domingo, junho 16, 2019

O REI DO AMOR, QUEM? O PR!

Foi coroado Rei do Amor na Costa do Marfim, o nosso presidente da República! Enfim, mais uma condecoração, mais um tijolo no edifício da popularidade. Em Moçambique foi o que se viu, uma apoteose com danças, beijos, abraços.discursos acalorados a roçar o populismo ou a"santidade". Será que existe  um   S. Marcelo?

Fomos procurá-lo ao céu. Para uma entrevista a sério. Foi caloroso, simpático, com ar professoral mas sempre com a modéstia  e a simplicidade dos verdadeiros sábios. Recebeu-nos descalço, em calções de praia, nas escadas do céu. O sol brilhava e  tinha poucas nuvens:
__S. Marcelo, me diga por favor.  o que sente ao ser  venerado por tantos fiéis, de tantos credos religiosos, de tantas e diversificadas raças?
Abriu um largo sorriso e exclamou:
__Sabes, meu caro, li muito durante a minha vida. Li Charles Darwin. ele constatou que os que sobrevivem são os mais adaptáveis, não os mais fortes ou os  mais inteligentes. Foi sempre o lema que eu segui. Nesta selva moderna eu adaptei-me, segui os conselhos do mestre. Uso um certo mimetismo para me camuflar e me encaixar melhor no habitat...
__Ideologicamente diziam que era um cata-vento, será que era  um camaleão?!

__Eu não me considero camaleão, contudo, não abdico de algumas capacidades de adaptação ao meio, o que é diferente. Uso a chamada conversa catadora para quebrar gelo e gerar empatias...
__Desculpe a minha ignorância mas o que é isso de conversa catadora?!

__Desmond Morris no seu famoso livro »O macaco nu» faz analogias curiosas entre o ser humano e o seu antepassado primata, o macaco. Diz que  para criarem  simpatia  se começam a catar, manifestando o desejo de conviver, de não hostilizar, evitando crispações. Nós também usamos determinado tipo de conversas com esse objetivo. Eu,  quando falei com Donald Trump sobre o Cristiano Ronaldo, fi-lo com esse objetivo apaziguador e gerador de empatia. e resultou. Se lhe falasse do Brexit ou de Putin seria bem pior...Com o Papa falei da santa  Jacinta e de Nossa Senhora de Fátima, embora lhe tenha dado uma estocada por ser fã do Messi e rezar pela seleção da Argentina...

Entretanto verifiquei que começara a chover,  no céu. contudo S. Marcelo continuava impávido e sereno. Estranhei pois eu sentia a chuva. Ele explicou:
__Nós cá não sentimos a chuva, ela não molha os santos...
Fiquei siderado. Protegido da chuva e do frio, que estatuto este o da santidade! Perguntei:

__Quando vai às procissões por esse Portugal fora, o que sente?
_:_Sinto que sou o santo mais popular do país! ninguém tira selfies ao santo António, ao S. joão ou ao  S. Pedro! Repare que se digladiam alguns políticos (e até jornalistas e simples populares) para tirarem uma selfie comigo! Precisam de se sentir importantes; a foto comigo ao lado  dá-lhes esse aconchego ao ego carente.  Sirvo para a importantização das pessoas mais simples...  Começo a achar uma grande parolada, uma coisa ultra-pirosa, mas adaptei-me e sorrio sempre, mostro a dentuça com gosto pois sei que isso me dará trunfos e garantirá a eternização do estatuto de santidade. enfim, o meu estado de graça manter-se.á por muitos anos. Sou um dador de afectos, embora só dê o sorriso e umas palmadinhas nas costas. É barato, não custa nada e dá milhões ...de votos...e de devotos!
__Como explica o sucesso na Costa do Marfim, um país distante e sem grandes ligações a Portugal?
__O mediatismo! A aldeia global é fruto desse mediatismo!  Fui a Angola e até tive pena do presidente. O povo é um ingrato. Dizia gostar mais de mim, gostaria que ele fosse igual nas manifestações afetivas, mas ele mantinha-se reservado e pouco caloroso como era a sua maneira de ser. Certamente não lei Charles Darwin ou Desmond Morris...

:__S. Marcelo não receia  um "endeusamento"?
__Não, não, Deus é que tem de se preocupar com isso, pois havendo concorrência...

E sorriu, sorriu muito. O céu inteiro riu a bandeiras despregadas. 
Tomei o autocarro para regressar mas caí e estatelei.me no chão!!!

A minha esposa, ao meu lado,  gritava:
__Tiveste algum pesadelo? Caíste da cama de forma tão abrupta? Algum diabo te mordeu?

Nota: Isto não passa de um sonho de uma noite de primavera, nada tem a ver com a realidade concreta. Bem hajam.

Nenhum comentário: