quinta-feira, outubro 31, 2019

Justiça Transparente, quem a teme e porquè?

A justiça é um dos grandes pilares da democracia. O escrutínio da coisa publica deve ser implacável pelos jornalistas, disse o senhor Presidente da República, perante o aplauso generalizado! VER
Contudo, quando os jornalistas querem escrutinar é um problema. Todos querem transparência,   mas só  nas campanhas eleitorais onde se afirmam paladinos e  cultores dela. Contudo, quando a porca torce o rabo, mudam de opinião.

 Se o conhecido político José Sócrates foi publicamente acusado de vários crimes__ que ele alega serem todos fruto de imaginação delirante de magistrados, juizes, inspectores da PJ__ porque não permitir que a sua defesa (na instrução do processo chamado Operação Marquês) seja escrutinada pelos jornalistas ? 
Eles, legitimamente querem saber se a defesa é tão sólida como ele apregoa aos sete ventos. Querem saber até que ponto a sua argumentação  propagandeada em todos os canais televisivos, urbi et orbi, é, de facto,  resistente ao escrutínio dos porta-vozes da população, os jornalistas.
O juiz, estranhamente, não quer a sua presença.
 Será medo? Homens com medo de mulheres, não será uma estranha fobia?

Se a argumentação de José Sócrates for  transparente e sólida a opinião pública cobri-lo-á de gloria. Contudo, se for  aquilo que todos pensamos que é, a mesma população  rirá em gargalhada saudável. Já Eça de Queiroz dava ao povo o legítimo direito à gargalhada para comentar os desmandos dos políticos. Porque se esconde da opinião pública a defesa de alguém que se diz vítima de tremendas injustiças, feitas por infames justicialistas.
Medo de quê? Da verdade nua e crua, em que,  talvez a argumentação não seja tão sólida e tão credível como apregoa com  empáfia e inusitada  jactância.

 Usar a comunicação social para se vitimizar e, depois , não ser permitido a essa mesma comunicação social escrutinar com isenção e rigor o seu depoimento é uma forma de criar na opinião pública uma imagem distorcida da personagem. A vitimização é amplamente publicitada (sem contestação possível), contudo, os factos concretos que consubstanciariam essa vitimização são mantidos no segredo, no olvido.
Sejamos francos e honestos: a transparência é um dos pilares da justiça e da democracia. Quem se resguarda na opacidade não respeita os valores  tão amplamente divulgados pelo Presidente da República!!!
  Será que o senhor PR__ garante do regular funcionamento das instituições__ respeitando a separação de poderes, obviamente, não poderá vir a terreiro defender o indeclinável direito ao escrutínio, como perorou com ênfase?!~

https://www.dn.pt/portugal/marcelo-pede-a-jornalistas-para-serem-implacaveis-no-escrutinio-de-todos-5554651.html


VER AQUI






Felícia Cabrita, assistente no processo, viu, estranhamente,  coarctado um legítimo direito. 
Quem tem medo da transparência e da verdade?!




 Ivo Rosa tem medo de quê?

Nenhum comentário: