
Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.
quinta-feira, junho 30, 2011
EXPORTAR, a solução...

terça-feira, junho 28, 2011
A NOVA BABEL EUROPA!

Em França, o excesso de árabes, alguns habituados a viver à custa da segurança social e nada fazendo para modificar este estado de coisas, foi um desastre. Sarkozy, sabendo bem os problemas graves que enfrentava, tratou os ciganos oriundos da Roménia com prudência. Foi acusado de racismo, mas falou mais alto a experiência adquirida com alguns árabes, no passado.
Neste momento, a integração da Turquia seria o canto do cisne, a estocada final.
Há que repensar o projeto europeu que está mais vocacionado para defender os interesses dos grandes grupos económicos (sobretudo os ligados à banca que é uma espécie de vaca sagrada)
do que os cidadãos anónimos que vão sendo cada vez mais sugados por um capitalismo selvagem que deixou a solidariedade e a coesão social na gaveta e só pensa na maximização de lucros.
Os países mais débeis, em vez de serem ajudados, são lançados no abismo: não tèm condições para comparticipar nos fundos estruturais, e, cravados de dívidas, estão a ser espancados pelos mercados que só pensam em explorá-los até ao tutano...
É altura de abrir os olhos e chamar os bois pelos nomes...
domingo, junho 26, 2011
Novo paradigma
Hoje em dia é um lugar comum dizer-se que gastamos mais do que produzimos, do que a riqueza que criamos, logo, o endividamento, logo a pauperização da nação. É uma banalidade tantas vezes repetida, até pelo pouco pedagógico PR, que causa náusea...Não dizem o principal!
Há sectores da sociedade que sim, foram, de facto os fautores desse calvário. É preciso apontá-los a dedo para que não volte a repetir-se. Não podemos meter a cabeça na areia e fechar os olhos. Que não pague o justo pelo pecador. Generalizar, além de injusto, é abusivo.
Aquisições de serviços sem critério, sem regra, sem sanções. Os pareceres são pedidos sempre aos mesmos, sem concurso público, mais para satisfazer voracidades clientelares do que para outra coisa. Os governos, as câmaras municipais, são exemplares. O clientelismo é o pano de fundo.
No verão, as festas são o pao nosso de cada dia, com um cortejo despesista que brada aos céus.
Veja-se o mau exemplo dos principais clubes de futebol. A Europa olha para nós e pensa: «como é possível estes marmanjos pagarem tanto a jogadores, que depois emprestam sem chegarem a jogar, pagam até partes ou a totalidade dos salários, tèm atletas que davam para formar quatro ou cinco equipas, esbanhando recursos que, se aplicados noutras atividades («custo de oportunidade») poderiam ser tábua de salvação de muitas famílias?!!!»
Como é possível este esbanjamento sem uma palavra dos líderes políticos? COBARDIA!!! Ninguém toca nesta selva. Há medo de perda de popularidade.
Quantos recursos afetos ao futebol não foram de facto cedidos pelas autarquias, diretamente, ou até por empresários que funcionam como beneméritos dos clubes, depois de terem sido contemplados por benemerências autárquicas?!
A corrupção medra e enche as algibeiras de uma minoria que se afirma como altruísta e generosa pois o caudal de benefícios dá para tudo!...E ninguém toca nos «SOPRANOS»...
Como é possível esbanjar tanto em coisas como «Guimarães Capital da Cultura», onde o maná das sinecuras causa perplexidade ao cidadão verdadeiramente culto e bem formado. Ainda não foi posto um travão a este estulto esbanjamemto, porquê?
VEJA-SE AQUI o REGABOFE!
As fraudes nas fugas ao fisco são alarmantes! Agora surgem os medicamentos com receitas «passadas» por médicos já falecidos;ainda há pouco foram descobertos 14 milhoes de euros de falcatruas fiscais do sucateiro de Ovar(VER AQUI); como foi possível permitir isso, sem haver proteção?! Claro que há altas proteções políticas! Sem elas os beneficiários nunca atingiriam os valores conseguidos. A «omertá» existe e floresce em Portugal!
A CORRUPÇÃO continua impune. Não vale a pena andarmos a endividarmos para tapar buracos antigos se não formos capazes de gerar legislação dissuasora, tapando de vez (ou reduzindo ao mínimo) o caudal de corrupções que por aí vai surgindo a céu aberto!!! A corrupção é, ninguém duvide, o caldo de cultura onde floresce o vírus da insolvência... é ela a filoxera da nossa vinha democrática...Enquanto não lhe tocarem, o caminho rumo ao abismo está sempre aberto.
Ir de avião em classe turística em vez de executiva é uma forma ridícula da tapar o sol com a peneira! Haja coragem de pegar o touro pelos cornos!
sexta-feira, junho 24, 2011
Nem um cigarro me conforta!

terça-feira, junho 21, 2011
Sim, senhora ministra!

sábado, junho 18, 2011
Diário de um Governo Criacionista...

dizem elas com o olhar...

O que ela diz: «Caros lusitanos, esta é a última esperança. Fiquem cientes de que acabou a mama. Se falharem, fora do euro! Não há mais mama para ninguém!»»
Falo do novo governo. Saíu da forja e vai entrar nos carris. Pensa-se que «este é que vai ser»...
O capital de expectativas é enorme, a penalidade pelo falhanço será de dimensão nacional, ou até europeia. Os custos elevadíssimos. As perdas incalculáveis.
As Finanças e a Economia serão as traves mestras. O país aguarda com ansiedade as primeiras medidas, as primeiras pancadas de Molière...
Deus, lá no Seu obervatório cósmico, observa, atento, ansioso também.
É de apostar nesta equipa?!
Nesta altura do campeonato todos os títulos são possíveis, todos os troféus estão ao nosso alcance, queremos e cremos vencer!
Só falta lá Roberto Carneiro, o tal chines do sócio Paulo Futre para dar o toque mágico, o charme, a magia, o perfeccionismo, a imaginação...
Mesmo sem chinês acredito que vamos vencer. VENCEREMOS! Veja aqui o novo HINO NACIONAL.... espero que seja aprovado pela nova equipa governamental! Sou adepto ferrenho... até ver...Mas cuidado, a Grécia já nos pregou duas partidas, no Euro-2004! Há que estar de pé atrás...
sexta-feira, junho 17, 2011
quinta-feira, junho 16, 2011
segunda-feira, junho 13, 2011
Pedro Passos Coelho, o radical!


Chamem-me radical, teimoso, o que quiserem, mas a justiça tem de mudar em Portugal. E mudar radicalmente. A balança está pouco equilibrada e cai sempre para o lado dos detentores do poder económico, político, financeiro.
domingo, junho 12, 2011
«Será que o povo quer curar-se»?!

É preciso mudar o «Sistema» de valores que nos norteia, o enquadramento jurídico-político que está na génese desta doença. Culpar o povo, lato sensu, é rematada estultícia. Para bom entendedor...
sexta-feira, junho 10, 2011
O esplendor de Portugal!

Não vai respeonder certamente. Mas há quem o faça por ele...
VER AQUI...
Agora sim, a crise está aí! Veja!
quinta-feira, junho 09, 2011
Cândido acusa Américo Silva! EPO em causa!

A verdade desportiva anda pelas ruas da amargura! O controlo anti-doping não funciona e tantas vezes não é usado quando deveria ser...
Os resultados são deturpados, os atletas viciam a competição, os espectadores são ludibriados...
Pobre país que até neste âmbito bateu no fundo também...
quarta-feira, junho 08, 2011
Será que?!!!

A coisa está preta. Dizem que no processo germânico há sessenta milhoes que foram usados para subornar. Será que lá já sabem quem foram os corruptos-passivos? Será que vão usar essa arma como chantagem?!
Consta que um ex-consul recebeu uma gorda maquia só para proporcionar um «contacto» com Durão Barroso, então líder do governo português que accionou o processo aquisitivo.
Sabe-se bem que há «contactos» que podem ser fatais... (ver aqui um deles...)
Será que Barroso também está na lista?!
Será que vai ser alvo de «chantagem» como aconteceu com Kurt Waldeim na ONU?!
«Autoridade orçamental independente»...

terça-feira, junho 07, 2011
A sorrir é que a gente se entende...

__Claro que não, senhor presidente. É óbvio que também não direi, quando a oposição vier para a rua barafustar, ou o Tribunal de Contas ou o provedor de Justiça, na sua nobre missão vierem tecer duras críticas ao executivo que são «forças de bloqueio»...
__Gostei dessa!, você continua com a mesma acutilância de sempre, na JSD fez-me a vida negra, espere que eu não perderei a oportunidade para lhe lembrar isso...
Nota: Isto é pura ficção, mas a realidade por vezes anda tão perto...
sábado, junho 04, 2011
Almeida Garrett, intemporal...


Atingiste o limiar da perfeição
Burilaste as palavras com mestria
No Teatro criaste animação
Nova luz transmitiste à poesia!
O Porto se rendeu ao teu perfil
O Norte foi pra ti uma paixão
Por isso te envolveste em causas mil
À Cultura entregaste o coração.
Garrett, inauguraste o romantismo,
Trilhaste novos rumos literários,
Mindelo te deu aura de heroísmo.
Levaste a tua cruz a mil calvários
Com classe, inteligência, virtuosismo,
Foste um «puro»... no meio de «falsários»...
sexta-feira, junho 03, 2011
A GRANDE BORGA! A EUROLÂNDIA!!!
Veja aqui no que se está a tornar esta UE onde meia dúzia de euro-séquitos vão saqueando num abrir e fechar de olhos tudo o que nós para lá enviamos.
Há quem viva à tripa forra e vá de férias para locais caríssimos à custo do Zé Pagante europeu!
Isto vai acabar mal, muito mal!
À cabeça um gajo porreiro, pá! a farra continua...
Onde é que irá parar isto, Jesus Cristo?!
NOTA FINAL: e os nossos agricultores produtores de leite a receberem um côdea... quando há quem mame à custa de todos nós...a mamofilia continua!