segunda-feira, janeiro 03, 2011

ACREDITO EM PORTUGAL!

Eu acredito em Portugal. Tenho fé nos portugueses. Sei que eles saberão fazer um diagnóstico fiel da situação actual e saberão tomar a terapia adequada. Mudar de rumo é imperativo. Isto não pode continuar assim. A impunidade dos corruptos há-de terminar um dia...
Portugal estava a um passo do abismo e... nestes últimos tempos, deu esse passo...
Agora, ao contemplar o abismo__ falências, desemprego, fome, miséria generalizada__., que fazer?!
Quem foram os responsáveis? quem causou todos estes danos? quem beneficiou com este «crime»?
Quando há um crime procura-se quem possa ter beneficiado com ele. Procura-se quem teve interesse no acto e quem tirou vantagens pessoais dele.
Em economia isso também se faz.
Os neoliberais, dentre os quais se inclui Cavaco Silva, dizem:«é a falta de produtividade!», «é o ciclo económico que está em fase recessiva!», «é a desconfiança que se instalou e inibe o investimento!», «são os mercados a darem o sinal de alarme!»
Tudo tretas que procuram esconder a verdade total.
Tudo manobras tecnocráticas que procuram tapar o sol da realidade com a peneira do eufemismo tecnocrático...
Vejam este discurso de Cavaco Silva no ano novo.
Pede para serem punidos os responsáveis pelas fraudes e corrupções na banca? Clama por justiça e pede leis mais repressivas refinando a fiscalização e a supervisão destas entidades?
Pede aos tribunais mão firme a fim de ver ressarcidos os prejuízos provocados por banqueiros corruptos?!
Nem uma palavra! Nem um resquício de indignação para com aqueles que aproveitando a boa fé de clientes, milhares de clientes, se borrifaram para a lei, para a democracia, para o respeito pela dignidade da pessoa humana. Nem uma palavra de hostilização aos corruptos e traficantes de influências que por aí fora vão dando cabo das empresas levando à falência milhares de unidades produtivas e deixando na miséria milhares e milhares de trabalhadores honestos. Nunca fala na corrupção, nunca admite que a economia paralela é um dos males mais danosos que vão afundando o país até ao charco...
Não! nada disso! Cavaco Silva apela à arraia miúda, ao povo, aos contribuintes, para pagarem os roubos, as tropelias, os esbulhos megalómanos de meia-dúzia de oportunistas que, usando a capa protectora do próprio PR, se aproveitaram do marasmo e da cumplicidade reinantes para enriquecerem enquanto o diabo esfregava um olho...ele, Cavaco Silva, esfrega ambos os olhos e nada vê, são amigos e não quer traír os amigos...
Amigos dele, não amigos do povo, da democracia, de Portugal!
Eles não vão pagar a ponta de um corno. Eles vão ser libertados, talvez até condecorados, como já aconteceu anteriormente, com outros de igual jaez!
Cavaco Silva é o rosto do neoliberalismo! é a fachada do nepotismo! é a alma-mater de um novo-riquismo que medra e se robustece defraudando o Estado, driblando a lei, gozando com este estado de direito que está mais torto... que o rio Torto...
E os que estão na CGD__ que ele acusa de má gestão no BPN__ será que os vai tirar da sua comissão de honra?
Ou será que a tibieza que imperou na deslocalização de Fernando Lima se manterá aqui! Homens de duas caras, Janus, não servem a Portugal nem aos portugueses! eu, se estivesse no lugar de Faria de Oliveira e Norberto Rosa, a não haver um pedido público de desculpas, demitia-me! Mas eu sou eu... outros preferem engolir sapos...
A cobardia, a demagogia, a paz podre__ tipicas nestas circunstâncias__ vão sobrepor-se à verdade nua e crua?! o povo português que abra os olhos! eu acredito que já os abriu!
Será que a moeda má (C.S.) vai afastar a moeda boa (F.N. ) e continuar a conspurcar o ambiente? Será que a promiscuidade vai ser eleita?!
Entretanto, há quem ande por aí, a falar, falar (para nada dizer...), usando um discurso que é um biombo, uma cortina para tapar a realidade que nós vemos, que nós sentimos, que nós não ocultamos nem ocultaremos jamais!

7 comentários:

Pat. disse...

Li o texto todo e almejo que Portugal (país que amo de paixão) saia desta o mais breve possível. E que todos possam abrir os olhos e perceber o que há de verdade fazendo mal ao país... um espaço territorial lindo com quase mil anos de existência e brava luta desta terra mãe por sua permanência.

Tudo isso que acontece aí, ocorre igualzinho aqui e em outros lugares do mundo! Lamentável o que uma minoria faz com seu povo e seu país!

Almejo que 2011 seja o ano das mudanças e que entre todas as que são necessárias serem feitas, a mais importante seja a da conscientização humana para a política de seus países...

Deixo meu abraço respeitoso e minha admiração por este país que tanto amo e quero ver bem.

Pat.

O Puma disse...

Em Cavaco

nem nas suas impressões digitais

Anônimo disse...

No Brasil ñ esta diferente.
Bem vindo a 2011 meu querido.
Estou de férias agora,posso visitar os amigos com à atenção que merece.
Abraços carinhosos.

José Leite disse...

Pat

Sua visita é sempre de agradecer. Seus judiciosos comentários caem fundo no meu coração.
Obrigado.

José Leite disse...

Puma:

Talvez nem tudo seja mau.
Ele tem uma qualidade extraordinária: o narcisismo!

É fraquinho ... em modéstia!

José Leite disse...

Pérola:

Portugal e Brasil têm muito em comum.
Ainda vai demorar algum tempo até que o povo abra os olhos a sério!

Graça Sampaio disse...

Cavaco não, obrigada! Grrrr....