sábado, março 30, 2019

Papa recusa o tradicional beija-mão!!!

VER AQUI

Será para continuar com esta postura?=

Alguns dizem que foi para evitar a disseminação de germes VER AQUI   Será só isso? Então beijar o menino Jesus e o próprio Jesus crucificado passará a ser proibido  em defesa desta teoria...Há doenças, como a herpes,  que podem ser propagadas assim...

Enfim, ele tem manifestado certa censura por situações de pompa e exibição de títulos da parte do clero, sobretudo aqueles que são mais comuns: monsenhor, arcipreste,  cónego...

Talvez pense que ele próprio deve dar esse exemplo. O beijar o anel tem um cunho medieval, uma subserviência (da parte de quem se curva)  que vai contra as suas raizes  franciscanas. Talvez o próximo passo seja retirar a si próprio o título de Santo Padre!

Sim, só depois de feita uma análise a posteriori da personalidade de um papa é que se pode avaliar se foi santo ou não.

Santos que tiveram dúvidas sobre a própria existência de Deus são muitos. Santos que perseguiram cristãos e cometeram crimes de morte também.
Este Papa, honra lhe seja feita, não é um escravo das tradições. Ele quer mudar e mudar para melhor. Louvado seja por isso.

E há tanta coisa que ainda estã mal, ainda há vícios entranhados na comunidade cristã que passam por virtudes...

Será que Marcelo Rebelo de Sousa repetirá este gesto na próxima visita ao Papa?
Já o acusaram de  como chefe de Estado estar a rebaixar a posição do Estado Português perante o Estado do Vaticano... E os críticos lá terão as suas razões.

 

Um comentário:

Teresa Durães disse...

Confesso que gosto deste papa (eu que não sou católica). Há-de ter os seus defeitos e lutar contra aqueles cardeais todos deve ser uma batalha e tanto. Gosto da sua simplicidade e humildade como deviam ser os católicos pois foi uma das mensagens de Cristo. Por algum motivo deixou ser humilhado na Páscoa. Para além do amor pelo próximo, algo que não se vê muito por aí.