domingo, outubro 21, 2018

Espionagem ao mais alto nível

A revista Sábado  (18-10-2018)  revela pormenores de um livro bomba que o ex.espião Jorge Silva Carvalho vai publicar. Enfim, algo de tenebroso envolvendo figuras como José Sócrates, Cavaco Silva, Júlio Pereira__atualmente no STJ e que foi secretário geral do Sistema de Informações de  2005 a 2017__e todo um vasto rol de figuras que cirandaram  ou estiveram em contacto com os Serviços de Informação de Segurança (SIS).

Coisas tenebrosas, à margem da lei, escutas ambientais em hotéis, restaurantes, enfim, o Big Brother no seu máximo expoente. Tinham jornalistas avençados, possuem jornais, usam meios os mais variados para conseguirem os seus fins. Chegaram ao ponto de invadir as instalações de um partido político e colherem informações sobre as fichas de militantes. Entre a 1 e as 4 da manhã foi executada esta delicada operação. PSR o alvo.
Fala numa denominada Operação Santola, que não chegou a executar-se mas que envolvia movimentações altamente delicadas. Teria ligações internacionais e visava fornecer dados a Israel através de um terminal de cabos submarinos (em fibra óptica) com termo em Sesimbra. A operação não foi autorizada por José Sócrates (muito embora tendo o aval de Júlio Pereira) que estava nessa altura empenhado em ter boas relações com a Líbia de Kadaffi...
  A ser verdade isto era muito pior que Watergate e o actual juiz do Supremo (Júlio Pereira) terá os dias contados...nesse cargo, tal a gravidade da operação que patrocinou e à qual deu o seu aval. A ser verdade o que conta o espião Júlio Silva Carvalho... como é natural. Imagine-se a repercussão internacional que teria uma acção desta envergadura e, pior ainda, o impacto que causaria no mundo árabe, ao ser descoberta? Portugal ficaria no centro do furacão terrorista, não haja dúvidas. Ainda bem que houve o bom senso de a abortar.
Estou a imaginar agora, o que se dirá, agora, de um juiz que__ a ser verdade tudo isto, sublinho__pactuaria e dera o seu aval a uma operação destas? Que credibilidade e que respeitabilidade merece? Espero que tenha o bom senso de pedir já o afastamento do cargo que ocupa!

Ainda irá fazer correr muita tinta e, quiçá, fazer implodir algumas reputações. Há juízes, militares, magistrados do MP pagos para fornecerem informações. Mercenários, sem dúvida. O banqueiro Ricardo Salgado usava gente desta__ capaz de vender a alma ao diabo por tuta e meia__ para construir a teia que o levou ao topo e depois à queda. Marionetas venais , sem escrúpulos, sem honra, sem credibilidade. Ministros, juizes, magistrados, militares, com ambições desmedidas, capazes de tudo para  ascenderem ao topo. A Pide fazia isto nos ominosos tempos da ditadura...Agora, em plena democracia, o modus oiperandi é similar...

 Conseguem entrar em espaços privados usando estratagemas variados como reparações simuladas, para isso usam fardas de bombeiros, cantoneiros, funcionários de empresas de segurança, médicos, enfim, fazem tudo para penetrar em escritórios de advogados, até em embaixadas, para colherem informações confidenciais.
A legalidade anda pelas ruas da amargura. Diz que Guterres se queixou de no tempo do cavaquismo o PS estar a ser um alvo dos serviços secretos e lá teria as suas razões. O PSR e a UDP foram alvos privilegiados. Diz que havia um preconceito contra as esquerdas.
Isto promete. Já se vislumbrava no horizonte, contudo, este livro, que usa certa ironia e ficcionalidade para não correr demasiados riscos, levanta a ponta do véu de um organismo que tantas vezes está ao serviço do Governo, quando, na sua essência mais pura e genuína, deveria estar ao serviço do Estado. A fazer fé na revista Sábado, como é óbvio. Efabuladores é o que há mais neste país de ilusionistas e ventríloquos.

Júlio Pereira (homem de confiança d e Sócrates) chegou ao ponto de  interferir em assuntos como  o processo Freeport (quando de Inglaterra chegavam dados confidenciais de índole bancária...) pedindo a colaboração do M16 (secreta externa britânica) no sentido de os sensibilizar que o devassar informação sobre o nosso primeiro-ministro poderia por em xeque a boa relação entre as duas potências! Enfim, estes Serviços  em defesa do Estado ou do Governo?

Quanto aos empresários e negócios , fala no papel d e  Nuno Vasconcelos da Ongoing  bem assim como  negócio ruinoso da PT no Brasil. Todo um submundo posto a nu, com alguma ironia e ficcionalidade para não escancarar demasiado a buceta de Pandora...

Nenhum comentário: