domingo, setembro 02, 2012

RTP: Serviço público em mãos privadas?


Pela voz de António Borges o país foi informado que estará na mente do governo a possiblidade de concessão a privados __ por um certo lapso de tempo__ da RTP. O país levou um soco no estômago e não conseguiu digerir a notícia. António Borges , encarregado pelo governo de negociar patrimónios do Estado e, sem simultâneo, sendo pago por uma alta entidade do setor privado para aconselhamento em negócios__ daí a crítica feita por várias entidades no tocante a eventual conflito de interesses__ dá a impressão de não ter a noção do terreno movediço que pisa.

É óbvio que a RTP nas maos do Estado corre o risco de governamentalização, contudo, nas mãos de uma entidade privada__ nacional ou extra-nacional__ corre o risco de ser instrumentalizada para fins que podem colidir com o interesse patriótico ou até a segurança do Estado. O serviço público prestado a países de expressão lusófona é algo de muito delicado. Se houver notícias escaldantes elas poderão gerar conflitos diplomáticos, guerras comerciais e não só.

Além de poder atentar contra a própria Constituição, como aventam alguns constitucionalistas e o próprio PR, há o grave perigo de atentar contra os interesses legítimos do país, se a concessionária for de origem estrangeira e quiser condicionar reportagens e noticiários de forma a gerar conflitos. É um tema tão delicado que seria de uma imprudência crassa enveredar por essa via. Ainda bem que o CDS já alertou para o problema. Oxalá não se enverede por uma via de consequências imprevisíveis...e riscos incalculáveis. O bom senso deve imperar.

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Penso que o homem está doente, por isso presta-se a desempenhar papéis bem pagos para deixar a família bem encostada!

Abraço

Sol disse...

saudade do teu canto no meu parole...

bjs.Sol