segunda-feira, dezembro 26, 2011

2012 - «Grandes mudanças»?! Ou vira o disco e...

Pedro Passos coelho na sua mensagem de Natal promete mais democracia e mais transparência para 2012.
Não acredito. Julgo que vai ser mais austeridade, mais impostos e mais sacrifícios para uns e mais regabofe para os do costume: banqueiros, grandes sociedades de advogados, financiadores do aparelho partidário...
Não basta proclamar, é preciso fazer. É triste ouvir o bastonário da ordem dos advogados acusar de cambão (um crime grave), os governantes no tocante a adjudicação de pareceres jurídicos a entidades amigas, sem qualquer tipo de concurso público como se impunha face aos montantes envolvidos. O governo calou... consentiu? Tudo se conjuga para que continue tudo como dantes, exceto a austeridade para os que são vítimas deste sistema fraudulento, gerador de injustiças e fautor de pesados encargos para todos nós.
Não basta pregar como Frei Tomás, é preciso agir em conformidade. O governo calou e calar-se-á sempre perante estas acusações, como tem sido a conduta de governos anteriores. Onde está a democracia, onde está a transparência, onde está o escrúpulo?
Há tanto despesismo patológico que serve apenas para aumentar os encargos públicos, engordar a pesada fatura que todos iremos pagar. A democracia económica é uma miragem. Os ajustes diretos favorecendo este e aquele, que depois até se pode dar ao luxo de um mecenato ostentatório é a mais aberrante das situações que existem em Portugal. Sanções? Quase nenhumas, pois a lei não tem coercitividade, é ineficaz. A sanção social também não existe e o povo ainda dorme nos braços de morfeu...
Até quando? Essa é a pergunta que todos fazem... até ao dia do «juízo final» deste regime.

5 comentários:

Zé Povinho disse...

Coelho não sabe o que é Democracia porque não hesitou em mentir para conquistar o poder. Custa ouvir, mas é a mais pura das verdades que há-de sempre minar a confiança que ele pretenda conquistar.
Abraço do Zé

Magia da Inês disse...

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨°º
¨¨¨¨¨¨¨¨° ·.°ºº
¨¨¨¨¨¨¨¨000000000
¨¨¨¨¨¨¨0000oo00o0
¨¨¨¨¨¨0o00o0o00o0
¨¨¨¨¨¨0o0o00o00o0
¨¨¨¨¨¨0o0o00o0o0
¨¨¨¨¨¨¨00000000
¨¨¨¨¨¨¨¨000000.☆¸.¤ª“˜¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨00/¸.¤ª“˜¨˜“¨
¨¨¨¨¨¨¨00¸.¤ª“˜¨¨˜“¨
¨¨¨¨¨¨00¤ª“˜¨¨ª“˜¨
¨¨¨000000¸.•°`
¸.•°`♥✿⊱╮FELIZ 2012!!!

Graça Pereira disse...

Hoje não faço considerações...Quero acreditar quw 2012, apesar de tão mal fadado, seja para todos uma surpresa convicente.
Feliz Ano Novo de 2012.
Bj
Graça

Isamar disse...

Se gosto do teu texto, amigo Rouxinol, homem de coragem. Continua a "cantar" assim.
Feliz Ano Novo, amigo! Que todos os teus desejos sejam concretizados apesar do mau momento por que passamos. Saúde, Paz, Amor...

Beijinhos

Bem-hajas!

durindana disse...

Ainda ninguém me explicou o que sigifica "democracia económica".
Passos Coelho devia ter explicado.
Será mais liberalismo ara o capital? Menos entraves ao investimento, menos impostos para a produção?
Não acredito que democracia económica tenha alguma coisa a ver com a redução dos latos leques salariais, donde sobressaem os acumulados, as senhas de presença, os subsídios de deslocamento, as ajudas de custo e... outro tipo de benesses que engordam o rendimento de algumas famílias "sobredotadas".
Boas Festas!