quinta-feira, outubro 28, 2010

Carta Aberta ao professor Cavaco Silva

Excelência:
Como economista sabe que o dinheiro não é elástico; que a dívida externa galopante está a condicionar cada vez mais o cumprimento dos objetivos para minorar o défice orçamental; que a nossa dependência face aos mercados no que concerne a obtenção de crédito está a condicionar cada vez mais a nossa margem de manobra.

Assim, proponho a V. Excelência, a convocação imediata de um Conselho de Estado. É nesse areópago que terá oportunidade de esgrimir argumentos e chamar à responsabilidade todos os partidos e todas as entidades que nele têm assento. Mas não só.

Deverá também chamar pessoas idóneas que de há muito têm analisado o Estado moral e cívico da Nação e têm sido marginalizadas e/ou ridicularizadas pelos detentores do poder. Com elas faça uma análise rigorosa do Estado da nação. Pessoas como Medina Carreira, Paulo Morais e João Cravinho (dentre outros como é óbvio...) poderão dar-lhe uma imagem mais exacta da realidade que nós vivemos no quotidiano.

A corrupção está a matar a democracia. Ela é a mãe de todos os males. O parlamento não fiscaliza (nunca fiscalizou) o executivo, muito pelo contrário: quase sempre, em todas as circunstancias, avalizou ou serviu de correia de transmissão aos desígnios de todos os governos. Foi mera caixa de ressonância e legislou de forma abundante mas pouco clara, pouco eficaz. Há excepções nas leis que destroem os desígnios com que elas foram criadas. Muitas delas são um incentivo ao crime e à corrupção.
A corrupção é o monstro policéfalo que todos os dias cresce e surge com novas metamorfoses... E todos o temem, poucos lhe dão luta...

Depois de ponderadas todas as análises, feitos todos os diagnósticos, medite bem e veja a encruzilhada em que está o país. O atoleiro pode criar situações de não-retorno... esta areia
movediça pode ser fatal: para si, para nós todos, para a própria democracia...
Pode estar aí, ao virar da esquina, uma DITADURA!

16 comentários:

Graça Pires disse...

Subscrevo a carta mas acrescentava unma coisinhas para o Professor...
Obrigada pela visita e pelas palavras deixadas no meu "Ortografia".
Beijos.

Diário Virtual disse...

Muito legal o teu blog!!!

E obrigada por ter passado no meu!

bjos

Rosa dos Ventos disse...

Já está convocado o Conselho de Estado para 6ª feira!
Não sei se o "conselheiro" Dias Loureiro um dos "idóneos" amigos do Presidente estará presente.
Pelos vistos evaporou-se assim como outro grande ministro do cavaquismo, Arlindo de Carvalho... :-))

Abraço

Osvaldo disse...

Caro amigo Rouxinol;

Parabéns pela coragem como também pela clarividência demonstrada na carta ao Presidente.

Só um reparo à ou o Rosa dos Ventos;... notei no seu comentário uma certa alergia aos membros do PSD, como se noutros partidos não houvesse ovelhas ranhosas...
e olhe que nunca votei nesse partido embora desta vez não esconda que o farei, por motivos mais que óbvios. Até porque tenho vergonha de ter votado em quem votei.

Um abraço.
Osvaldo

São disse...

Estamos sintonizados: também tenciono escrever a Cavaco Silva, mas para lhe relembrar umas coisas que fez ao longo de cerca de trinta anos de vida política e parece ter esquecido!

Yma noite serena

Táxi Pluvioso disse...

E ele sabe ler? Acho que a idade lhe puxa mais para brincar com os netinhos.

Anônimo disse...

Benza a Deus, um Conselho de Estado assim como descreve. Eficiente e gabaritado, deverá dar solução a essa corrupção, enfim. Quer dizer que em Portugal há um areópago desse nível, como os tribunais de outrora?! Em todo o caso, pergunto, né?! Poderia servir de bons exemplos para a presidência (?!) do Brasil, afinal...rs.

Beijos e obrigada pelas agradáveis visitas,

José Leite disse...

Graça:

Havia tanto a acrescentar... dava um livro!

José Leite disse...

RÊ:

Seja sempre bem-vinda.

José Leite disse...

Rosa.

Agor apenso que são todos IDONEOS...

José Leite disse...

Osvaldo.

Sou apartidário. Entre PS e PSD há diferenças. Agora o PS está há mais tempo exposto à erosão do poder, mas quando lá esteve o PSD, houve situações parecidas...

Mutatis mutandis...

O problema é de fundo. Há que mudar radicalmente de paradigma.

José Leite disse...

são:

Força, toca a escrever!

José Leite disse...

Ana Lúcia:

O mal é generalizado.

É uma PANDEMIA de pendor económico-financeiro. Há que dotar o Estado de mecanismos de autodefesa.

Os eleitoralismos dão cabo da racionalidade economica...

carlos pereira disse...

Meu caro;
Quero, antes de mais, louvar a sua disponibilidade e coragem em escrever ao PR deste Portugal mergulhado num verdadeiro caos, que ele ajudou a criar enquanto chefe do executivo e a torná-lo no monstro que é hoje com a sua inoperante sapiência politica.
Quero, também, dar-lhe os meus parabéns pelo magnificente texto produzido.
Um forte abraço.

Rosa dos Ventos disse...

Peço desculpa ao Rouxinol de Bernardim por responder aqui a Osvaldo - tem toda a razão, há gente honesta e desonesta em todos os partidos, só que estávamos a falar do Conselho de Estado e veio-me à ideia o amigo desaparecido!
C´est tout! :-))

Desnuda disse...

Bernardim,

esta carta foi muitíssimo bem redigida e fundamentada. Uma carta repúdio a corrupção é universal ( trocando-se endereços e nomes ). De tudo perigamos aqui...

Excelente fim de semana. Beijos