais emblemático, de costas viradas para o povo genuíno e bom que me apoiou.
O Porto mais uma vez perdeu. Resta-me a consolação de o campeonato ficar outra vez por cá!...
Do mal o menos... e também não perdi a dourada gamela que é a minha verdadeira paixão!
Não me levem a mal, o Porto é uma cidade tão periférica, tão marginal, tão distante... prefiro Bruxelas, prefiro o coração da Europa!

sexta-feira, outubro 09, 2009

ÉTICA, POR ONDE ANDAS TU?!

Será que sabes onde ela está, meu caro Rouxinol?!

O País precisa de ética. Sem ela não construímos nada de positivo!
(Apelo difundido no dia 5 de Outubro, dia da República)





Sem ética não há democracia,
Respeito, dignidade, humanismo;
Ela é a alma, matriz, cidadania,
Símbolo de carácter, de civismo...



Liberdade plural pressupõe ética,
Premissa e alicerce da verdade
Crença numa visão quase profética
De uma vivência humana na bondade.


Um mundo novo temos de erigir
Balizado no amor, sem fronteiras,
Urbi et orbi pujante no sentir...




Com ética a plasmar metas cimeiras
Para que a paz se possa construír
Tornando ainda mais sãs, pátrias inteiras!...




Nota final: Reservo para a próxima segunda-feira(12.9) um comentário a este tema.
POST SCRIPTUM: Pergunto àquele político de campanário se valeu a pena ter violado princípios éticos falando da gripe das aves e da gripe dos porcos, no intróito ao seu programa eleitoral?
A resposta aí está, uma derrota expressiva, por números esmagadores...

Marcadores:

quinta-feira, outubro 08, 2009

A escultura e a modelo...




Título?!
Há quem ganhe mais na horizontal do que
na vertical!....

Marcadores:

terça-feira, outubro 06, 2009

HIENAS E... LEÕES!




Às vezes o riso forçado não é sinal de força. É desespero, ânsia, embriaguês...
O leão sabe que é mais forte que a hiena não precisa de exibicionismos patéticos!
Quanta arrogância mesquinha
Nessa vil maledicência
Só euforia daninha
Asnática pesporrência.
Sorrisos forçados, tolos,
Qual prenúncio de vitória
A derrota dos parolos
A mais pesada da história!
Embriaguês do poder
Riso de sofreguidão
Coitados, irão sofrer
Mais uma desilusão...
Hienas, rindo de quê?!
Tem ar bem sério o leão
Força serena se vê
Naqueles que vencerão!...
Nota: Anda uma leoa à solta!!! Será a Maria José Valério ou a Luciana Abreu?! Espanha inteira está alvoroçada!!! Ver aqui...

Marcadores:

Ainda as escutas....

Um amigo meu escutou este diálogo num café de Vila do Conde:

__Já é tempo de uma cara mais jovem, um rosto sorridente, um tipo mais freco no lugar do velho!....

O outro replicou:

__ Às vezes é melhor o velho que o velhaco!

domingo, outubro 04, 2009

«FRESCURAS» ASSUMIDAS....

«Ele disse isso enaltecendo essa sua qualidade. Em Gaia há alguns. Nunca é tarde para saír do armário!!!»




"Eu sou candidato fresco"
"Frescura" bem assumida
Folclórico, pitoresco,
Gosto de gente invertida....



O ser «fresco» está na moda
E Gaia não fica atrás
E quem percebe da poda
Diz que lá nisso... é um ás!


Os «frescos» lá do Brasil
Querem todos vir pra Gaia
Menezes é o seu edil
Confessa a «brazuca» arraia!....


O candidato a Presidente do município gaiense diz que o novo presidente deve ser «fresco»...
Supõe-se que é um auto-elogio, uma narcísica boutade... Supõe-se... é óbvio.

Marcadores:

O grande mal...

A ambição desmedida é o grande mal
Ícaro se queimou por causa dela...
A rã que quis ser boi, foi-lhe fatal...
É melhor ver o sol... só da janela!



«Adoro Vila Nova de Rabelos...»
Palavrossáurio Asnatikus Luciferinus

Marcadores:

sábado, outubro 03, 2009

PROMISCUIDADES...






Três «em linha»...






Foi com um misto de surpresa e de estupefacção que li no blogue sextante poveiro, do Comandante Manuel Figueiredo, que na Póvoa de Varzim, na mesa da Assembleia Municipal (órgão fiscalizador do executivo), se senta, além do presidente da mesa, o presidente da câmara e vereadores do PSD (entidade a ser fiscalizada), ficando os vereadores da oposição noutra mesa!

Este é o retrato mais significativo da perversão de funções que ali impera. Os membros do órgão fiscalizado, ao lado, de facto, dos responsáveis máximos do órgão fiscalizador!

Como é óbvio isto dá um ar de associação pouco ética, pouco transparente. O órgão fiscalizador deve estar acima e ser totalmente independente do órgão fiscalizado! a mulher de César além de ser séria tem de o parecer também!...

Será este o paradigma que vai ser implementado e transplantado para Vila do Conde se o candidato laranja ganhar?

Julgo que nem na Madeira se passa algo de tão pérfido, tão contra-natura, tão aberrante!

Será que o candidato laranja de Vila do Conde pensa seguir esta praxis? vontade não lhe falta, a olhar para o seu perfil arrogante e prepotente!

Em tempos, li no seu blogue que ele era um presidencialista convicto. Será que pensa colocar em prática isso na câmara? Claro que nunca terá essa hipótese pois os vila-condenses não andam a dormir na forma...

Jardim é tão hiperpresidencialista que chegou ao ponto de dizer que não precisava da Assembleia Regional para nada! a Dra Ferreira Leite (que o candidato laranja enalteceu ainda há bem pouco) teceu excelsos panegíricos ao líder madeirense. Ela, que chegou ao limite de dizer que talvez fosse saudável suspender a democracia por seis meses, (ver aqui, esta patetice tão aberrante...) lá tinha as suas motivações profundas!

O povo __ o sempiterno destinatário destes dislates__ recusou-a de forma liminar.

Na Póvoa, será que o povo irá recusar também este autocrata de perfil tão pouco ético? Este marinheiro de água doce que navega nas águas turvas de um «mardebeiriz» que tresanda a promiscuidades mil!... Este magnânimo benfeitor e dador de douradas mordomias... a douradas criaturas...

E em Vila do Conde, será que o povo vai dizer amén a este autocrata que ri tanto, tanto, que mais parece ir para uma orgia nocturna, do que candidatar-se a um lugar que exige respeito, trabalho, esforço, seriedade, dedicação total e exclusiva?!

Será que pretende lapidar a democracia?! ele que vai delapidando o seu talento com coisas menores...e despiciendas...

Marcadores:

La Princesse et le Président


O novo romance de Giscard d'Estaing, antigo presidente da república francês, tem dado azo a comentários desencontrados. O que pensará Diana, sobre ele, de facto?
__Diana, o que pensa deste romance?
__Meu caro rouxinol__ sorriu, com aquele esmalte brilhante a faiscar...__ anda tanto tolo a querer ganhar dinheiro à minha custa. Sinto-me uma árvore frondosa onde algumas plantas trepadeiras procuram sugar um pouco da minha seiva...enfim, a crise é tanta que tudo lhes serve para ganhar dinheiro! Idade senil, tolices mil!!!

Marcadores:

sexta-feira, outubro 02, 2009

AUTOCRÍTICA PERFEITA!

Meu Deus perdoai-lhe, não sabe o que faz!

Anda tudo louco, meu Deus!!!

INTERROGAÇÃO PERTINENTE!


Rouxinol amigo, a sabedoria divina está contigo!!!





Caro Bento XVI:
Há similitudes notórias entre a Vinha do Senhor e a vinha democrática. Nós, cada qual no seu posto, somos trabalhadores da Vinha do Senhor.
Nas vinhas há os plantadores. Na vinha democrática, como tivemos oportunidade de constatar com os episódios mais recentes, há também os plantadores de notícias com objectivos inconfessáveis.
Alguns, querem promover uns e desacreditar outros, e para isso lançam (ou mandam lançar...) o boato das escutas. Outros, querem fazer subir acções na bolsa e fazem implantar notícias-rumores no sentido de criar boas expectativas nos mercados.
Isto não serão novos pecados, com danos gravosos ao nível da colectividade (e com proveitos notórios para os plantadores...)? Não será necessário, na nova revisão do Catecismo Sagrado, incluí-los?
Alguns são bem piores do que plantadores de canabis!!!

Marcadores: