rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

segunda-feira, dezembro 26, 2011

2012 - «Grandes mudanças»?! Ou vira o disco e...

Pedro Passos coelho na sua mensagem de Natal promete mais democracia e mais transparência para 2012.
Não acredito. Julgo que vai ser mais austeridade, mais impostos e mais sacrifícios para uns e mais regabofe para os do costume: banqueiros, grandes sociedades de advogados, financiadores do aparelho partidário...
Não basta proclamar, é preciso fazer. É triste ouvir o bastonário da ordem dos advogados acusar de cambão (um crime grave), os governantes no tocante a adjudicação de pareceres jurídicos a entidades amigas, sem qualquer tipo de concurso público como se impunha face aos montantes envolvidos. O governo calou... consentiu? Tudo se conjuga para que continue tudo como dantes, exceto a austeridade para os que são vítimas deste sistema fraudulento, gerador de injustiças e fautor de pesados encargos para todos nós.
Não basta pregar como Frei Tomás, é preciso agir em conformidade. O governo calou e calar-se-á sempre perante estas acusações, como tem sido a conduta de governos anteriores. Onde está a democracia, onde está a transparência, onde está o escrúpulo?
Há tanto despesismo patológico que serve apenas para aumentar os encargos públicos, engordar a pesada fatura que todos iremos pagar. A democracia económica é uma miragem. Os ajustes diretos favorecendo este e aquele, que depois até se pode dar ao luxo de um mecenato ostentatório é a mais aberrante das situações que existem em Portugal. Sanções? Quase nenhumas, pois a lei não tem coercitividade, é ineficaz. A sanção social também não existe e o povo ainda dorme nos braços de morfeu...
Até quando? Essa é a pergunta que todos fazem... até ao dia do «juízo final» deste regime.

5 Comments:

Blogger Zé Povinho said...

Coelho não sabe o que é Democracia porque não hesitou em mentir para conquistar o poder. Custa ouvir, mas é a mais pura das verdades que há-de sempre minar a confiança que ele pretenda conquistar.
Abraço do Zé

11:37 AM  
Blogger Magia da Inês said...

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨°º
¨¨¨¨¨¨¨¨° ·.°ºº
¨¨¨¨¨¨¨¨000000000
¨¨¨¨¨¨¨0000oo00o0
¨¨¨¨¨¨0o00o0o00o0
¨¨¨¨¨¨0o0o00o00o0
¨¨¨¨¨¨0o0o00o0o0
¨¨¨¨¨¨¨00000000
¨¨¨¨¨¨¨¨000000.☆¸.¤ª“˜¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨00/¸.¤ª“˜¨˜“¨
¨¨¨¨¨¨¨00¸.¤ª“˜¨¨˜“¨
¨¨¨¨¨¨00¤ª“˜¨¨ª“˜¨
¨¨¨000000¸.•°`
¸.•°`♥✿⊱╮FELIZ 2012!!!

9:12 PM  
Blogger Graça Pereira said...

Hoje não faço considerações...Quero acreditar quw 2012, apesar de tão mal fadado, seja para todos uma surpresa convicente.
Feliz Ano Novo de 2012.
Bj
Graça

2:23 PM  
Blogger Isamar said...

Se gosto do teu texto, amigo Rouxinol, homem de coragem. Continua a "cantar" assim.
Feliz Ano Novo, amigo! Que todos os teus desejos sejam concretizados apesar do mau momento por que passamos. Saúde, Paz, Amor...

Beijinhos

Bem-hajas!

10:25 PM  
Blogger durindana said...

Ainda ninguém me explicou o que sigifica "democracia económica".
Passos Coelho devia ter explicado.
Será mais liberalismo ara o capital? Menos entraves ao investimento, menos impostos para a produção?
Não acredito que democracia económica tenha alguma coisa a ver com a redução dos latos leques salariais, donde sobressaem os acumulados, as senhas de presença, os subsídios de deslocamento, as ajudas de custo e... outro tipo de benesses que engordam o rendimento de algumas famílias "sobredotadas".
Boas Festas!

5:40 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home