quarta-feira, junho 27, 2018

Seleção, os desafios futuros...

Portugal após o empate com o Irão ( 1 - 1) lá passou aos oitavos no campeonato do mundo. Aquele penalty inventado pelo VAR nos últimos minutos roubou-nos o primeiro lugar do grupo. Enfim,  já é a  segunda vez que somos roubados por tal entidade: a outra foi quando Pepe foi agredido à cotovelada por Diego Costa e além de não ter sido sancionado ainda foi premiado com o golo na sequência desse arbítrio.
Contudo, há erros que importa corrigir. Bernardo Silva a jogar como extremo direito (ou ala direito) não revela todo o seu potencial pois é um médio centro. Não tem velocidade de pernas para acompanhar a maioria dos laterais.Por vezes deslumbra-se e perde-se em fintas estéreis.
Quaresma enquanto tiver fulgor físico é de longe o melhor ala direito e deve jogar mais vezes.
O meio campo precisa de refrescamento. André Silva  deve jogar de início e dar lugar a Gonçalo Guedes quando estiver com menos fulgor, pois tem outra capacidade de entrosamento com Cristiano. G. Guedes, com a sua velocidade (era bom que o discernimento e a frieza estivessem ao nivel dessa velocidade) é muito útil para refrear ímpetos adversos sobretudo na segunda parte quando o desgaste é maior. William por vezes parece lento e de raciocínio pesado também. Talvez Manuel Fernandes de início desse outro fulgor, outro dinamismo, outro élan.
Há que ter atenção às bolas paradas e aos cruzamentos para as zonas laterais onde irrompem de surpresa os atacantes adversários.

Na zona central Pepe está em grande forma, contudo o desgaste do parceiro do lado  ( Fonte) começa a notar-se. O lateral esquerdo (Guerreiro) também está em situação de desgaste notório. Seria sensato dar uma oportunidade ao suplente.
 Cavani e Suarez têm na frescura física e velocidade de ponta o seu forte. Há que ter cautelas redobradas, Enfim, William também começa a dar mostras de saturação. Será que Manuel Fernandes não daria boa conta nesta fase? A frescura física e o contacto com o meio ambiente russo poderia trazer incentivos.
Oxalá se consiga passar mais este obstáculo. Contudo bem sei que será difícil mas não impossível. Todas as equipas estão ao nosso alcance muito embora o crivo tenha selecionado as melhores . Há que ser prudente, mas sem perder aquela dose de ousadia tão imprescindível para o sucesso. Felicidades.

Nenhum comentário: