sábado, maio 26, 2018

«DEUS, PÁTRIA & FAMÍLIA»



O efeito de certas frases no subconsciente popular é enorme. A trilogia «Deus, Pátria & Família» foi chão que deu uvas no tempo de Marcelo Caetano. Todos sabemos que em nome de Deus se cometeram ao longo da História, crimes hediondos. Em nome da Pátria, sobretudo para segurança do estado, o rol de vilanias e perseguições aos cidadãos foi enorme. A Família, também associada a essa trilogia quase sagrada, também foi território onde a criminalidade e o abuso de poder medrou com impunidades várias.
Enfim, tudo junto, dá algo de terrivelmente patológico. Ouvi falar numa família de agricultores,  ultra-conservadora, em que um filho tinha um comportamento considerado pouco consentâneo com os padrões rígidos da época. O que lhe aconteceu? Algo de impensável nos nossos dias: foi acorrentado, como um animal, sovado frequentemente, mal alimentado e sem cuidados de saúde indispensáveis,  teve uma morte  forçada, perante a passividade da vizinhança e das autoridades de então. 
Deus serviu de capa a regimes totalitários e altamente opressivos onde os direitos fundamentais do cidadão foram lançados às malvas e o arbítrio mais insano imperou perante  a passividade de uma justiça serviçal e sempre vergada ao poder reinante. Os serviços secretos e as polícias políticas (como a PIDE/DGS) foram instrumentos de terrorismo de Estado ao serviço de ditadores sem escrúpulos.
As televisões serviram muitas vezes de porta-vozes servis dos ditadores. A sua influência obsessiva, o seu papel manipulador e  narcotisante foram as traves mestras de alguns regimes antidemocráticos e populistas. As chamadas "conversas em família" do professor Marcelo Caetano foram algo de elucidativo nessa matéria.
Agora, com o regime democrático vigente, temos um populismo emergente, ancorado  no púlpito mediático. Melhor do que ninguém Bruno de Carvalho, à semelhança de Marcelo Caetano, tem usado e abusado do estratagema para se impor e catequizar as massas. Narcisista, calculista, metódico, ele usa o tempo de antena para se hipervitimizar, quando,  bem sabemos, que faz com perícia, o mal e a caramunha...
Há tempos dizia que alguns jogadores estavam sempre a pedir mudança para outros clubes, tentando induzir os sócios contra eles. Agora, aquando da invasão bárbara de Alcochete, por um grupo de radicais encapuzados, os alvos preferidos foram Rui Patrício e Bruno de Carvalho, capitães de equipa e  os principais acusados pelo presidente dessa vontade legítima de mudar de ares ao fim de uma época desgastante. Quantos clubes não fomentam até essa ida para outros mercados?

Viu-se o presidente do Sporting a acompanhar os atletas , ou,  fazendo, ele próprio , queixa nas autoridades contra os vândalos? Não, estranhamente nada fez quando deveria tê-lo feito. 
Criticou apenas a demora na chegada ao local por parte das autoridades. Muito pouco.

Sabe-se que há acusações concretas sobre a sua alegada tentação de querer ser comissionista de comissionistas (o caso Alan Ruiz está a ser analisado à lupa...) e de um empresário o ter acusado também dessa pretensão. Porque se apega ao lugar? Tem medo de ser desalojado do pedestal por uma AG? Tem medo de perder a chamada galinha dos ovos de ouro?!
É óbvio que sim. Sabe-se que a AG será um terreno fértil para a actuação de  "radicais" certamente aliciados por quem tem poder financeiro para isso. As autoridades deverão ser chamadas em número suficiente para contra-intimidação. O fenómeno populista está aqui plasmado com todos os ingredientes patológicos. O caso da perseguição à Dra  Eduarda Proença d e Carvalho é paradigmático desse caldo de cultura, em que o lumpen abjeto e reles se tenta impor pela intimidação e pelo achincalhamento ignóbil.
 O canalhismo feroz e desalmado atingiu o clímax e não vai parar. Os candidatos a presidente devem preparar-se para o pior: serão eles os próximos alvos a intimidar, não tenhamos ilusões.
Um maquiavelismo manhoso e calculista está por detrás daquela vitimização sistemática. quem se vitimiza é quem coordena os fanáticos radicais, muito embora usando a técnica cobarde de atirar a pedra e esconder a mão.
Mas há mãos demasiado sujas para serem escondidas...

J. Leite de Sá

Nenhum comentário: