sábado, outubro 20, 2018

Corrupção ou Gratidão?!


Ele estava de férias com a família e amigos. O espírito aberto e a gargalhada fácil. O amigo "brasileiro" dizia com voz de gozo:

__Aqui no Brasil os brasileiros chamam  matutos (parolos) aos portugueses e contam anedotas sobre eles. Eles riem-se de nós contando anedotas. Nós, pelo contrário, rimo-nos deles, vendo a forma miserável como vivem e  nos deixam a nós,  portugueses,  viver à larga...

O outro, abriu-se e deu uma de  alinhar na mesma onda:

__Em Portugal chamam-me corrupto porque eu, no exercício do cargo de presidente de câmara, cobro algumas "luvas" (aquilo que vocês aqui no Brasil chamam de "propinas") por autorizar algumas coisas que  não seriam totalmente legais mas que, bem analisadas, a gente pode dar a volta ao texto, porque as leis são como as mulheres: foram feitas para serem violadas!

O emigrante comentou:

__Alguns dizem que é corrupção, mas eu chamo-lhe gratidão. Se obtenho um favor grande, se alguém me traz benefícios de grande vulto, porque não agradecer a essa pessoa com parte do património financeiro que me ajudou a angariar? é ou não é justo?


Lá longe, em Roma, o Papa Francisco não comunga desta filosofia barata. E exclama:





 

 

Nenhum comentário: