sábado, julho 18, 2020

Tenho vergonha!!!

Ela aí está no seu clímax mais hilariante. A "sopa da bola" a patentear uma euforia gastadora, uma irracionalidade empresarial tão aberrante que não se diria que estávamos numa crise medonha, com uma dívida externa perigosíssima e um futuro hipotecado de forma miserável.


Será que há petróleo no Reino da Luz?!!! Ou   o chamado saco azul é gigantesco?!!!

Está para chegar um séquito de genialidades oriundas do Brasil para fazer arregalar os olhos à populaça e lançar os adversários no mais desesperante silêncio! sim, eles vêm para abocanhar tudo! Para arrasar! Para espantar o mundo!!!Pagos a peso de ouro, como é óbvio!

O  arquitrambiqueiro da Luz, qual ilusionista de feira, dá um salto em frente para aplacar os ímpetos judiciais e fazer espantar o mundo e arredores!!! Quer perpetuação no poder e vai daí recorre aos cofres do clube para  reforçar as hostes! Agora, vai por de lado o projecto da promoção dos jovens da "cantera" para ir ao mercado buscar as "feras"... O pior é que as "feras" Zivkovic e outras nem sempre foram apostas e ficaram por uma fortuna!!! Paga o mesmo: o SLB, os sócios! A banca está aí para aceitar estas megalomanias, estamos em tempos de vacas gordfas, no reino da Luz, onde a racionalidade foi banida há muito e o arrivismo assentou arraiais!
Aquele que lançava ao ostracismo  jogadores por não queriam renovar (estando no seu legítimo direito) ou por terem dito algo que não agradou ao tiranete, pagando os ordenados chorudos__ com os recursos do clube, não seus__ que emprestava e pagava salários a atletas que vinham rotulados de genialidades e que afinal não passavam de meras vulgaridades, hipotecando o futuro do clube, aquele que já abocanhou receitas publicitárias, agravando  o cenário da hipoteca futura, vem agora, para gáudio de seguidores fiéis e gratos,  também avençados por sacos azuis ocultos, fazer esta cena patética.  que,  se fosse numa empresa normal,  onde a racionalidade económica tivesse alicerces, seria uma loucura total e digna de lançar o seu autor para uma clínica, por  excesso de prodigalidade!

Como é possível trazer todo este  séquitol caríssimo, quando o País atravessa um período de crise total, uma tragédia iminente em muitos lares, em muitas empresas, em muitos bancos que estão em derrocada periclitante?! Não venham dizer que futebol é um mundo paralelo! Não, os bancos que  perdoaram 70% de uma dívida do Sporting, quando começarem a apresentar perigosos défices recorrerão ao erário público para sobreviver, ameaçando com o "risco sistémico",  pois isto é um sistema de vasos comunicantes! Quem paga os buracos da banca? O povo, o contribuinte!

Como é possível este ar de mecenas regressado das Índias,  cheio de ouro e diamantes, ostentando os lacaios e os escravos dourados para impressionar a populaça pasmada e reverente, por ver  tanta luminosidade e pompa?! 

Oliveira Martins satirizou o seu tempo,  desta forma lapidar:

«O que tornava da Índia rico passeava na Rua Nova num estado oriental. Precediam-no dois lacaios, seguidos por um terceiro com o chapéu de plumas e fivelas de brilhantes, um quarto com o capote e, em roda da mula, preciosa de jaezes e luzidia, um quinto segurava a rédea um sexto ia ao estribo, amparando o sapato de seda, um sétimo levava a escova para afastar as moscas e varrer o pó, um oitavo a toalha de linho para limpar o suor à besta, à porta da igreja, enquanto o amo ouvia a missa. Eram ao todo oito escravos pretos, vestidos de fardas de cores, agaloadas de ouro e prata.»

Agora, precisamos de outro sensato Oliveira Martins para satirizar este novo séquito vindo do Brasil...

E o sr Presidente da República não diz nada?! e o primeiro ministro faz de conta que isto é normal num país à beira da falência? Não se faz o escrutínio deste despesismo excessivo, só para encher páginas de jornais e engrossar o caudal de comissões de quem manda, de facto, no Reino da Luz?!

Ai o que dirão desta festarola os críticos holandeses, vivendo num espartano e sensato comedimento?!!! O que dirão a isto os reformados com reformas de miséria, os desempregados que proliferam por aí e que vêem a banca a financiar estas megalomanias e recusar investimentos produtivos com incorporação de mão de obra?

E este mãos largas que não paga o que deve, tem calotes à banca de montantes perigosos, continua a alardear megalomanias sem que  haja uma autoridade que se imponha?!

Tenho vergonha de ver isto no meu país, nesta hora amarga, em que estas euforias  contrastam com gente a viver mal, a mendigar a triste sopa nas misericórdias...



Isto é um país de loucos, em que os mais loucos é que triunfam e se fazem temer pelos detentores do poder, tíbios,  incapazes de dizerem algo que possa ofender estas criaturas mafiosas que usam e abusam da ingenuidade da classe política, que trazem à trela,  pois a "avençam" e  dão "rações" bem sumarentas...

TENHO VERGONHA!!!  DE VER TANTO SEM VERGONHA A ESBANJAR O POUCO QUE AINDA NOS RESTA...


PARA MEMÓRIA FUTURA...




Nenhum comentário: