sexta-feira, junho 29, 2018

Entrevista com o professor Marcelo



Não foi fácil. Sempre muito ocupado, sempre a responder às mais variadas solicitações , mas lá me recebeu e deu a entrevista prometida em campanha eleitoral...
Comecei sem rodeios:
__ Acha que o seu estilo presidencial é populista?
__Sabe, eu gosto de dar notas e classificar os outros mas não tenho jeito para me classificar a mim. Daí...
__Que nota dava à actuação da Geringonça, pelo que tem feito até aqui?
__Se der nota alta dirão que sou situacionista, se der nota baixa dirão que sou um adepto do bloco central ou outra geringonça qualquer, daí darei um sete, numa escala de zero a dez.
__Pode-se saber porque falou no Cristiano Ronaldo quando foi falar com Trump?!
__Li há já muitos anos um livro de Desmond Morris,  intitulado "O macaco nu" e achei piada a um termo que ele usou para classificar as conversas quebra-gelo: conversas "catadoras", por analogia com o que fazem os macacos quando  querem manifestar apreço. Ora como sou mais de "pontes" que de "muros", falei no Cristiano Ronaldo. pois todo o mundo o conhece. Mas também falei no Papa Francisco...
__E que disse do Papa?
__Ora que havia de dizer. Que era o Messi da religião!  Ele então  sorriu e  respondeu diplomaticamente: «Pensei que iria dizer que era o Guterres dos católicos!»
__Já agora, me diga, qual foi a "conversa catadora" entre si e a presidente da Croácia, aquela boazona que  faz parar o trânsito?!
__Falei em segurança rodoviária. Dei-lhe conta da importância dos airbags no atenuar dos efeitos colaterais dos acidentes de viação...
__Ela  percebeu a insinuação machista ou ficou  sem perceber patavina?
__Ela acrescentou alguma ironia dizendo que a actriz americana Mae West (de seios generosos também) dera o seu nome a bóias flutuadoras da marinha americana...E lá na Croácia já deram o nome de Kolindas às bóias de salvação dos barcos ...
 (O seu nome é Kolinda Grabar Kitarovic).
__Qual foi o maior elogio que já recebeu no exercício do cargo?!
__Quando arbitrava um jogo de  negrinhos, muito jovens, eu cometi alguns erros, sem querer, mas foi  por falta de jeito. No final,  um deles, mais afoito, disse-me: «O senhor é um árbitro honesto, rouba para ambos os lados!»

No final, uma pergunta difícil:
_-Professor,  se eu lhe dissesse que o próximo Presidente seria o Tino de Rans, que comentário faria?:
__Diria que os portugueses poderiam caminhar mais seguros, tendo um calceteiro em Belém!

Nota: Isto é pura ficção. 

Nenhum comentário: