Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.
quinta-feira, dezembro 30, 2010
GATO E BOFE...
quarta-feira, dezembro 29, 2010
Alegre, um desafio desigual...
Milagre de Natal
segunda-feira, dezembro 27, 2010
Previsões para 2011...
domingo, dezembro 26, 2010
quinta-feira, dezembro 23, 2010
ANA GOMES, mulher de armas!!!
Consta que ela está no vórtice de um furacão que ameaça transformar a campanha eleitoral de Cavaco Silva num autêntico pesadelo.
Os seus papéis foram roubados. Os submarinos estão na berlinda mas também os voos da CIA para Guntánamo.
Já apresentou queixa na PGR contra incertos. Os ladrões devem ser gente de alta influência.A coisa mexe com muita gente importante.
A pergunta que se põe neste momento é esta: o PR, supremo responsável pelas forças armadas, não terá tido uma palavra a dizer nestes dois domínios?!
Alguém acredita que José Sócrates iria tomar a iniciativa, de per si, assumir tamanho risco, sabendo que o PR é o tutor natural dos assuntos envolvendo as Forças Armadas?!
Iria desautorizar o Chefe de Estado num assunto de tal melindre?!
Fazer do chefe supremo das Forças Armadas um mero vaso decorativo? Um contacto prévio impunha-se, antes de uma tomada de decisão de tão grande envergadura!
Se o fez, e este deu luz verde, como é crível que possa ter acontecido, estão ambos no mesmo barco...
Bom era que o país soubesse com frontalidade, se foram dadas essas autorizações, que violam o direito internacional_tal como aconteceu com a famigerada guerra do Iraque__ ou não.
Os portugueses têm direito a saber a verdade pelos representantes eleitos. É triste quando se sabem esses factos por vias externas, tal como acontecia no «tempo-da-outra-senhora»...
Ainda recordo o tempo em que o colunista do DN, Augusto Castro__ contestava frontalmente os factos verídicos da Operação Conakri (golpe protagonizado por Alpoim Calvão e por uma miscelânea de operacionais autorizados e contratados pelo governo português) e chamava paranóico e delirante ao Presidente da República da Guiné .
A «verdade oficial» é tantas vezes, a mentira mais hedionda, a farsa mais despudorada, a mitomania mais demente!!!!
terça-feira, dezembro 21, 2010
Pescador, ao lado esquerdo de Deus?!
Oscar Mascarenhas
segunda-feira, dezembro 20, 2010
Mário Vargas Lloza, um alerta importante!
De fato os regimes comunistas actuais perderam aquele tique expansionista de cariz imperialista e totalitário e aburguesaram-se, no bom sentido do termo: procuram o maximalismo económico-financeiro em detrimento do belicismo hegemónico...
Há que ter em atenção de que a própria China, apesar dos atentados aos direitos humanos (cá em Portugal também os há...) tem um objectivo comercial e não prossegue fins de expansionismo territorial (excepção ao Tibete...), muito embora ainda não seja flor que se cheire...
A Rússia atingiu um estádio de capitalismo selvagem que poderá ser fonte de conflitualidades internas e poderá fazer explodir os fundamentalismos adormecidos..
Contudo, o Prémio Nobel tem razão: o terrorismo fundamentalista islâmico é a mais gravosa ameaça às liberdades e à civilização ocidental.
sábado, dezembro 18, 2010
Ó senhor embaixador!!!...
O senhor embaixador
Dormindo, na paz de Cristo,
Todos sorrindo em redor
Tirando retrato... a isto.
De consciência tranquila
O Nobel da Paz sorrindo,
Outro nobel se perfila:
O nobel do Sonho Lindo!
Nobel do sonho faz falta
Se não há, há que fazê-lo
Timor, sempre na ribalta
Há sonho... não pesadelo!
Antes, guerra fratricida,
Um cenário tão tristonho
Agora, paz merecida,
Timor, terra de sonho!
Petróleo sempre a jorrar
Ouro negro em profusão
Não é pecado sonhar
Como é bom... ter ambição.
O senhor embaixador
Sonhando com a promoção
Português com pundonor
Sonhando: «A BEM DA NAÇÃO!»
sexta-feira, dezembro 17, 2010
quinta-feira, dezembro 16, 2010
Quo vadis, Europa?!
No início da segunda década do século XXI a eurolândia enfrenta desafios de diversa índole que poderão condicionar a sua estruturação e o seu crescimento sustentável.
Eis alguns:
1- A dependência face ao sistema financeiro mundial. Os 4 grandes Bancos Centrais lutam para suprir as carências actuais :Tesouro Britânico, Reserva Federal americana (FED), BCE e Banco do Japão; contudo o seu esforço parece ser inglório. Os mercados actuando de forma especulativa procuram debilitar o euro gerando situações de autêntica montanha-russa, contribuindo para a instabilidade, a desconfiança e a turbulência generalizadas.
Contudo a situação é como uma bola de neve, ou como uma bolha que poderá explodir a qualquer momento. Há todo um conglomerado de factores que contribuem para isso: fugas macissas de capitais para off-shores (com todos os inconvenientes daí advenientes), movimentos imigratórios descontrolados gerando anarquia e instabilidade, conflitualidades latentes fruto de uma cada vez maior taxa de desemprego, crise sociológica provocada pelo medo do terrorismo e suas sequelas a nível socioeconómico.
2- Corrupção generalizada a todos os níveis e em todos os países, contribuindo essa corrupção como se fora mais um imposto a pagar aos decisores políticos em determinadas circunstâncias. Cada vez mais promiscuidade entre o poder político e o económoco-financeiro gerando injustiças sociais cada vez mais gravosas. Criminalidade larvar ou galopante a diversos níveis contribuindo para o descrédito das instituições e a falta de confiança dos investidores.
3- Emergência de três novos peões na cena económica: a China, a Índia e a Rússia.
Cada qual à sua maneira, com processos expansionistas díspares mas contribuindo para um efeito comum: carestia do preço do petróleo com impactos óbvios e inevitáveis na inflação (e taxas de juro), transportes e comunicações. O turismo terá reflexos negativos nesta conjuntura e certos segmentos (a montante e a jusante dele) serão fortemente afectados.
4- O desenvolvimento tecnológico irá desencadear mais desemprego em certas áreas e em certos segmentos da sociedade. A nanotecnologia, a biotecnologia, as diversas fontes energéticas,as comunicações, serão pilares dicisivos nesta metamorfose que se vislumbra. Com mais-valias potenciais e sinergias a todos os níveis criando um fosso socioeconómico ainda maior.
O impacto na indústria automóvel, na indústria têxtil e na tecnologia de ponta será deveras assustador quando a China atingir a velocidade de cruzeiro, e para lá caminha a passos largos.
QUE FAZER?
A Europa deve tornar-se um Estado Federal com as vantagens e inconvenientes daí resultantes.
Deve falar e agir a uma só voz. Devem evitar-se os excessos burocráticos e as questiúnculas que ora estão minando a sua unidade e contribuindo fortemente para a falta de coesao e de pragmatismo. Fazer parcerias com a China e a Índia aproveitando os recursos recíprocos e as vantagens relativas específicas. Criar uma estratégia comercial capaz de servir de complemento à estratégia industrial (a montante) dando escoamento a preços competitivos ao caudal produtivo gerado por essas parcerias.
Quem não estiver à altura do desafio que saia da eurolândia (livremente ou coagido) ou procure outra esfera de influência. Os pesos mortos e os Estados incapazes de se inserirem nesta estratégia, fruto de políticas populistas ineficazes e geradoras de défices crónicos, devem ser banidos sob pena de se tornarem maçãs podres e contaminarem, quais lixos tóxicos, toda a macroestrutura da eurolândia.
NOTA: Este apontamento visa alertar os responsáveis para o perigo em que nos encontramos, servirá de memória futura. Não enveredar por esta via__ que terá muitos obstrutores e diversas resistências__ será seguir o rumo do precipício, o desmoronamento, a implosão.
15 de Dezembro de 2010
quarta-feira, dezembro 15, 2010
RELIGIÃO, ISTO?!
VER AQUI...
Há religiões e religiões...
Cada vez me distancio mais de fanatismos e de fundamentalismos que só servem para tapar o sol com peneiras...
Os direitos humanos, a salvaguarda da dignidade das pessoas deve ser cada vez mais a meta a prosseguir por qualquer sociedade civilizada.
Quando a religião captura a justiça e age de forma selvagem tudo é possível...
Há que começar a pôr um travão a isto. Será que a Europa vai ser invadida por gente deste jaez que vai impôr a sua praxis, à custa do voto? eles procriam, procriam, procriam... os horizontes começam a ficar sombrios...
A sharia avança a passos largos. A falta de produtividade sexual (procriação) dos europeus é cada vez mais confrangedora...Os muçulmanos estarão aí em força, daqui a algumas décadas, a votar, a eleger parlamentos, governos, presidentes de câmaras... não procriem não e depois queixem-se!... este governo até tinha dado um subsídio... mas depois retirou-o. Melhor: recalendarizou-se, eufemisticamente falando...
terça-feira, dezembro 14, 2010
ILUSIONISMO NA POLÍTICA!!!
Vão vendendo ilusões ao desbarato
Prometem sem poder tudo cumprir
Prometem com audácia... e a sorrir...
Mandam «plantar notícia»... que é boato!
Peritos na vil arte de gerir
Expectativas altas, sem rigor,
Ilusionistas falsos, sem pudor,
A verdade procuram obstruír!
É vê-los perorando, iludindo,
Ingénuos úteis, sem quaisquer defesas,
Crédulos militantes, ignorantes.
Falsas verdades vão-nos impingindo
Mentiras bem gorduchas, bem obesas,
Sempre a rir, elegantes, os tratantes...(1)
(1) Dizem que para mentir melhor é preciso vestir Armani!...
Post Scriptum: Por observação do sempre oportuno poetaeusou (ver comentário)
permito-me incluír esta quadra de António Aleixo:
Veste bem, já reparaste?
mas ele próprio ignora
que, por dentro, é um contraste
com o que mostra por fora.
ANTÓNIO ALEIXO
domingo, dezembro 12, 2010
Uma vergonha! A fome alastra em Portugal!
sexta-feira, dezembro 10, 2010
Economia Paralela cresce...
Enfim, a resignação institucionalizada, tantas vezes os fautores da corrupção sorrindo ao lado dos agentes clericais... dos juízes, dos intelectuais capturados...
Segundo uma tese de mestrado (ver aqui) ela aproxima-se, grosso modo, de um quarto do PIB.
As offshores engordam, os dinheiros paralelos andam por aí em malas «pretas» dos partidos, nas algibeiras de alguns sucateiros que querem levar o país à sucata...
O país vai isaltinando e valentinando e tudo continua como dantes quartel general em abrantes...
E ai de quem disser mal disto, ainda é acusado de anti-patriota ou anti-partidos...
O país está a saque e os decisores políticos, quase todos, abrigam-se à sombra de uma legislação permissiva e de juízes capturados que fazem vista grossa e tiram dividendos da situação...
Quantas prescições não foram meio- caminho andado para subir na hierarquia?!
Quantos ouvidos de mercador não foram o leit-motiv para promoções rápidas e classificações altissonantes? Quantas «falta de provas» não foram mentiras de bradar aos céus!?
Se as paredes (e as gavetas...) dos tribunais falassem...
D. Corrupção anda por aí, bem vestida, usando carros de alta cilindrada, todos a cumprimentam e fazem salamaleques, vai à TV lançar umas oratórias vitimizadoras e continua a coleccionar condecorações e prebendas. Tem ruas com o seu nome e até estátuas...
E quando os órgãos de comunicação social sérios e honestos a atacam, ela vai à TV e desacredita-os, acusa-os de campanhas negras, de obsessão persecutória, de maledicência...
quarta-feira, dezembro 08, 2010
Fundador da WikiLeaks preso na Grã Bretanha...
Será apenas um pretexto para eliminar alguém incómodo?! Será que as mulheres foram aliciadas para lhe armarem uma ratoeira?
Tudo é possível, quando estão milhões em jogo e até governos podem caír por causa de um «tornado» de dimensões mundiais...
A liberdade tem limites, de facto, mas quando o interesse público se sobrepõe, quando as denúncias de crimes contra a boa fé dos cidadãos perante os seus governantes são de molde a pôr em xeque toda uma macroestrutura venal e pouco transparente, há que saudar a liberdade de informar. Estará em causa a segurança?! De quem?!
Há que ponderar devidamente todos os dados em confronto e não se cometerem acções precipitadas.
A civilização precisa da verdade. A higiene também há que preservar. Já dizia o Eça: «políticos e fraldas devem mudar-se com frequência... pelos mesmos motivos...»
terça-feira, dezembro 07, 2010
Ir ao mercado...
Quem será a feliz contemplada com esta joia da coroa?!
segunda-feira, dezembro 06, 2010
A mão de Deus, a mão de César... e a mão de Cavaco!
domingo, dezembro 05, 2010
Vila do Conde, minha cidade!
sábado, dezembro 04, 2010
A qualidade da democracia...
sexta-feira, dezembro 03, 2010
A SAUDADE É UM RIO...
sábado, novembro 27, 2010
A VERDADE TOTAL!
sexta-feira, novembro 26, 2010
Minha rocha querida...
«Deixa-te de tretas, Barack, ao falares de mim como se fosse uma rocha, apetece-me dizer que és uma lapa, como aquela da ilha da Madeira... que nunca larga a rocha do poder... nem que venha o dilúvio universal!!!»
PREDADORES... Abril caíu-lhes nas garras...
a sã fraternidade, a liberdade;
tanta gente a beber de um só cantil:
da justiça social, da igualdade
agora temos sede, falta abril,
falta a justiça que sonhámos
a liberdade é só a do funil
vai estreitando à medida que lutamos
lei da rolha, reles mordaça,
a transparência é vista com desdém
atentado ao pudor, atrevimento
quem fala é perseguido, uma desgraça
ai de quem não vergar, não disser bem
fica na lista negra, é cão sarnento!
quinta-feira, novembro 25, 2010
A natureza ... tem destas coisas...
29 Mineiros mortos na mina da Nova Zelândia...
Era bom que as medidas de segurança fossem mais rigorosas sob pena de se continuarem a verificar sinistros graves onde a ganância do lucro fácil se sobrepõe à prudência e ao rigor.
A cupidez desenfreada continua a mandar vítimas para o cemitério enquanto que os lucros dessas empresas sobem em espiral. «O homem, lobo do homem!», continua... até quando?!
terça-feira, novembro 23, 2010
sábado, novembro 20, 2010
Segurança a sério!
Alice Vieira, a ingénua útil...
Há quem lhes chame idiotas úteis. Eu chamar-lhes-ei apenas «ingénuos uteis». Esta pérola de ingenuidade util é a escritora Alice Vieira. Vem hoje no JN perorar contra quem denuncia casos de corrupção e de saque que eventualmente existam e que importa chamar a atenção dos poderes para isso vocacionados a fim de actuarem em conformidade. Não, não é apontar o dedo a ideologias professadas por este ou por aquele, como no antigo regime, alguns, afectos ao regime, faziam para prejudicar este ou aquele. Não é apontar o dedo a quem pensa de forma diferente, não, é pôr o dedo na ferida que vai atirando o país para a falência, para o charco da insolvência.
Ela não vê a coisa pelo prisma da necessidade de estancar a hemorragia provocada por «boys» e «girls» que, politicamente gratos, vão sacando forte e feio deixando o país na penúria.
Ela, se calhar também uma «girl» disfarçada, lá vai perorando e zurzindo o chicote de forma lesta e mistura no mesmo saco o que não deveria misturar, só para confundir, para branquear uns (os oportunistas) e macular outros (os que vêem os abusos e os denunciam...).
A gente deste jaez, sempre muito politicamente grata e ungida pelos deuses do olimpo-poder, aqui vai a minha «homenagem»:
Denunciar é pecado
Grave crime a delação;
Este país saqueado
Pelo poder instalado
Não deve ter salvação.
Saquear é nobre acção
Dá saúde financeira
E, sendo «A Bem da Nação!«
Deve ter a aceitação
Da gente boa e ordeira...
Denunciar é pecado
Coisa vil, de gente má...
Há que emagrecer o Estado
De ricos anéis ornado
Mais esbelto ficará!.
Porrada aos denunciantes
Invejosos!, sem respeito.
São bem tolos, ignorantes,
Do bem comum são amantes...
Estragam «negócios» a eito...
Aviso:Não estou à direita nem à esquerda, estou acima da mediocridade reinante... estou fora, à margem, auto-excluído do pântano onde as rãs são gordas e coaxam em todas as tribunas mediáticas...
sexta-feira, novembro 19, 2010
E se olhar no horizonte, verá um mar de prosperidade para todos nós. A crise será a oportunidade que nos irá abrir as portas do sucesso. O nosso sucesso, claro.
AQUILES OU POSTIGA: QUAL O MELHOR CALCANHAR?!
«Atenção senhores ouvintes!, o calcanhar de Postiga acaba de entrar para a História!»
quinta-feira, novembro 18, 2010
O sol, a montanha, a paisagem deslumbrante...
um voo inesquecível! Palavras para quê?!
quarta-feira, novembro 17, 2010
A «locomotiva» de Vila do Conde
terça-feira, novembro 16, 2010
O céu de... Vila do Conde
segunda-feira, novembro 15, 2010
domingo, novembro 14, 2010
URGENTE: acabar com as «urgências!»
Refiro-me àquele já gasto estratagema de alguns decisores políticos, que ao abrigo de um chicoespertismo pacóvio, vão engordando as algibeiras de alguns amigalhaços entregando-lhes, sem concursos, sem formalidades minimamemnte responsáveis, obras e mais obras... tudo sob o «sacrossanto» pretexto da «urgência!»
É uma forma habilidosa de contornar a lei, de driblar a racionalidade económica e uma porta escancarada para dar vazão ao clientelismo, ao amiguismo, ao nepotismo...
Milionários se têm gerado à custa disto! a pauperização colectiva começa aqui. Por isso, eu não vou por aí!!!
«Não vou por aí!» já há muitos anos, «não vou por aí!» e denuncio publicamente este expediente despesista que se destina a enriquecer alguns em detrimento de outros. A seriedade, o rigor, a racionalidade estão em xeque!
Há que dar um xeque-mate a este arbítrio, a esta farsa, a este abuso desmesurado , consentido e nunca censurado por entidades que deveriam ser vigilantes, supervisores atentos desta democracia: PR o principal agente passivo... ele que é obrigado a garantir o «regular funcionamento das instituições»!
Isto é contra a igualdade de oportunidades, contra a democracia económica, contra o bom senso!
Isto é uma das causas do actual estado de coisas! Ninguém duvide! E ninguém lhe toca!
Por isso é que eu contiuo a não «IR POR AÍ!!!»