domingo, março 22, 2020

Crónica de uma tragédia anunciada



Caro Presidente:

Sei que cultiva muito as posições assumidas pelo seu homólogo nos States, Donald Trump. Ele é uma pessoa inculta, impreparada e denota uma arrogância propensa a atitudes inqualificáveis. As suas posturas retrógradas sobre a poluição, o efeito de estufa, a camada de ozono, o aquecimento global, são de uma ingenuidade chocante.

O senhor, segue-lhe as pisadas. Quando se tem um líder ideológico deste calibre o resultado está `a vista: o desastre é o resultado mais provável.
Quero dizer-lhe que menosprezar a capacidade e o poder destruidor do Covid-19 é altamente perigoso.
Os brasileiros deviam ser avisados da perigosidade deste vírus assassino. Ele propaga-se por contactos de diversas naturezas. Não só através das mãos, mas pela boca e pelos olhos. Os fluidos oculares são propensos a ser fonte de transmissão. Se puser as mãos nos cabelos de uma criança, poderá ser também uma forma de transmissão! Basta essa criança ter circulado num ônibus  sobrelotado, num trem, ou no metro em hora de congestionamento.
Os espetáculos desportivos, sobretudo em espaço fechado,  deviam já ser proibidos: TODOS!
A pandemia alastra-se a uma velocidade galopante!
Neste momento já poderão ter contraído o vírus milhares de brasileiros sem o saberem. Os sintomas só serão evidenciados três ou quatro semanas mais tarde__depois de uma propagação em espiral!
Isto vai ser terrível se não houver o cuidado de fazer pedagogia. Os equipamentos necessários para enfrentar este combate que dentro de dois ou três meses poderá ser trágico devem ser já preparados ou importados com urgência!
O pessoal médico e de enfermagem poderá crucificá-lo por ter sido negligente e ter menosprezado o poder mortífero deste vírus assassino!
Cautela e prudência são atributos dos líderes fortes. Arrogâncias e pesporrências balofas são próprias dos tolos!

Respeitosamente

Rouxinol de Bernardim
(escritor português) 
Portugal 22 de março de 2020

Nenhum comentário: