sábado, janeiro 02, 2010

CEM ANOS DE REPÚBLICA!

Cá na Madeira, temos uma República monarquizante com um reizete de sangue azul todo pinoca: é o Príncipe da Poncha Real!

Tens razão rouxinol, é só padrinhos quer na monarquia quer na República, e eu que o diga, isto mostra que independentemente do regime, a mentalidade mantém-se : este zé povinho gosta de viver sob a tutela de padrinhos, de reizinhos, de caciques, de bokassas...
Tu, se tivesses um padrinho, poderias ser alguma coisa na vida, assim
... viverás sempre sob o signo do ostracismo, da marginalização, que é o destino de todos os que não alinham com a corrente!... Por que não te adaptas, homem?! Faz como eu!!! Sou republicano monarquizóide, traz sempre vantagens ter um pé num lado e o outro noutro! Conheces o meu passado, né?!
Ainda hei-de ser «o Principezinho!»






Hoje em dia o favor é o reizinho
Nesta República sem par;
Também há a figura do padrinho
Um figurão venal, mas popular...






Continua-se a andar, chapéu na mão,
Pedindo, mendigando sem parar...
Lamber botas, fazer genuflexão,
É forma de ascensão que está a dar!!!




Nota: Sem dúvida que a república é melhor que a monarquia, no meu modesto entender. Contudo, as mentalidades ainda subistem com tiques monarquizantes. Veja-se o que se passa na Madeira, onde impera um regime sui generis que de republicano pouco tem! Ver aqui, pesquisar bem fundo e... MEDITAR!!!!
Consta até que o poder político exerce represálias sobre quem denuncia a situação. um padre foi deslocalizado (para o Machico- ver aqui) por denunciar a falta de apoio aos pobres (mais de meia centena de milhar) da região. Uma república que estigmatiza os pobres e os que com eles se solidarizam, e, por outro lado, entroniza os ricos no altar da opulência, é uma república de bananeiros sem alma, de putrefatas criaturas cultivando o deus-poncha e o bezerro de oiro do turismo plutocrata...porra pra estes republicanos de treta!

4 comentários:

Teté disse...

Por acaso já houve um tempo em que achava alguma piada ao AJJ: era o único que dizia disparates atrás de disparates, comparado com os políticos cinzentões, o homem parecia estar sempre enfrascado...

Actualmente já não lhe acho piada nenhuma, porque na verdade é um verdadeiro tiranete! A democracia tem destas coisas, quando esses vão parar ao poder por eleição democrática, afastam todos os que os contrariam. E o espírito subserviente e mesquinho da população, na ânsia de agradar ao líder, não ajuda nada.

Mas ainda existem outras tiranias... aliás, davam pano para um guarda-roupa inteiro!

Curiosamente, sempre achei que os ensinamentos de Jesus tinham algo de "comunista" na repartição das riquezas, na condenação da ganância e ambição dos Homens. Longe de leninismos e estalinismos, evidentemente, que a sede deles era de Poder!

Bom fim-de-semana! :)

Rafeiro Perfumado disse...

Não concordo muito com isso, da monarquia ser melhor que a república. Foi com a monarquia que vivemos os nossos períodos mais áureos, e não se pode negar essa herança. Ainda mais olhando para a república que temos...

Abraço!

José Leite disse...

Teté:

Ele enfrasca-se vezes demais para o meu gosto... mas quem o segue, aquela multidão ululante e acéfala, também não deve estar em melhor estado...

Será uma forma de pandemia?!

José Leite disse...

Rafeiro:

Não leu bem, certamente. Eu não disse que a monarquia era melhor que a república, pelo contrário.

O que ninguém duvide é que não há regimes perfeitos. Há monarcas em embrião em regimes que não se dizem monárquicos...

Salazar, não seria também, um monarca de pendor monástico?! Não perseguiu o próprio bispo do Porto?!

Há que estar sempre atento, nos melhores panos caem negras nódoas...