rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

sábado, janeiro 02, 2010

Guerra e Paz: Dialética permanente!


Hoje é dia da Paz. Deveria sê-lo todos os dias. Contudo, a guerra está dela indissociável. Para manter a paz há que combater os seus inimigos. Quem são? Quais são?
Esse é que é o grande busílis. Todos os defensores da paz declaram guerra aos seus inimigos no pressuposto de que estes fomentam a guerra.
Veja-se a guerra permanente nas autarquias: os opositores querem a lei e a moralização, mas quem está no poder, normalmente escamoteia factos, defende valores pouco transparentes, procura driblar preceitos legais a pretexto de serem burocratizantes, empecilhos, factores de morosidade, geradores de pouco pragmatismo...contudo, são os maiores paladinos da paz... deles, claro...
Nos governos, a situação é similar. Quem detém o poder procura actuar muitas vezes à revelia da legalidade para obter vantagens por vezes nem sempre transparentes, nem sempre legitimas aos olhos dos oponentes.
Veja-se a situação da banca. Uns defendendo os seus interesses, fazendo jogadas maquiavélicas, vendendo e comprando ao sabor de interesses obscuros procurando obter vantagens pessoais em detrimento da defesa do interesse público. Dão-se os escândalos, as fraudes, os esbulhos. Sempre na praça pública bombardeando os mais atentos e autoproclamando-se credíveis, impolutos, donos da verdade... Os Madoffs de cá e de lá... ao deus-dará!
As guerras religiosas são outra pandemia! Ambas as partes se autovitimizam, ambas se dizem vítimas do inimigo, ambas defendem a sua paz, atacando o belicismo do inimigo...
Isto vai continuar. Isto jamais parará a não ser que a espécie humana seja extinta. Por falar nisso... consta que será em 2012... é melhor irmos todos preparando a alma para enfrentar o Juízo Final! O Saramago que se cuide, também não escapará, é que ainda não apresentou provas da não existência de Deus!... Que eu saiba...

Marcadores: ,

2 Comments:

Blogger Sereia said...

Boa tarde meu querido...
Muito obrigado pela sua visita...
Um feliz Ano Novo para ti...
Um beijo grande.

9:19 AM  
Blogger rouxinol de Bernardim said...

Sereia:

Bom Ano Novo para ti também!

1 bj

10:51 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home