domingo, dezembro 11, 2011

No Reino da Merkolândia...



É óbvio que a recente postura da UE no sentido de se caminhar para um défice de 0.5 % (limite) e um rácio de 60% da dívida em relação ao PIB é salutar e digno de apreço em termos formais.
Contudo, não obstante esta carga virtuosa, digna de ser devidamente digerida pelos mercados__ e susceptível de provocar uma acalmia temporária__a magna questão é esta: será que os países menos apetrechados e mais fragilizados (sul da UE, sobretudo) serão capazes de atingirem tais metas? E, mesmo que o sejam, à custa de quê?
Todos sabemos que os expedientes contabilísticos, as receitas extraordinárias (como esta do fundo de pensões dos bancários que até criou uma almofada suplementar...) não durarão sempre, há limites. Quando se esgotar esse artificialismo surge a realidade crua: uma austeridade espartana, uma recessão subjacente a ela, e todo um cortejo de asfixias resultantes do aumento da carga fiscal vão gerar descontentamentos, greves, tumultos, instabilidade social.
Cavaco Silva disse aquando do PEC IV __ no último suspiro de Sócrates__ que já se tinha atingido o limite dos sacrifícios!!! Que dirá ele agora perante este cenário?
O nosso futuro próximo vai ser duríssimo, os sacrifícios violentos, as reações virulentas. É que já diz o povo: «de piedosas intenções está o inferno cheio...»
O 13º e o 14º mês irão ao ar, os despedimentos irão aumentar, o caudal de roubalheira que já impera, irá atingir níveis estilo guerrilha urbana, a criminalidade violenta irá ser o corolário lógico, a queda do governo, a médio prazo, inevitável. Não estará no horizonte (médio) uma guerra norte vs sul adentro da própria UE?

Os níveis de corrupção são alarmantes, e não só em Portugal. As desigualdades provocadas por ela (corrupção) são cada vez mais gritantes.
Este folclórico diretório «MERKOZI» é um prelúdio preocupante...

2 comentários:

AFRICA EM POESIA disse...

MEU Amigo

Agradeço a visita
nos meus rabiscos a minha amizade

beijos e Feliz Natal

Gostei deste casal lindo espero o divórcio...

AFRICA EM POESIA disse...

MEU Amigo

Agradeço a visita
nos meus rabiscos a minha amizade

beijos e Feliz Natal

Gostei deste casal lindo espero o divórcio...