sexta-feira, dezembro 18, 2009

O Planeta está mais poluído...




É sabido que o Papa tem uma forte componente ecologista no seu discurso habitual. Mas não é demagogo nem embandeira em arco com folclóricas cimeiras.
Copenhaga é apenas um marco. As intenções poderão ser o mais piedosas mas de facto a prática irá ser um atropelo constante a princípios e propósitos aqui defendidos. Americanos e chineses não são de confiar nestes domínios, pois colocam acima de tudo o primado da economia.
Este Papa já demonstrou que não vai em folclores. Não beija as terras aonde se desloca, como o fazia o seu antecessor. Ela, de tão poluída, é mais um factor de contaminação e de patologias do que uma fonte de purificação. Respeitar a terra, sim, mas não vergar ao folclore, quer dizer na sua Bento XVI. Dá mais valor às gentes do que ao chão que vai pisando...
Copenhaga é um misto de folclore e de propaganda política. As bandeiras estão agitadas por ventos de feição contraditória: o progresso, o desenvolvimento é, tantas vezes, o principal inimigo do ecossistema.
Esperemos que o tio Sam vá começando a cumprir o prometido, assim como a China comece a entrar no jogo do futuro.
Sanções? Essas virão, mais tarde ou mais cedo, e sofrerão sempre os mesmos: as vítimas dos furacões, dos tufões, das águas contaminadas, do ar irrespirável, esse caldo de cultura onde vicejam as patogenias mais perigosas... Cuidar do ambiente ainda não dá votos! Até que a mentalidade dos eleitores mude, ou comece a fazer-se sentir!... A clarividência ainda vem longe. Os jovens ainda não se conseguem fazer ouvir pois os holofotes mediáticos estão na posse dos velhos predadores...
Vamos vendo por aí...

2 comentários:

maria teresa disse...

Não será que as sanções já estão a ser pagas? Por todos nós que vivemos neste mundo de incongruências opinativas e de concretização.
Abracinho

Histórias do Rio de Janeiro disse...

Os interesses financeiros estão acima de tudo e de todos. A conferência acabou frustrando a maioria. Os ricos preferem pagar para que os pobres façam sua parte. Mas é interessante ressaltar que a população por sua vez não procura se interar dos problemas e ajudar a resolver. Nós idealistas não podemos abrir mão de tentar.
Parabéns pelo Blog.
Forte abraço!