rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

sexta-feira, maio 31, 2013

Alforrecas, alimento do futuro...


O esgotamento de recursos pode dar origem a novos hábitos alimentares. «A necessidade aguça o engenho» já dizia Camões no seu tempo.
Assim, a FAO, depois de ter recomendado o uso de insetos para alimentação humana, vem agora referir que as alforrecas - existentes em abundância nos nossos mares e sendo até predadores de peixe...- são uma solução alimentar para nós..

Vitor Gaspar, mais dia menos dia, dirá de sua justiça que Portugal deve preparar-se para isto. A crise ameaça tudo e todos. Qualquer dia no Gambrinus (restaurante de luxo alfacinha) lá teremos alforrecas grelhadas, com maionese de formigas, ou grilos assados, baratas ou gafanhotos até... quem sabe.?..


Vem na bíblia que alguns profetas se alimentaram de gafanhotos...Estaremos nós a desperdiçar um recurso alimentar de alto valor calórico?!
Estamos sempre na linha da frente. Porque não?!

«MUDAM-SE OS TEMPOS MUDAM-SE AS VONTADES»... já dizia o épico. Por  que não os hábitos alimentares?

VER AQUI   http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3248412

quinta-feira, maio 30, 2013

O NEW LOOK DO VELHO POLVO...

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=655008&tm=8&layout=123&visual=61

O novo polvo anda por aí... travestido de abril, com cravos e loas populistas, sempre nas festas populares, nos futebóis e nos fados, é triste, mas o polvo existe... e continua a ser o nosso fado...
Está na AR, no governo, em Belém, nos tribunais... é só polvos venais...

terça-feira, maio 28, 2013

PAULO PORTAS CHANTAGEADO?!

http://www.publico.pt/multimedia/video/portas-esta-a-ser-humilhado-e-chantageado-2013514221944

SERÁ VERDADE?!!!

domingo, maio 26, 2013

PALHAÇO, PROFISSÃO DIGNA!

CHAMAR PALHAÇO É FEIO
MAS É PROFISSÃO LEGAL
LADRÃO É BEM PIOR, CREIO
 E HÁ TANTOS EM PORTUGAL!!!



http://cidadaniaverticalidades.wordpress.com/2013/05/24/assunto-carta-aberta-ao-presidente-esta-e-forte/

sábado, maio 25, 2013

Morta aos 17 anos por namorar...

O islão se é uma religião de gente civilizada não parece. Nem animais irracionais fariam uma coisa destas...
Patologia horrenda, crime contra a humanidade, isto não é religião, é barbárie!!!

Água de qualidade...

Em Vila do Conde a água tem mais qualidade e faz a delícia de todos... Mas tem também boa gastronomia, belas festas, ar  puro, zonas de lazer invejáveis...
Diz um fado (nosso, claro...) que ninguém irá para o céu... se não visitar Vila do Conde...

domingo, maio 19, 2013

DO REINO DA DINAMARCA, ALGO DE NOVO E VIBRANTE...

http://www.youtube.com/watch?v=s6mnUCP6FMM&feature=player_embedded

Vitória justa, sem dúvidas...

sexta-feira, maio 17, 2013

Governo Económico Europeu, propõe Hollande...





http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=652011&tm=6&layout=121&visual=49

O primeiro ministro francês propõe algo que toda a gente sente fazer falta. Um governo capaz de centralizar em si a capacidade dinamizadora indispensável para retirar a UE do marasmo. Um governo que sem colidir com os governos indigenas possa dar vazão a ânsia desenvolvimentista que paira na Europa. Porque hão-de os portugueses ir para a Alemanha ganhar tres ou quatro vezes mais do que aqui ganham se era muito mais fácil virem empresas alemãs para cá gerarem oportunidades para absorverem essa mão de obra disponível, pagando muito menos e cumprindo minimamente os mesmos objetivos? Sinergias, economia de escala, enfim, minimizar custos e potenciar resultados melhores...Para quando tornar a Europa na tal Aldeia Global?

Porquê irmos para o Luxemburgo quando poderiam vir empresas luxemburguesas instalar-se em Portugal criarem oportunidades de trabalho para todos  e gerando riqueza  coletiva?

É legítimo este anseio. Para isso há que desburocratizar, erradicar todos os empecilhos burocráticos que estão na génese de muita corrupção que grassa por aí.
Políticos corruptos são os maiores entraves ao desenvolvimento: eles não geram riqueza, eles geram ricaços!!!
É preciso agilizar a justiça, fiscalizar mais eficazmente a banca, corrigir os  excessos burocráticos, adequar os serviços em ordem a uma maior uniformização a nível comunitário.

 Há um potencial enorme de recursos humanos que está parado, subaproveitado,  a sobrecarregar toda a comunidade, quando poderiam ser feitos investimentos em escala europeia fomentando a nossa capacidade exportadora e aproveitando os benefícios de uma economia de escala que ainda não está a ser devidamente incrementada.
 O potencial jovem que anda por aí perdido, jovens capazes, com enorme capacidade técnica, é urgente revitaslizar a União Europeia. Fazer uma união económica, uma união política, uma união de vontades nacionais em ordem a uma globalização  competitiva e geradora de oportunidades para todos. Uma espécie de Plano Marshal que nos tire do marasmo. todos sabem que é preciso, por que continuam as divisões entre os egos nacionalistas?

A UE vive espartilhada em guettos nacionalistas, a corrupção mina as estruturas, sem que haja sanções dissuasoras. Que imagem pode dar ao mundo uma pessoa como Berlusconi que, quando primeiro ministro, dizia que governava no intervalo das orgias? É preciso reduzir a corrupção ao mínimo criando legislação mais severa, banindo da cena política os que se deixam seduzir pelas mordomias fáceis. Hoje vemos o contrário: são marginalizados os honestos, os incorruptíveis, os de reta intenção...O cadastro funciona como currículo!!! Triste sina esta que ainda impera! Há que acabar com esta fatalidade, não podemos cruzar os braços, há que ir à luta. HOLLANDE TEM RAZÃO, PORRA!!!

quinta-feira, maio 16, 2013

Entrevista com uma Senhora


__Pergunto-vos Augusta Senhora, fostes Vós que inspirastes os senhores da troika a aprovarem aquele pacote que violenta de forma ostensiva e exacerbada os reformados e pensionistas?
__Quem disse essa barbaridade?!
__Um tal que se intitula de provedor do povo..
__Já sei, o tal que mandou plantar uma notícia num jornal dizendo que estaria a ser escutado... e não estava...
__Esse mesmo, esse que disse que ainda está para nascer alguém mais sério que ele!
__ Temos que lhe dar um desconto, coitado. Já está a entrar  na curva descendente, tem tiques de uma arrogância delirante própria de gente que se aproxima da senilidade precoce, enfim, a gerontologia explica essas patologias...é caso perdido...
__Mas, ainda achais que devemos dar credibilidade a esssa criatura?
__Os velhinhos merecem respeito e dedicação apesar das malfeitorias que nos vão fazendo. Coitado, já não sabe o que faz, pois atravessou a fronteira do bom senso  e da racionalidade...
__Mas ainda está naquele pódio dourado e pode fazer coisas graves, como condecorar energúmenos ou coisas similares...
__Já o fez e não veio mal nenhum ao mundo. Há energúmenos no poder em tanto lado, que se fossem a apeá-los todos, o país cairia no vácuo... gente séria, num regime corrompido até ao âmago, não pode ser colocada em patamares decisórios, deve ser lançada na valeta da exclusão social, no lamaçal da miséria financeira...Essa criatura já tem um lugar reservado, já o vi com estes olhos que o  céu contempla  todos os dias...
__E onde é esse lugar?!
__ Ele está  já apontado por Lúcifer para ser seu assessor... assessor financeiro...Aguardam todos, lá no Vale dos Perdidos, que expire o seu prazo de validade...Já faltou mais...

E lá foi numa nuvem branca e cheia de luz, movida  pelo combustível da Fé, rumo aos céus infinitos...

terça-feira, maio 14, 2013

A odalisca e... o autarca!

Concedeu uma entrevista à revista «N. G.» onde dá conta de tudo. Foi há tempos atrás, ela, qual águia predadora com garras libidinosas garantiu que apanhou a lebre, nas pradarias do norte. A lebre, conhecido autarca,  que empunha  de forma aguerrida a bandeira nortista e solta labaredas de ódio aos sulistas e elitistas, sempre ostentando uma pose de estadista, debitando melífluas e calculistas oratórias nos púlpitos mediáticos, ficou rendida, hipnotizada até,  aos seus encantos. Ela conta que lhe espetou as ventosas labiais com desmesurado vigor, levando-a à luxúria libidinosa. Ela, a odalisca de luxo, já liberta das amarras do velho (como ela passou a denominar o generoso protetor que tentou achincalhar, no célebre livro «Eu, odalisca...»,), passa os dias a falar de conquistas, de romances, de aventuras de alcova. O calor da noite prolonga essa pose exibicionista...até ao alvor da madrugada...
Como o pescador gabarola (ou caçador...) ela empolga os leitores e empolga-se a si própria exibindo troféus atrás de troféus...
Enfim, este veado que ela ostenta  agora no seu memorial privativo,  é peça cobiçada. Segundo a odalisca, já tem outra paixão, outro ancoradouro, feliz, segundo ela. Não quer beliscar essa felicidade mas não se coibe de elogiar os seus dotes de macho latino, a sua forte e férrea capacidade de persuasão, tão capaz de elevar uma dama ao everest da sensibilidade, como de fazer atingir o êxtase,  uma plateia de ingénuos úteis, pasmados com tão caudalosa erudição!
Ela é assim, vernácula, sincera, incontinente! e ainda não disse tudo... talvez com medo do velho...
Como será o seu próximo livro?!
O mumdo literário está expectante, antegozando as delícias da sua refinada verbe, o  esplendor da sua fulgurancia intelectual, enfim, o parto mais ansiado por todos os amantes das letras...Ela merece, o seu rosto angelical moldado em mármore de Carrara, mais parecendo o de uma vestal romana ou de uma Vénus, é  capaz de seduzir o mais sisudo dos clérigos, o mais puritano dos monges...O seu odor é mais corrosivo do que os cedros do Líbano!
Odalisca ninfomaníaca e escritora de méritos firmados, ela sublima o coito, santifica a obscenidade,  e  transforma em obra de arte a magia erótica que cultiva com mestria...
Poucas escritoras em Portugal podem ombrear com o seu talento, a sua sensibilidade estética, o seu clímax literário! Nela, a palavra é um orgasmo permanente, o zénite da emoção, o clímax da eroticidade pura...Será que Saramago tem nesta mulher a herdeira do seu talento, a continuadora da sua saga, ou será que a este fulgor tão esplendoroso se seguirá um apagão?!

O mundo inteiro aguarda, com fundadas expetativas, o desabrochar da rosa...

sábado, maio 11, 2013

Di stefano, o ocaso de um «deus»...

http://esportes.terra.com.br/futebol/noivado-de-di-stefano-com-mulher-50-anos-mais-jovem-atica-polemica,d76a901143f8e310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html



A
virilidade financeira do antigo internacional do Real Madrid seduziu uma bela portorriquenha de 36 anos!!!
Consta que fugiu recheada de notas para parte incerta...

Em Madrid não se fala de outra coisa!!!

CAÇA AO TOURO... E AO VOTO...

Meu caro Manoel de Oliveira. Sei que está farto de homenagens por causa da idade. A longevidade é bom, mas seria mais lógico que fosse homenageado pelo conteúdo dos filmes. Já tresanda a oportunismo, da parte dos homenageadores...
Como era bom vê-lo de novo, no Diana Bar, na Póvoa de Varzim, a falar com Orlando Taipa, José Régio ou Agustina Bessa Luís.

Como não é possível, vou fazer artificialmente (um diálogo imaginado, ficcionado...) onde estarão presentes Joé Régio e Orlando Taipa...



Protegidos pela brisa forte, mas aquecidos  pela vidraça que provoca uma espécie de efeito de estufa, os três amigos, lendo o JN de hoje - 10 de Maio de 2013-  vão cavaqueando :

__ Olha Régio__ diz Orlando Taipa, com o seu vozeirão característico, sempre galhofeiro__ que te parece esta notícia do JN sobre as vacas galegas no cio para apanharem os dois touros que fugiram ao matadouro e andam a monte?!
__Olha, Orlando__ diz Régio contemplando o mar, ao longe,  e uma gaivota imaculada que teima em fazer estacionário junto ao Diana__ os touros porventura já  leram o meu Cântico Negro... e não vão por aí, não se deixam seduzir pelo cheiro a sexo fácil,  não cairam na tentação da carne escolheram outra opção. Talvez tenham pedido asilo político a algum lavrador amigo, que lhes garantiu mais uns anos de vida...

__Bem observado__ galhofou Manoel de Oliveira__ sentindo a vida em perigo, rumaram a outras paragens. Sexo é coisa que não lembra a quem vai fugindo à morte iminente...
O empregado surgiu, trazendo as bebidas da praxe. Manoel de Oliveira interpelou-o:

__Já viu que querem fazer concorrência aqui ao Diana. Eu tencionava marcar um encontro aqui no dia do meu aniversário. Mas vem agora, este político populista, num aproveitamento oportunista, convidar a população do Porto, sem me avisar previamente como o mais elementar bom senso aconselharia, a utilizar a Av dos Aliados para o meu aniversário, como se eu fosse uma arma de arremesso eleitoralista...Traste, criatura sem vergonha, sou idoso mas ainda não  cheguei à senil...idade!

__Esse pato bravo da política__ ironizou Orlando Taipa__ só quer protagonismo fácil. Usa o F. C. do Porto com trampolim eleitoral. Sendo um lagarto assumido, não se importa de ser dragão para colher dividendos eleitorais. «Pão e circo» é com ele. Festas, despesismo galopante e futebóis é só com ele! é o paradigma do político populista que não olha a meios para atingir os fins. É só foguetórios e romarias à custa do erário público. É com tipos destes que o país se vai afundando cada vez mais...Dívidas e mais dívidas, festins e mais festins...O titanic a afundar-se e a orquestra sempre a tocar!...

Vindo das brumas da memória, com a sobrecasaca bem aperaltada, o cigarro entre os dedos, a bengala a preceito, fazendo um ruido surdo na lage, surgiu Eça de Queiroz.  Perante a surpresa geral. afivelou um sorriso maroto e chalaceou:

__Com que então meus caros amigos, estão aqui a saborear um chá, sem me convidarem?! Posso reunir-me ao grupo?!

Boquiabertos, sem uma pinga de sangue no rosto, fizeram que sim, num gesto mudo e aguardaram que o mestre dissesse ao que vinha:
__Fartinho de estar  ali, na praça do Almada, ouvindo as discussões e as perrices dos vereadores, sabendo da vossa presença aqui, vim tomar um pouco de ar e saber as últimas. Ouvi dizer que o governo anda a cilindrar os pensionistas e pensa fazer cortes com efeitos retroativos nas reformas e pensões, será ? Esta choldra anda a afundar ainda mais a credibilidade do Estado, que já não é pessoa de bem, não merece credibilidade nenhuma, nas campanhas eleitorais prometem descidas nos impostos e aumentos de pensoes mas depois  fazem tudo ao contrário. Pinóquios, pinóquios, pinóquios. Com este tempo de ananases, com o sol a acariciar os rostos de tantos idosos, dando-lhes um raio de esperança, o raio dos políticos continuam a ser uns safardanas do piorio... Esta república ainda é pior que a monarquia, com as suas sinecuras e mordomias. Vejam o que se passa com certos administradores pertencentes à maçonaria que saltitam de governo em governo, de empresa pública em empresa pública, enfim uns barões que ganham fortunas e reduzem a plebe  à penúria, ao esclavagismo, à exclusão social mais repugnante. E eu que lutei pelos ideais republicanos, ao ver isto, dá-me vómitos...Um raio que os parta a todos!!!

quinta-feira, maio 09, 2013

Os alimentos são o melhor remédio...

terça-feira, maio 07, 2013

O FIM DO EURO?

Oskar Lafontaine, um dos fundadores do euro quando era ministro das Finanças da Alemanha, pediu o fim do euro para deixar os países do Sul recuperarem. E sublinha que "os alemães ainda não perceberam que o sul da Europa, incluindo a França, será forçado pela sua miséria actual a lutar, mais cedo ou mais tarde, contra a hegemonia alemã“.
Numa comunicação colocada no site do Partido de Esquerda do Parlamento alemão, na semana passada, Lafontaine não deixa de apontar o dedo à Alemanha por ter baixado os seus salários para proteger as suas empresas exportadoras. Uma crítica que vários subscrevem, a ponto de a Bélgica ter feito queixa junto da Comissão Europeia acusando Berlim de “dumping social”, numa alusão à venda de bens abaixo do custo de produção que é proibida na UE.
Na Alemanha não existe uma política de salário mínimo e é possível aos trabalhadores com salários mais baixos não pagar impostos nem contribuir para a segurança social ou outro sistema de pensões. Ou seja, há várias empresas que pagam aos seus funcionários três a quatro euros por hora.
“Merkel vai despertar do seu sono hipócrita quando, a sofrer por causa da política salarial alemã, os países europeus unirem forças para fazer um ponto de viragem na crise penalizando inevitavelmente as exportações alemãs”, avisa Lafontaine.
Por estas razões, o espírito do euro foi minado e não tem condições para prosseguir, diz o ex-ministro, porque não foi possível nos países do euro ter uma política de salários coordenada em função da produtividade.
Por isso, deve ser retomado um sistema como aquele que foi precursor da união monetária, o Sistema Monetário Europeu, que permite fazer “desvalorizações e valorizações controladas” das moedas nacionais, defende, o que exigira um controlo muito apertado sobre os fluxos de capitais. Os países em situação mais débil cujas moedas seriam necessariamente desvalorizadas teriam, num período de transição, de ser ajudados pelo Banco Central Europeu, por exemplo, para evitar o colapso.
Uma condição essencial para o funcionamento de um sistema monetário europeu seria a reforma do sector financeiro assim como a sua regulação. "O casino tem de ser encerrado", escreve.  Esta transição teria de ser gradual começando, por exemplo, pela Grécia e Chipre.
As políticas de austeridade estão a levar ao desastre, considera, juntado a sua voz às várias que se têm levantado na Europa contra este "aperto de cintos" e que ele próprio cita, como Barroso e Enrico Letta, em Itália. Durante o fim-de-semana, o ministro das Finanças francês Pierre Moscovici proclamou o fim da austeridade e um triunfo da política francesa.
"A austeridade está concluída. Esta é uma viragem decisiva na história do projecto europeu desde o euro", disse Moscovici à TV francesa. "Estamos a ver o fim do dogma austeridade. É uma vitória do ponto de vista francês." Descartando a hipótese de cortes adicionais, Paris vai, no entanto, manter as políticas de corte de despesa pública.

Parábola de Portugal...

Portugal, coitado, perdeu o emprego e foi-lhe dado um cartão de crédito...

Depois, bem, depois... é o que se vê... veio a «tia rica» e perguntou o que fizemos com ele...

http://www.tvi24.iol.pt/programa/4407/77http://www.tvi24.iol.pt/programa/4407/77

segunda-feira, maio 06, 2013

A fidelidade essa virtude...

domingo, maio 05, 2013

DIA DA MAE

http://rouxinoldebernardim.blogspot.pt/2007/07/dia-da-minha-me.html

quinta-feira, maio 02, 2013

Bispo com os trabalhadores...

quarta-feira, maio 01, 2013