segunda-feira, novembro 19, 2018

Da Geringonça aos dois Galhetreiros...



Hoje vivemos sob o signo da Geringonça para o mal e para o bem. Não tenho afetos partidários, não adoro nenhum deus-partido, sou totalmente ateu, politicamente falando.
Procuro a neutralidade e o desprendimento, libertando-me de paixões.
Enfim, hoje vivemos um pouco melhor, isso deve-se em parte à conjuntura externa, mas também, aos progressos deste modelo de governação que tem imperado e sobrevivido mais do que alguns esperariam. Jerónimo de sousa e Catarina Martins têm sido "asas" do   um triunvirato. Não excedem o que uma coligação deste tipo impõe. Sabe-se que  este  é o governo PS com achegas dos dois compagnons de route: CDU e Bloco de Esquerda.
Que se vai passando nas hostes à sua direita?
A Aliança (de Santana Lopes), pé ante pé, pescando à linha,sem fazer muito ruído de fundo, vai crescendo,  criando instabilidade, preocupação, desassossego nas hostes  de RR.
Mais à direita, a "asa direita", vai assistindo, sem saber bem se esta conjuntura lhe será favorável ou desfavorável, com natural atenção aos sinais…
Tudo se conjuga para que tenhamos, a médio prazo, dois Galheteiros: um, talvez o mais  robusto__ se a economia continuar desafogada, se as greves não surgirem, se a conjuntura externa não derrapar, se  as taxas de juro forem benignas __,  englobando António Costa na liderança,  tendo como "asas" Catarina Martins e Jerónimo de Sousa; o outro Galheteiro será liderado por Rui Rio e terá como "asas" Santana Lopes e Assunção Cristas.
Ambos os lideres  sabem desta factualidade e vão gerando sinergias e controlando emoções para que estes dois blocos possam agir sem crispações. Santana Lopes tem sido prudente, não ataca nem hostiliza, pois sabe que poderá ser parceiro de uma qualquer "geringonça", seja ela qual for. Ávido de poder, como é natural, não descarta a hipótese (ainda que remota) de fazer uma parelha com António Costa… uma espécie de queijo limiano de Guterres, mas de grande porte…
Os dados estão lançados. Na pole position,  já roncam os motores, a meta está mais próxima do que parece… é uma questão de dar tempo ao tempo e ver as vicissitudes que o tempo tem...



Nenhum comentário: