terça-feira, março 20, 2018

Guterres em Lisboa

https://www.dn.pt/portugal/interior/investimento-de-portugal-na-diversidade-tem-de-continuar-com-grande-persistencia----guterres-9193751.html


António Guterres secretário geral da ONU e o Sheikh Munir líder da comunidade islâmica

Foi de uma lucidez impressionante. Na comemoração dos cinquenta anos da comunidade islâmica em, Portugal -Guterres foi ao cerne da questão: os radicalismos são perversões e existem em todos os quadrantes.
 Lúcido, construtivo, pedagógico.
Enfim, há joio no meio do trigo,  bem sabemos. Por isso não se pode generalizar. Aberrações sempre houve e haverá, até no insuspeito budismo, como referiu e bem António Guterres sobre o recente episódio de perseguição a uma minoria muçulmana em Mianmar.

Ao Sheikh Munir, personalidade forte, clarividente e sensata, também devemos este oásis que é Portugal, quando vemos a proliferação de belicismos patológicos em tantos países europeus. A comunidade islâmica está bem integrada e ao Sheikh Munir, em grande parte, se deve, essa postura pacífica e  dialogante. As autoridades__ incluindo António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, com o seu magistério de influência, e a sua sageza __tudo têm feito para que este convívio se torne cada vez mais sólido e pacífico.
Oxalá o exemplo de Portugal frutifique e dê "novos mundos civilizacionais ao mundo"...

José Leite de Sá

Nenhum comentário: