quinta-feira, julho 02, 2020

Decisões infelizes e estratégia ingénua...

                                                    Taremi um iraniano no rio ave FC
                              Tapsoba que foi do Guimarães para o Bayer Levcerkusen 


Luís Filipe Vieira faz contratações que redundam em flops e custam caríssimo aos cofres da Luz. O brasileiro Pedrinho vai ser outro flop pois é mais um  atleta cujo perfil não faz falta neste momento. O Benfica precisa de "volumetria" com qualidade. O que é isso? Atletas possantes, com técnica, velocidade, sentido estratégico e maturidade. Jovens com "grande margem de progressão" (só na teoria...) são riscos  imprudentes e tantas vezes (vezes demais)   erros imperdoáveis.
No inverno se fosse buscar Tapsoba ao Guimarães e Taremio ao Rio Ave FC seria campeao com uma perna às costas. Tapavam buracos estratégicos óbvios...

E porquê? São dois elementos com perfil ajustado às carências actuais. aliam o estofo atlético, à perfomance técnica e ao sentido colectivo de jogo (ambos são peritos em assistir colegas e apoiar sectores diversos). São coletivistas em plenitude.

Quando vejo,  nos cantos,  tantos jogadores de fraco perfil atlético,  isso poderá ser fatal. O Benfica precisa de equilibrar a perfomance atlética,  pois tem tecnicismo a mais. Impulsão, velocidade, boa colocação, saber fazer temporizações, compassos de espera calculistas, dosear esforços, tapar "buracos", fazer faltas "cirúrgicas", enfim, há todo um arsenal de truques que só jogadores experientes e com potencial atlético podem executar na perfeição.

O alemão Weigel é vulgaríssimo, há-os aí pelas divisões secundárias às dezenas, dar aquele preço, foi um negócio da china para os alemães. LFV julgou ter descoberto a pólvora e que iria fazer muito sucesso numa futura venda. Enganou-se redondamente. A entrada ("imposta" por cima) criou mal estar, gerou desmotivação, pois a alegada mais valia foi uma evidente menos-valia. Mais lhe valia ter guardado o dinheiro para incentivos...não aos árbitros, mas aos atletas, como é óbvio.

Enfim, LFV é um fiasco total. Ao  dilatar o prazo do contrato com o treinador ,  sem necessidade disso, prejudicou o clube__ que não é seu__, mas dos sócios e simpatizantes, que não se revêem neste cacique autoritário e vaidoso, pesporrente e cheio de empáfias estultas,  que quer perpetuar-se no poder ad eternum.

 Quando um seu vice teve o "atrevimento" de dizer que a alternância no poder  era uma possibilidade,  teve logo às canelas os comentadores da Benfica TV, a morder-lhe com ferocidade, e,  respondendo à voz do dono, com uma raiva   inusitada. Os comentadores isentos e com carácter, sabem ou deviam saber,  que a alternância numa democracia a sério, é não só uma possibilidade, mas até uma condição de vitalidade e de prestígio. Pobres criaturas também elas à trela do senhor das lentilhas...Parece, este universo benfiquista actual,  uma Venezuela de Maduro, com os tiques e as diabruras do ditador sul-americano.

Calou-se, ficou a saber que no horizonte a criatura quer ser vitalícia, por mais tolices que faça, por mais flops que contrate, por mais trapalhadas em que se envolva. Sabe atirar pedras e esconder a mão como ninguém. é um artista nisso. Usa os media até à exaustão. Atira às feras os adversários potenciais usando terceiros, normalmente sicários a soldo, gente de baixa extração. Bajuladores de pacotilha a quem faz favores e dá prebendas seja de que tipo for. A casa é generosa e ele, faz confusão com  o seu erário pessoal e familiar... Viu-se em tantos e tantos favores, mesmo em áreas que à partida seriam impenetráveis ao seu modus operandi: v.g. a justiça  venal que vemos por aí... Ainda se há-de saber  se aquele sumiço de Alverca teve o dedo de alguém...

Deus lhe perdoe, eu não posso, não devo, nem tenho medo de o dizer. alto e bom som.Sinto, pelo contrário, que é um dever cívico, uma manifestação de liberdade de expressão consagrada na Constituição. E ainda não chegamos à Venezuela, penso eu.

Nenhum comentário: