sábado, junho 20, 2020

Tomar banho era pecado!!!

As religiões fomentavam crenças e tolices espantosas! O tomar banho, em tempos remotos,  foi considerado pecado grave. Alguns muçulmanos começaram a divulgar os benefícios para a saúde do banho e esta prática  foi-se divulgando e acabando com preconceitos.


Tomar banho na Europa era considerado heresia !
A Rainha Isabel, a primeira a matar muçulmanos em Andaluzia (fronteira de Gibraltar), só tomou banho duas vezes na sua vida! E destruiu as casas de banho de toda a região.
O rei espanhol Felipe II proibiu tomar banho no seu país e sua filha Isabel II jurou não trocar a roupa intima até o fim do cerco de uma cidade. Que durou três anos e ela morreu por falta de banho.
Os reis e rainhas tinham um cheiro insuportável, imagina a população. A falta de banho contribuiu para o surto de doenças, como a peste que chegou a matar um terço da população das grandes cidades europeias como: Paris e Londres. Enquanto as cidades islâmicas ultrapassaram a marca do milhão de mortos. Porém, o muçulmanos sabiam da importância de tomar banho.
Os perfumes franceses pelos quais Paris ficou famosa, foram criados pra acabar com o cheiro fedorento, onde até hoje se perpetua esse costume, em algumas cidades europeias.
"Os europeus devem aos árabes o bem-estar na sociedade", diz o historiador francês Drebar." Os muçulmanos ensinaram os europeus a manterem seus corpos limpos. Os muçulmanos vestiam roupas brilhantes e limpas, que alguns até as decoravam com pedras preciosas como esmeraldas, rubis e corais. Córdoba, uma cidade islâmica espanhola, abundava com seus trezentos banheiros, enquanto as igrejas europeias viam o banheiro como um instrumento de descrença e pecado.
O nome do banheiro em inglês é atribuído à glorificação da memória do muçulmano indiano Muhammad Bath, que lhes ensinou a importância de um banho.
Créditos: As memórias do escritor Sandor Marai. Documentos oficiais da Espanha entre 1561 e 1761.


Enfim, ja dizia Camões :«Mudam-se os tempos mudam-se as vontades!»

Um comentário:

Sandro Molina disse...

NÃO É BEM ASSIM!

1ª MENTIRA: "a Rainha Isabel, a primeira a matar muçulmanos": Rainha Isabel da Espanha ou Isabel de Castela ou Isabel, a Católica (1451 a 1504), foi a mulher mais poderosa do seu tempo! Foi graças a ela que a Espanha se tornou a maior potência econômica e militar do mundo, no século XVI, uma vez que financiou muitas expedições, mas a principal foi a de Cristóvão Colombo, que descobriu a América e trouxe muitas riquezas para a Espanha.
Foi ela quem expulsou os mouros (muçulmanos do Norte da África), após mais de 700 anos de dominação islâmica. estabeleceu a temível Santa Inquisição na Espanha, que por 300 anos perseguiu, batizou, prendeu, expurgou e executou MUÇULMANOS, JUDEUS e PROTESTANTES. Nenhuma Inquisição perseguiu e matou mais que a espanhola.
2ª MENTIRA: "a Rainha Isabel destruiu as casas de banho": ela não destriu nada! O que aconteceu foi que em 26/04/1491, a Rainha Isabel fez um juramento de não tomar banho ou mudar de roupa até à reconquistar Granada da mãos dos Mouros, o que aconteceu em 02/01/1492, ou seja, 9 MESES depois! Após isso, a história diz que ela voltou a se banhar.
3ª MENTIRA: "O rei espanhol Felipe II proibiu tomar banho no seu país e sua filha Isabel II jurou não trocar a roupa intima até o fim do cerco de uma cidade. Que durou três anos e ela morreu por falta de banho": o Rei Felipe II é conhecido pelo contrário: por ser um dos reis mais ASSEADOS da sua época! Isabel II não jurou por nada! Ela foi tataraneta de Isabel I, e viveu de 1830 a 1904, ou seja, 400 ANOS DEPOIS!!! E o cerco a Granada durou 9 meses e não 3 anos. Mas o pior é quando dizem "cerco de uma cidade". Nem a cidade citam!
4ª MENTIRA: "os europeus devem aos árabes o bem-estar na sociedade": quem trouxe o hábito do banho para a Europa foram os ROMANOS, que amplificaram um costume aprendido com os gregos e com os habitantes do Antigo Egito e com o próprio povo de Israel, que tinha recebido do prórpio Deus ordenaças acerca da higiene pessoal. Os muçulmanos entraram na parada BEM DEPOIS desses povos, ou seja, o hábito de banhar-se já estava instalado entre os europeus desde o Império Romano (hábito que se perdeu com o passar dos anos)!
As termas romanas (enormes balneários públicos) existiam em todo o Império. Por causa disso, algumas cidades europeias ganharam nomes que incluem, literalmente, a palavra “banho”. É o caso de Bath, na Inglaterra, Baden Baden e Wiesbaden, na Alemanha, e Aix-le-Bains, na França. Mas as maiores termas ficavam mesmo na capital do império, Roma: eram as de Caracala, inauguradas em 217 d;C., e as de Diocleciano, em 305 d.C.. Esses edifícios, cujos nomes homenageavam os dois imperadores, tinham capacidade para receber, respectivamente, 1.600 e 3.200 pessoas.
5ª MENTIRA: "O nome do banheiro em inglês ("bathroom") é atribuído à glorificação da memória do muçulmano indiano Muhammad Bath, que lhes ensinou a importância de um banho": o muçulmano indiano "Muhammad Bath" viveu entre 1759 a 1891 e o que ele trouxe para a Europa foi o banho com XAMPÚ! Os banheiros "modernos", da forma que conhecemos hoje, foram inventados pelo inglês John Harington (1560 - 1612), afilhado da Rainha Isabel I, em 1591, ou seja, 200 ANOS ANTES do muçulmano Bath. Harington inventou a privada e a descarga. Mas escavações arqueológicas descobriram que há 2.500 a.C., na atual Índia, a civilização "harappeana", já possuia latrinas com água corrente que eram ligadas a canais construídos com tijolos e faziam parte de um sistema sanitário que incluíam até bueiros.

Pra terminar, o artigo não cita fonte alguma. Totalmente tendencioso!