sábado, junho 23, 2018

Papa elogia os não crentes...



Será possível que este Papa venha a ser destituído?
Há um movimento de crentes a pensar assim. Dizem que este Papa é um herege!
Seria possível alguns anos atrás alguém dizer isto? Algum padre teria coragem de assinar isto?!
No entanto, se pensarmos bem, sem preconceitos, ele tem razão!
Quantos crimes se cometeram ao longo da História, em Seu nome? O próprio padre António Vieira esteve quase a ser condenado por dizer que os negros e os índios do Brasil tinham alma e mereciam ser respeitados como seres humanos. Acusaram-no de "sabotagem da economia"!!!
Há ou não pessoas não crentes que têm comportamentos mais humanos que muitos que estão constantemente na igreja a bater com a mão no peito, a dar avultadas esmolas para festas e para exibicionismos calculistas, que mais não visam que exteriorizar algo que deve ser íntimo e bem interiorizado. 
O amor de Deus não se mede por hipergenerosidades ou por gestos de magnânima ostentação. Vimos fazer isso a Pinochet e Francisco Franco, cada qual a seu modo, cada qual sempre  permanecendo no poder à custa da cumplicidade da Igreja Católica. Apesar dos atentados aos direitos humanos e às mais elementares regras de civilidade e convivência pacífica, eles  sobreviveram apesar de atentarem contra as liberdades dos cidadãos, apesar dos abusos de autoridade, apesar dos crimes hediondos que praticaram ou ordenaram.Apoiados sempre pelo clero.
Herege este Papa?!
Só para os dogmáticos, os fariseus, os ingénuos que se deixam enganar por exibicionismos tolos de religiosidade ostentatória!
Este Papa é algo de precioso na história da Humanidade. Ainda ouviremos falar dele no futuro como  alguém que ousou criticar os luxos, as mordomias, as honrarias balofas que fizeram da Igreja ao longo dos anos  uma corja de malfeitores encobertos  por alguns caciques purpurados. Ele desmistificou a que estava escondido, ele lancetou com  o bisturi da sua palavra acutilante os quistos putrefatos que existiam dentro dela. Ele foi capaz de ir ao âmago dos problemas e punir os responsáveis por abusos e roubos de toda a ordem. 
Conseguirá sobreviver, quando cercado pelos chacais que pululam no Vaticano? Há quem diga que a sua morte estará próxima...E há cada vez mais  gente comprometida, a desejá-la!

Nenhum comentário: